Critérios de Avaliação |

Revisto a 9/2/2025







Com o objectivo de auxiliar quem se propõe a realizar um evento competitivo de Tunas, deixo aqui - um por um - os itens de avaliação e seus respectivos critérios avaliativos, que poderão ser aqui e ali adaptados - em função de cada certame.



1. Funcionam estes itens e seus critérios, interligados, ou seja, qualquer alteração mais inadvertida poderá influir no resultado final pretendido. Sugere-se cuidado com as alterações que são feitas.


2. Estes critérios avaliativos resultam de anos seguidos de "afinação", testados consecutivamente ao longo de mais de dez anos, e com o contributo de Jurados com culturas tuneris variadas (portugueses, espanhóis e sul-americanos), sendo resultado de erros cometidos e sua correcção devida, cruzando com uma clara intenção de protecção da identidade tuneril, tendo obtido por regra resultados justos, por fiáveis - que não infalíveis, note-se, seja neste ou noutro qualquer sistema avaliativo.


3. Este sistema constituí uma mera proposta de avaliação em contexto de certame competitivo, não sendo por tal uma imposição ou "lei" , ou seja, não tem qualquer intenção mandatória.


4. Os presentes critérios servem para harmonizar decisões, fundamentar as mesmas e reduzir a já óbvia subjectividade avaliativa de cada ser humano, quando colocado na função de avaliador.


Posto isto prémio a prémio (no caso, os clássicos; sei haver mais e caso seja requerido, informar-se-á):



PANDEIRETA.

Itens avaliativos:

- Marcação Rítmica.

- Coreografia e graciosidade / Originalidade.

- Dificuldade de execução.

- Coordenação Rítmica com temas apresentados.

Critérios de avaliação:

Para avaliar este apartado, o Júri considerará tanto a actuação individual como a de um grupo de Pandeiretas, baseando-se nos seguintes critérios:

Variedade de tipo de movimentos assim como coreografia (s) com outras pandeiretas e/ou Estandarte ; 
Dificuldade de passos e sua espectacularidade simultaneamente ; 
Agilidade, ritmo e alegria ; 
Elegância e porte nos passos executados ; 
Originalidade tanto a nível individual como colectivo ; 
Perfeita coordenação rítmica com os temas apresentados; 
Correcto trajar. 
Referir ainda que a descoordenação rítmica motivada por queda das pandeiretas ou outros motivos influí negativamente na apreciação deste apartado.



SOLISTA.

Itens de avaliação:

- Afinação/Respiração

- Timbre e colocação de voz

- Harmonia com instrumentos/vozes

- Postura em palco/imagem

- Dificuldade dos temas interpretados


Critérios de avaliação:


Este prémio é estritamente de carácter individual, e embora seja atribuído à Tuna de uma forma geral, é valorizado como a interpretação vocal de um (ou mais) dos seus Tunos, sendo que será sempre por conta e risco de cada Tuna a apresentação de mais que um solista, independentemente da actuação que cada um possa ter, baseando-se nos seguintes critérios:

Voz, seu timbre e colocação (técnica) ; 
Afinação e respiração correcta ; 
dificuldade do(s) tema(s) interpretado(s); 
Empatia com o público e feedback do mesmo ; 
Correcta coordenação com o tema interpretado pela Tuna ; 
Postura e porte em palco; 
Correcto trajar.



ESTANDARTE.

Itens de avaliação:


- Coreografia e Graciosidade

- Postura em palco

- Beleza do Estandarte

- Respeito pelo Estandarte

- Variedade/dificuldade movimentos/classe e porte



Critérios de avaliação:

O Júri considerará apenas um único Estandarte apresentado, o da Tuna, bem como o estrito respeito pelo mesmo enquanto símbolo da Tuna - não o arrastando pelo palco de forma ostensiva, p.ex. - baseando-se nos seguintes critérios:

Variedade de movimentos ; 
Dificuldade, dinamismo e alegria ; 
Classe e porte ; 
Perfeita coordenação rítmica com os temas apresentados e sentido de oportunidade ; Coreografia(s) com pandeireta(s); 
Correcto trajar.



MELHOR TEMA INSTRUMENTAL*/VOCAL:

Itens de avaliação:

- Qualidade interpretativa 

- Qualidade/dificuldade dos arranjos

- Instrumentos utilizados


Critérios de avaliação:

Qualidade musical na interpretação dos temas, a nível de instrumentação e sua correcta utilização, bem como qualidade de arranjos. A utilização manifestamente exagerada e desenquadrada de instrumentos não próprios de um Tuna Universitária pode acarretar desclassificação.




PASACALLES.

Itens de avaliação:


- Temas interpretados

- Coreografias efectuadas

- Alegria e contacto com o público

- Resposta do público



Critérios de avaliação:


O Júri avaliará, em determinados pontos do percurso, os temas interpretados e sua qualidade, bem como adequação ao pasacalles, para lá das coreografias efectuadas e sua complexidade, eficácia e preparação prévia. A empatia com o público bem como o feedback do mesmo serão critérios a observar como importantes neste apartado.



SERENATA.


Itens de avaliação:

- Interpretação musical e vocal

- Tema(s) escolhido(s)

- Postura geral da Tuna


Critérios de avaliação:

Um grupo de Donzelas – a indicar pela Organização - irá, de forma mais ligeira, escolher aquela que, para elas, será a Melhor Serenata, sendo que cada Tuna apresentará um ou mais temas para o efeito, tendo sempre em atenção os itens de avaliação para este apartado.



3ª, 2ª e MELHOR TUNA


Itens de avaliação:

- Entrada e saída de palco

- Postura em palco

- Indumentária

- Apresentação dos temas

- Repertório apresentado

- Afinação instrumentos/vozes

- Interpretação musical

- Interpretação vocal (baixos, barítonos, tenores)

- Apresentação de temas originais

- Originalidade da actuação

- Pandeireta(s)

- Estandarte

- Solista(s)

- Empatia com o público

- Cumprimento do tempo de actuação

- Postura/comportamento da Tuna ao longo do certame


Critérios de avaliação:

Repertório apresentado: Será valorizado o ecletismo das escolhas, ou seja, diversidade de estilos musicais numa actuação completa.

Execução musical/vocal : Qualidade musical na interpretação dos temas, tanto a nível de vozes (afinação, arranjos) como de instrumentação e sua correcta utilização. A utilização exagerada e desenquadrada de instrumentos não próprios para uma Tuna Universitária pode acarretar a desclassificação.

Indumentária : Correcta uniformidade quer da Tuna, quer a nível individual. Respeito pelo Traje envergado pela própria Tuna.

Entrada e Saída de palco : Originalidade e qualidade da entrada em palco, bem como da saída do mesmo, respeitando o tempo concedido pelo Regulamento.

Originalidade : Palavra que deve percorrer toda a actuação e em qualquer dos prémios em disputa.

Postura em Palco : Correcta postura, com manifesto cuidado e brio geral. Apresentação dos temas a interpretar, com qualidade, bom senso e inteligência, factor de ponderação que deve ser utilizado para valorizar esta ou aquela Tuna.

Empatia com o público : Alegria e simpatia durante toda a actuação e respectivo feedback do público.

Solista : Utilizam-se os critérios referidos no apartado “ Melhor Solista”.

Estandarte
: Utilizam-se os critérios referidos no apartado “Melhor Estandarte”.

Pandeiretas : Utilizam-se os critérios referidos no apartado “Melhor Pandeireta”.

Postura da Tuna ao longo de todo o certame : Será o Júri devidamente informado da postura assumida pelas várias Tunas a concurso, ao longo de todo o Programa de Actos do certame e de acordo com o Regulamento do mesmo, factor de ponderação que pode ser utilizado para valorizar esta ou aquela Tuna.



TUNA MAIS TUNA.

Itens de avaliação:


- Postura Tuneril fraterna com todos os agentes envolvidos no certame.

- Cumprimento do Regulamento e demais normas do certame.


Critérios de avaliação

É atribuído exclusivamente pela Tuna organizadora, de acordo com a observação de todos os momentos constantes no programa de actos do certame, bem como, obviamente, pela actuação em palco. Atribuído à Tuna que melhor interprete os valores do evento e seus organizadores.




Desclassificações feitas pela Organização e/ou em articulação com o Regulamento do certame e Júri:

Porque também pode ocorrer, deveremos aqui deixar claro quais os motivos que podem levar a uma hipotética desclassificação:

Não cumprimento do Regulamento em qualquer dos seus pontos; 
Atitudes danosas para com a Organização, Júri, Tuna Organizadora, público e/ou outras tunas;
Mau comportamento ou comportamento ofensivo à instituição Tuna em qualquer circunstância; 
Atitudes causadoras de danos materiais em qualquer local, por parte de um ou mais Tunos (sendo imediatamente imputados os mesmos ao Magister e/ou Chefe de Tuna em causa).


O Júri SÓ desclassifica em função dos critérios para cada prémio; Os restantes motivos para desclassificação (em cima) são da exclusiva responsabilidade da Organização, que deve informar de imediato o Júri de tal situação.


Não atribuição de prémio(s):

Poderá o Júri, se assim o entender e baseado numa total inexistência e/ou incumprimento dos critérios acima referidos para a(s) avaliação(ões), não atribuir qualquer prémio em disputa, considerando o(s) mesmo(s) deserto(s).


Nota Final: tudo o que não esteja contemplado nestes itens criteriais, bem como respectivos critérios de avaliação, no limite, não desconta(m,) ou seja, não poderão em caso algum ser tomados em conta para a avaliação final de cada apartado, mas antes e sim, para a desvalorização e/ou desclassificação de uma dada Tuna.



--------

FAQ´S:

P: A Tuna X apresenta 3 excelentes pandeiretas, cumprindo todos os critérios avaliativos com distinção excepto no facto de dois deles estarem sem batina/casaco. A Tuna Y apresenta igualmente um excelente pandeireta com a mesma qualidade mas devida e correctamente trajado. Quem vence?

R: A Tuna Y.



P: A Tuna X apresenta um solista que cumpre todos os critérios avaliativos. A Tuna Y apresenta 5 solistas distintos que igualmente cumprem todos os critérios avaliativos. Quem vence?

R: A Tuna Y.



P: A Tuna X apresenta um Estandarte de Tuna e o seu portador cumpre com todos os critérios avaliativos com distinção. A Tuna Y apresenta 3 bandeiras estampadas em pano - cidade, faculdade e cores da mesma - cumprindo com distinção, mas não apresentando Estandarte da Tuna. Quem vence?

R: A Tuna X.



P: A Tuna X apresenta um excelente tema instrumental assente em saxofone, instrumento esse que percorre toda a actuação independentemente dos temas. A Tuna Y apresenta um excelente tema vocal. Quem vence?

R:
A Tuna Y.

P: A Tuna X apresenta um desfile - pasacalles - com qualidade musical mas praticamente sem coreografias, limitando-se a duas filas paralelas ao longo do percurso. A Tuna Y apresenta um desfile - pasacalles - organizado, previamente pensado, com variadas e vistosas coreografias apesar de musicalmente mais sofrivel. Quem vence?

R: A Tuna Y.

P: A Tuna X faz um serenata musicalmente bem interpretada, com sentimento, correctamente trajados e dentro do espírito pretendido. A Tuna Y faz igualmente uma serenata musicalmente bem interpretada mas desenquadrada do espírito pretendido, mostrando desinteresse e com um ou outro Tuno de capa ao ombro quando os restantes de capa traçada. Quem vence?

R: A Tuna X.




NOTAS FINAIS SOBRE AVALIAÇÃO.


É sempre complicado, em qualquer circunstância, alguém avaliar seja sob que prisma for outro alguém. Mais complicado ainda se torna quando se avalia uma Tuna estudantil, pela perspectiva musical, tradicional, etc.

E aqui existe, em Tunas, um erro crasso que é avaliar Tunas somente pelo lado musical - mas observado o mais importante: A Tuna é uma expressão musical.

Por tal, devem existir dois pressupostos fundamentais para que a mesma tenha à partida, alguma coerência, ou seja, ser o Júri composto por pessoas que não só entendam de música mas também de Tunas e as conheçam na sua essência, pois avaliar um conjunto de tunas num dado certame deve encarado numa perspectiva de defesa daquilo que uma Tuna é.

O 2º pressuposto deverá ser a observância dos critérios de avaliação, que devem ser claros e publicitados, para que todos saibam quais as regras do jogo