Critérios de Avaliação |


Com o objectivo de auxiliar quem se propõe a realizar um evento competitivo de Tunas, deixo aqui um por um os itens de avaliação e seus respectivos critérios avaliativos, que poderão ser aqui e ali adaptados (em função de cada certame).


Apenas umas ressalvas mais do que óbvias:


Funcionam estes itens e seus critérios interligados, ou seja, qualquer alteração mais inadvertida - digamos assim - poderá influir no resultado final pretendido. Ou seja, cuidado com as alterações que são feitas.


A 2ª ressalva é que estes critérios avaliativos resultam de anos seguidos de "afinação" - se assim quiserem - dos mesmos, por tal testados consecutivamente ao longo de mais de dez anos e com o contributo de Jurados com culturas tunantes variadas (portugueses, espanhoís e sul-americanos), sendo resultado portanto de erros cometidos - a bater com a cabeça é que se aprende - e sua correcção devida, cruzando com uma clara intenção de protecção da identidade tunante tradicional, tendo obtido por regra resultados justos por fiáveis - que não infaliveis, note-se, seja neste ou noutro qualquer sistema avaliativo.


A 3ª e última ressalva: Podem ter os jurados que entenderem - até os mais qualificados - sendo certo que se não forem aplicados critérios avaliativos, mais vale não perder tempo a imprimir os mesmos e muito menos tratar a matéria com a devida atenção e a tempo e horas (e não em cima do acontecimento como é infeliz regra...). 

Os critérios servem para harmonizar as decisões, fundamentar as mesmas e evitar a já óbvia subjectividade avaliativa de cada ser humano quando colocado na função de avaliador.


Posto isto, Urbi et Orbi, prémio a prémio (no caso, os clássicos; sei haver mais e caso seja requerido, informar-se-á):



PANDEIRETA.

Itens avaliativos:

- Marcação Rítmica.

- Coreografia e graciosidade / Originalidade.

- Dificuldade de execução.

- Coordenação Rítmica com temas apresentados.

Critérios de avaliação:

Para avaliar este apartado, o Jurado considerará tanto a actuação individual como a de um grupo de Pandeiretas, baseando-se nos seguintes critérios :Variedade de tipo de movimentos assim como coreografia (s) com outras pandeiretas e/ou Estandarte ; Dificuldade de passos e sua espectacularidade simultaneamente ; Agilidade, ritmo e alegria ; Elegância e porte nos passos executados ; Originalidade tanto a nível individual como colectivo ; Perfeita coordenação rítmica com os temas apresentados; Correcto trajar. Referir ainda que a descoordenação rítmica motivada por queda das pandeiretas ou outros motivos influí negativamente na apreciação deste apartado.



SOLISTA.

Itens de avaliação:

- Afinação/Respiração

- Timbre e colocação de voz

- Harmonia com instrumentos/vozes

- Postura em palco/imagem

- Dificuldade dos temas interpretados


Critérios de avaliação:


Este prémio é estritamente de carácter individual, e embora seja atribuído à Tuna de uma forma geral, é valorizado como a interpretação vocal de um (ou mais) dos seus Tunos, sendo que será sempre por conta e risco de cada Tuna a apresentação de mais que um solista, independentemente da actuação que cada um possa ter, baseando-se nos seguintes critérios :
Voz, seu timbre e colocação (técnica) ; afinação e respiração correcta ; dificuldade do(s) tema(s) interpretado(s); Empatia com o público e feedback do mesmo ; Correcta coordenação com o tema interpretado pela Tuna ; Postura e porte em palco; Correcto trajar.



ESTANDARTE.

Itens de avaliação:


- Coreografia e Graciosidade

- Postura em palco

- Beleza do Estandarte

- Respeito pelo Estandarte

- Variedade/dificuldade movimentos/classe e porte



Critérios de avaliação:

O Jurado considerará apenas um único Estandarte apresentado, o da Tuna, bem como o estrito respeito pelo mesmo enquanto símbolo da Tuna não o arrastando pelo palco de forma ostensiva, p.ex.), baseando-se nos seguintes critérios:
Variedade de movimentos ; dificuldade, dinamismo e alegria ; Classe e porte ; perfeita coordenação rítmica com os temas apresentados e sentido de oportunidade ; Coreografia(s) com pandeireta(s); Correcto trajar do seu portador.



MELHOR TEMA INSTRUMENTAL*/VOCAL**:

Itens de avaliação:

- Qualidade interpretativa (* e **)

- Qualidade/dificuldade dos arranjos( * e **)

- Instrumentos utilizados*


Critérios de avaliação:

Qualidade musical na interpretação dos temas, a nível de instrumentação e sua correcta utilização, bem como qualidade de arranjos (* e **). A utilização manifestamente exagerada e desenquadrada de instrumentos não próprios de um Tuna Universitária desvaloriza a actuação.(*)



PASACALLES.

Itens de avaliação:


- Temas interpretados

- Coreografias efectuadas

- Alegria e contacto com o público

- Resposta do público


Critérios de avaliação:


O Jurado avaliará, em determinados pontos do percurso, os temas interpretados e sua qualidade, bem como adequação ao pasacalles, para lá das coreografias efectuadas e sua complexidade, eficácia e preparação prévia. A empatia com o público bem como o feedback do mesmo serão critérios a observar como importantes neste apartado.



SERENATA.


Itens de avaliação:

- Interpretação musical e vocal

- Tema(s) escolhido(s)

- Postura geral da Tuna


Critérios de avaliação:

Um grupo de Donzelas – a indicar pela Organização e com a colaboração do Jurado - irá, de forma mais ligeira, escolher aquela que, para elas, será a Melhor Serenata, sendo que cada Tuna apresentará um ou mais temas para o efeito, tendo sempre em atenção os itens de avaliação para este apartado.



3ª, 2ª e MELHOR TUNA


Itens de avaliação:

- Entrada e saída de palco

- Postura em palco

- Indumentária

- Apresentação dos temas

- Repertório apresentado

- Afinação instrumentos/vozes

- Interpretação musical

- Interpretação vocal (baixos, barítonos, tenores)

- Apresentação de temas originais

- Originalidade da actuação

- Pandeireta(s)

- Estandarte

- Solista(s)

- Empatia com o público

- Cumprimento do tempo de actuação

- Postura/comportamento da Tuna ao longo do certame


Critérios de avaliação:

Repertório apresentado: Será valorizado o ecletismo das escolhas, ou seja, diversidade de estilos musicais numa actuação completa, dando-se especial ênfase à Serenata como sendo a maior expressão de uma Tuna Universitária por excelência.

Execução musical/vocal : Qualidade musical na interpretação dos temas, tanto a nível de vozes (afinação, arranjos) como de instrumentação e sua correcta utilização. A utilização exagerada e desenquadrada de instrumentos não próprios para uma Tuna Universitária desvaloriza a actuação.

Indumentária : Correcta uniformidade quer da Tuna, quer a nível individual (ponto que tem vindo a ser descurado ao longo dos anos). Respeito pelo Traje envergado, no cumprimento da Tradição Tunante.

Entrada e Saída de palco : Originalidade e qualidade da entrada em palco, bem como da saída do mesmo, respeitando o tempo concedido pelo Regulamento.

Originalidade : Palavra que deve percorrer toda a actuação e em qualquer dos prémios em disputa, respeitando a Tradição Tunante.

Postura em Palco : Correcta distribuição da Tuna em palco, bem como cuidado visual e características inatas de uma Tuna Universitária em função dos temas apresentados. Apresentação dos temas a interpretar, com qualidade.

Empatia com o público : Alegria e simpatia durante toda a actuação e respectivo feed-back do público.

Solista : Utilizam-se os critérios referidos no apartado “ Melhor Solista”.

Estandarte
: Utilizam-se os critérios referidos no apartado “Melhor Estandarte”.

Pandeiretas : Utilizam-se os critérios referidos no apartado “Melhor Pandeireta

Postura da Tuna ao longo de todo o certame : Será o Jurado devidamente informado da postura assumida pelas várias Tunas a concurso, ao longo de todo o Programa de Actos do certame e de acordo com o Regulamento do mesmo, factor de ponderação que pode ser utilizado para valorizar esta ou aquela Tuna.



TUNA MAIS TUNA.

Itens de avaliação:


- Postura Tunante fraterna com todos os agentes envolvidos no certame

- Cumprimento do Regulamento e demais normas do certame

- Correcta interpretação dos valores tunantes tradicionais


Critérios de avaliação

O mais importante por Tradição, este é atribuído exclusivamente pela Tuna organizadora, de acordo com a observação de todos os momentos constantes no programa de actos do certame, bem como, obviamente, pela actuação em palco. Atribuído à Tuna que melhor interprete os mais tradicionais valores tunantes.



Desclassificações feitas pela Organização e/ou em articulação com o Regulamento do certame e Jurado:

Porque também pode ocorrer, deveremos aqui deixar claro quais os motivos que podem levar a uma hipotética desclassificação:

Não cumprimento do Regulamento em qualquer dos seus pontos, atitudes danosas para com a Organização, Jurado, Tuna Organizadora, público e/ou outras tunas, mau comportamento ou comportamento ofensivo à instituição Tuna em qualquer circunstância, atitudes causadoras de danos materiais em qualquer local, por parte de um ou mais Tunos (sendo imediatamente imputados os mesmos ao Magister e/ou Chefe de Tuna em causa).

O Jurado SÓ desclassifica em função dos critérios para cada prémio; Os restantes motivos para desclassificação (em cima) são da exclusiva responsabilidade da Organização, que deve informar de imediato o Jurado de tal situação.

Não atribuição de prémio(s):
Poderá o Jurado, se assim o entender e baseado numa total inexistência e/ou incumprimento dos critérios acima referidos para a(s) avaliação(ões), não atribuir qualquer prémio em disputa, considerando o(s) mesmo(s) deserto(s).


Nota Final: tudo o que não esteja contemplado nestes itens criteriais, bem como respectivos critérios de avaliação, no limite, não desconta(m,)ou seja, não poderão em caso algum ser tomados em conta para a avaliação final de cada apartado.

--------

FAQ´S:

P: A Tuna X apresenta 3 excelentes pandeiretas, cumprindo todos os critérios avaliativos com distinção excepto no facto de dois deles estarem sem batina/casaco. A Tuna Y apresenta igualmente um excelente pandeireta com a mesma qualidade mas devida e correctamente trajado. Quem vence?

R: A Tuna Y.


P: A Tuna X apresenta um solista que cumpre todos os critérios avaliativos. A Tuna Y apresenta 5 solistas distintos que igualmente cumprem todos os critérios avaliativos. Quem vence?

R: A Tuna Y.


P: A Tuna X apresenta um Estandarte de Tuna e o seu portador cumpre com todos os critérios avaliativos com distinção. A Tuna Y apresenta 3 bandeiras estampadas em pano - cidade, faculdade e cores da mesma - cumprindo com distinção mas não apresentando Estandarte da Tuna. Quem vence?

R: A Tuna X.


P: A Tuna X apresenta um excelente tema instrumental assente em saxofone, instrumento esse que percorre toda a actuação independentemente dos temas. A Tuna Y apresenta um excelente tema vocal. Quem vence?

R: A Tuna Y.

P: A Tuna X apresenta um desfile - pasacalles - com qualidade musical mas praticamente sem coreografias, limitando-se a duas filas paralelas ao longo do percurso. A Tuna Y apresenta um desfile - pasacalles - organizado, previamente pensado, com variadas e vistosas coreografias apesar de musicalmente mais sofrivel. Quem vence?

R: A Tuna Y.

P: A Tuna X faz um serenata musicalmente bem interpretada, com sentimento, correctamente trajados e dentro do espírito pretendido. A Tuna Y faz igualmente uma serenata musicalmente bem interpretada mas desenquadrada do espírito pretendido, mostrando desinteresse e com um ou outro Tuno de capa ao ombro quando os restantes de capa traçada. Quem vence?

R: A Tuna X.



NOTAS FINAIS SOBRE AVALIAÇÃO.


É sempre complicado, em qualquer circunstância - e mais ainda num meio que pretende supostamente manter a Tradição, História, o convívio, etc - alguém avaliar seja sob que prisma for outro alguém. Mais complicado ainda se torna quando se avalia uma Tuna pela perspectiva musical, tradicional, etc.

E aqui existe, em Tunas, um erro crasso que é avaliar Tunas somente pelo lado musical - seguramente muito importante, afinal, a Tuna é uma expressão musical - o que provoca o descurar automático de aspectos fundamentais numa Tuna que se preze de tal nome como a correcta indumentária, a correcta postura e uso do Estandarte como símbolo maior da Tuna, o uso indevido de instrumentos, etc.

Porque avaliar, ajuizar é matéria sempre complicada, devem existir dois pressupostos fundamentais para que a mesma tenha à partida, alguma coerência, ou seja, ser o Jurado composto por pessoas que não só entendam de música mas também de Tunas e as conheçam na sua essência, pois avaliar um conjunto de tunas num dado certame deve ser acima de tudo encarado numa perspectiva de defesa daquilo que uma Tuna deve ser sempre em qualquer circunstância.

O 2º pressuposto deverá ser a existência de critérios de avaliação claros e publicitados para que todos saibam quais as regras do jogo. Aqui, diz o bom senso e Tradição Tunante que nesses critérios deve estar de forma objectiva a pressunção de que irá avaliar Tunas e não músicos per sí. Da conjugação de tais factores resulta um chamado Regulamento do Certame, onde há normas gerais e universais mas também deixa claro por exemplo, que a actuação a concurso é de 25 minutos e não de 45 minutos, pois se há quem cumpra, outros há que não o fazem na expectativa de que o Regulamento não será aplicado. Jogar é sáudável se for encarado como tal mas como todo e qualquer jogo, há regras a cumprir e quando uma tuna toca 50 minutos e as outras cumprem o tempo de actuação, alguém sai beneficiado - ou prejudicado, depende - porque esteve no palco mais tempo que as outras.


Não é suposto um Estandarte andar a arrastar-se pelo palco pois trata-se do símbolo da Tuna por excelência. Não é suposto actuar-se com instrumentos que nada têm a ver com a Tradição do principio ao fim, pontualmente ainda se aceita, como regra não me parece. Não é suposto - por muita piada que tenha - que uma Tuna inteira actue sem traje durante toda a actuação, em preparos que em nada têm a ver com a Tradição. Não é suposto qualquer coisa que seja atentatória daquilo que somos e representamos.

Há limites para tudo mas essencialmente, deve um Jurado ter em mente que está a avaliar pessoas que fazem uma Tuna e não um grupo de jazz, p.ex, e depois, na sua consciência, procurar juntamente com a Organização ver quais os critérios que são os indicados para cada prémio em disputa, a fim de poder obter com mais razoabilidade o resultado que será mais justo.