A Aventura da Tuna nas Trincheiras da Grande Guerra 1914-1918





O prometido é devido - pese não ter o dom da ubiquidade. As férias do "Tunices" deram para repor níveis de leitura em ordem.

Como must tive este "A Tuna nas Trincheiras da Grande Guerra 1941-1918" do Jean-Pierre Silva na 1ª trincheira a atacar. Ora cá vai então...


Abrimos com as main issues que levaram a urdir esta obra: Como é despoletado o livro - motivos, razões, alertas, etc - motivações gerais, inquietudes. Como, aliás, deve ser para que o autor possa ter motivação posterior para produzir.


Segue breve contexto histórico da 1ª Grande Guerra com algumas páginas e a entrada de Portugal no conflito, com alguns clichês mostrando os nossos soldados com instrumentos, em arruadas, etc.


Chegados à página 27 temos o tema substantivo propriamente dito e no que se refere às estudantinas comuns que se podiam encontrar amiúde por toda a Europa e mundo, uma vez mais com ricas imagens comprovando as mesmas.


10 páginas depois entramos na vida nas trincheiras - táctica típica da 1ª Grande Guerra - terrivelmente dura a todos os níveis e onde os soldados procuravam responder a tamanha privação fazendo uso dos parcos recursos disponíveis para manterem alguma sanidade mental, onde faziam algumas festas, partidas de futebol, bricolage, etc. seria natural que a música fosse um desses artifícios. De notar que até uma foto com um piano numa trincheira podemos encontrar neste livro único (pg.53).


É toda essa trajetória de factos provavelmente únicos -derramados em livros associados à música e em especial às estudantinas (mas não só) - que o corpo desta obra nos proporciona de forma superior, absolutamente deliciosa sob o ponto de vista do Tuno mais curioso sobre estas temáticas.


Rico em fotos de época e contexto, sobre uma temática muito nossa e que historicamente tem um peso altamente relevante para a noção mais do que provada de que a Tuna estudantil é um produto nascido no seio popular e que, como expressão musical que é antes e acima de tudo, não é monopólio do estudante, bem pelo contrário.


Mais uma grande obra do Jean-Pierre Silva, a quem estendo a minha capa por tamanha empreitada. Uma delícia de livro que se lê num par de horas, se tanto, e que deveria ser registo obrigatório para todo aquele que quer saber de facto o que é uma Tuna na sua origem.


É, quanto a mim, pedra de toque na bibliografia mundial sobre tunas: Quem não perceber o que esta obra reforça, até, não sabe de facto o que é uma Tuna na sua vertente mais escolástica.


Imprescindível nas estantes mas sobretudo, aos olhos e cérebro de qualquer Tuno que vá mais além do que cantar e tocar.


Podem adquirir aqui https://www.euedito.com/a-tuna-nas-trincheiras-da-grande-guerra-1914-1918.html 

ou baixar gratuitamente em

https://drive.google.com/file/d/1CEzyMddV2dtXROdC3J00t0BaQuugzLrC/view





Comentários

chencho disse…
Tienes toda la razón posible, es un libro magnífico, como no podía ser de otra manera siendo obra de Jean Pierre, uno de los investigadores de nuestra tradición más importantes a quien admiro profundamente por su seriedad y esfuerzo constante.