A Aventura da avaliação nos festivais (parte II)

Avaliar seja o que seja e sob que prisma for é sempre um acto revestido de uma enorme responsabilidade e alguma ingratidão até; o ser humano quando avalia outros está naturalmente numa posição algo desconfortável e convém dizer desde logo tal. No entanto, é uma constante em vários momentos da vida de quem quer que seja e em variadíssimos quadrantes e, por isso, deve ser encarada sempre de forma natural quer por avaliadores, quer por avaliados.

Em Tunas, num cenário de competição saudável mas responsável e responsabilizante, é necessário sempre a para a credibilização da avaliação a realizar, partir de duas premissas claras; a 1ª a qualidade dos que compõem o Jurado e a 2ª não menos importante a publicidade prévia ao evento junto dos participantes de quais serão os critérios avaliativos a observar nessa mesma avaliação, mais tarde.

Deixo-vos aqui um regulamento organizativo e critérios de avaliação para um festival de tunas, aliás, documentos resultantes de anos e anos de experiência in loco, ou seja, resultantes da procura do afinar da máquina e no caso, durante 11 anos seguidos e que serviram para avaliar tunas de cinco países diferentes, ou seja, realidades tunantes distintas mas ao mesmo tempo, Tunas todas elas. Estes documentos foram e são hoje adoptados por variados certames que ocorrem em Portugal, de Norte a Sul do país, o que provam a sua validade prática desde logo e observando sempre as naturais cinergias locais de cada organização, logo, de cada Tuna organizadora. A ideia será poderem aqueles que assim quiserem, adoptá-los para os seus eventos mas atenção: o regulamento abaixo coincide com o restante que se segue, ou seja, cautela com as alterações que poderão desvirtuar a coerência entre os dois documentos que se seguem (sendo que o prejuízo torna-se por demais óbvio por previsivel até).


Regulamento

Todas as Tunas participantes, assim como os seus membros - ou outros que com elas actuem – estão sujeitos ao cumprimento das seguintes normas de carácter geral:

Ponto 1. A Organização é composta por elementos da Tuna XXXXXX,, sendo esta organização a única competente para aplicar ou modificar qualquer aspecto que se prenda com a organização do certame.

Ponto 2. Participarão Tunas Universitárias de acordo com os convites previamente endereçados pela Organização.

Ponto 3. A Organização terá a seu cargo o alojamento e a alimentação programadas dos elementos das Tunas participantes durante os dias do certame, ficando a cargo de cada Tuna a deslocação.

Ponto 4. A Organização assume os gastos mencionados no ponto 3 até ao máximo de 25 Tunos, devendo cada Tuna cobrir os gastos adicionais ao número estabelecido de integrantes, bem como cobrir os gastos que derivem do não cumprimento do número de dormidas estabelecidas previamente, ou seja, havendo marcação para 20 Tunos e a comparência de 15 (em cada noite), a diferença entre marcações e dormidas de facto é assumida pela Tuna em questão.

Ponto 5. As Tunas participantes deverão enviar Historial, fotografia recente e símbolo oficial via mail para a Organização até dia XX de XXXXX de 200X.

Ponto 6. Todas as Tunas participantes comprometem-se a cumprir o programa de actividades previamente definido e divulgado pela Organização.

Ponto 7. As Tunas participantes devem respeitar o Código de Direitos de Autor e Conexos e no cumprimento legal do mesmo. Contudo, pode cada Tuna, através dos seus próprios meios, colher imagem, som ou fotografia para os seus arquivos pessoais.

Ponto 8. Os Magister´s e/ou chefes de cada Tuna velarão pela boa conduta dos seus elementos e são civil e juridicamente responsáveis pelos actos dos mesmos em qualquer circunstância decorrente do certame.

Ponto 9. A duração máxima de actuação por Tuna será de 25 minutos mais 5 minutos extra de tolerância, sendo que o incumprimento deste ponto acarretará de imediato a desclassificação desta Tuna para qualquer prémio em disputa.

Ponto 10. A ordem de actuação das Tunas participantes será previamente definida e publicitada pela Organização, sendo que obedecerá a critérios que defendam o normal prosseguimento do certame, após eventual consulta às Tunas participantes.

Ponto 11. A participação no pasacalles (desfile) é obrigatória – com um mínimo de 10 elementos por Tuna - sendo que o incumprimento deste ponto acarretará a desclassificação da Tuna para os três primeiros prémios.


Ponto 12. Os prémios serão atribuídos pelo Jurado à excepção do prémio Tuna Mais Tuna que será atribuído pela Tuna Organizadora.

:: Tuna Mais Tuna (atribuído pela Tuna organizadora)
:: Melhor Pandeireta:: Melhor Estandarte:: Melhor Solista :: Melhor Instrumental:: Melhor Pasacalles :: Melhor Serenata:: 3ª Melhor Tuna:: 2ª Melhor Tuna:: Grande Prémio para a Melhor Tuna.

Ponto 13. A Organização reserva o direito de fazer as alterações que considere necessárias ao longo do certame, sendo que qualquer alteração será comunicada atempadamente aos Magister´s e/ou Chefes de Tuna.

Ponto 14. A Tuna organizadora abrirá e encerrará o certame, fora de concurso.

Ponto 15. O comportamento dos participantes deverá ser em qualquer momento fraternal e exemplar tanto com os assistentes do certame como com os demais companheiros das restantes Tunas presentes.

Ponto 16. O incumprimento de qualquer destas normas poderá ser motivo de desclassificação do certame pela Organização e, em última análise, de expulsão do evento de acordo com a gravidade dos actos.

Ponto 17. Das decisões do Jurado não cabe qualquer tipo de recurso, sendo inapeláveis e definitivas após pronunciamento das mesmas.

Ponto 18. A Tuna vencedora do Grande Prémio para a Melhor Tuna encontra-se automaticamente convidada para a próxima edição do certame.

Ponto 19. O presente regulamento deverá ser do conhecimento prévio dos Magister´s e/ou Chefes de Tuna sendo que, para tal, deverão enviar cópia do mesmo com carimbo e assinatura aposta via fax ou mail à Organização. O desconhecimento do presente Regulamento não invalida a sua aplicação.


Eís, então, um protótipo de regulamento de um festival de tunas, regulamento esse que deve ser endereçado juntamente com o convite que é feito atempadamente às tunas participantes, para seu conhecimento.


Seguem-se então os itens e respectivos critérios avaliativos, apartado a apartado. Convém dizer que a avaliação neste sistema não utiliza qualquer formula matemática por parte do Jurado, i.é, os membros do Jurado tomam as notas que entendem pertinentes ao longo da actuação e em função dos critérios abaixo.

Melhor Pandeireta.

Itens de avaliação: Marcação Rítmica; Coreografia e graciosidade/Originalidade; Dificuldade de execução; Coordenação Rítmica com temas apresentados.

Critérios: Para avaliar este apartado, o Jurado considerará tanto a actuação individual como a de um grupo de Pandeiretas, baseando-se nos seguintes critérios:Variedade de tipo de movimentos assim como coreografia (s) com outras pandeiretas e/ou Estandarte; Dificuldade de passos e sua espectacularidade simultaneamente; Agilidade, ritmo e alegria; Elegância e porte nos passos executados; Originalidade tanto a nível individual como colectivo; perfeita coordenação rítmica com os temas apresentados. Referir ainda que a descoordenação rítmica motivada por queda das pandeiretas ou outros motivos influí negativamente na apreciação deste apartado.


Melhor Solista.

Itens de avaliação: Afinação/Respiração; Timbre e colocação de voz; Harmonia com instrumentos/vozes; Postura e palco/imagem; Dificuldade dos temas interpretados.

Critérios: Este prémio é estritamente de carácter individual e embora seja atribuído à Tuna de uma forma geral, é valorizado como a interpretação vocal de um (ou mais) dos seus Tunos, sendo que será sempre por conta e risco de cada Tuna a apresentação de mais que um solista, independentemente da actuação que cada um possa ter, baseando-se nos seguintes critérios:
Voz, seu timbre e colocação (técnica); afinação e respiração correcta; dificuldade do(s) tema(s) interpretado(s); Empatia com o público e feedback do mesmo ; Correcta coordenação com o tema interpretado pela Tuna ; Postura e porte em palco.


Melhor Estandarte.

Itens de avaliação: Coreografia e Graciosidade; Postura em palco; Beleza do Estandarte; Respeito pelo Estandarte; Variedade/dificuldade movimentos/classe e porte.

Critérios: O Jurado considerará apenas um único Estandarte apresentado, o da Tuna, bem como o estrito respeito pelo mesmo enquanto símbolo da Tuna não o arrastando pelo palco de forma ostensiva, p.ex., baseando-se nos seguintes critérios:
Variedade de movimentos; dificuldade, dinamismo e alegria ; Classe e porte ; perfeita coordenação rítmica com os temas apresentados e sentido de oportunidade; Coreografia (s) com pandeireta(s).


Melhor Imagem de palco.

Itens de avaliação: Distribuição da Tuna em palco; Indumentária uniforme e correcta.

Critérios: Correcta distribuição da Tuna em palco, bem como cuidado visual e características inatas de uma Tuna Universitária em função dos temas apresentados. Apresentação dos temas a interpretar, com qualidade.


Melhor Instrumental.

Itens de avaliação:Qualidade interpretativa; Qualidade/dificuldade dos arranjos; Instrumentos utilizados.

Critérios: Qualidade musical na interpretação dos temas, a nível de instrumentação e sua correcta utilização, bem como qualidade de arranjos. A utilização de instrumentos não próprios de uma Tuna Universitária desvaloriza a actuação.


Melhor Pasacalles.

Itens de avaliação: Temas interpretados; Coreografias efectuadas; Alegria e contacto com o público; Resposta do público.

Critérios: O Jurado avaliará, em determinados pontos do percurso, os temas interpretados e sua qualidade, bem como adequação ao pasacalles, para lá das coreografias efectuadas e sua complexidade, eficácia e preparação prévia. A empatia com o público bem como o feedback do mesmo serão critérios a observar como importantes neste apartado.


Melhor Serenata.

Itens de avaliação: - Interpretação musical; Tema(s) escolhido(s); Postura geral da Tuna.

Critérios: Um grupo de Donzelas – a indicar pela Organização e com a colaboração do Jurado - irá, de forma mais ligeira, escolher aquela que, para elas, será a Melhor Serenata, sendo que cada Tuna apresentará um (ou mais) temas para o efeito, tendo sempre em atenção os itens de avaliação para este apartado; Indumentária.


3ª, 2ª e Melhor Tuna.

Itens de avaliação: - Entrada e saída de palco; Postura em palco; Indumentária; Apresentação dos temas; Repertório apresentado; Afinação instrumentos/vozes; Interpretação musical; Interpretação vocal (baixos, barítonos, tenores);Apresentação de temas originais; Originalidade da actuação; Pandeireta (s); Estandarte; Solista (s); Empatia com o público; Cumprimento do tempo de actuação; Postura/comportamento da Tuna ao longo do certame; Tema de Serenata em palco.

Critérios: Repertório apresentado: Será valorizado o ecletismo das escolhas, ou seja, diversidade de estilos musicais numa actuação completa, dando-se especial ênfase à Serenata como sendo a maior expressão de uma Tuna Universitária por excelência.

Execução musical: Qualidade musical na interpretação dos temas, tanto a nível de vozes (afinação) como de instrumentação e sua correcta utilização. A utilização de instrumentos não próprios para uma Tuna Universitária desvaloriza a actuação de cada uma das presentes.

Indumentária: Correcta uniformidade quer da Tuna, quer a nível individual (ponto que tem vindo a ser descurado ao longo dos anos). Respeito pelo Traje envergado, no cumprimento da Tradição Tunante.

Entrada e Saída de palco: Originalidade e qualidade da entrada em palco, bem como da saída do mesmo, respeitando o tempo concedido pelo Regulamento.

Originalidade: Palavra que deve percorrer toda a actuação e em qualquer dos prémios em disputa, respeitando a Tradição Tunante.

Postura em Palco: Correcta distribuição da Tuna em palco, bem como cuidado visual e características inatas de uma Tuna Universitária em função dos temas apresentados. Apresentação dos temas a interpretar, com qualidade.

Empatia com o público: Alegria e simpatia durante toda a actuação e respectivo feedback do público.

Solista: Utilizam-se os critérios referidos no apartado “ Melhor Solista”.

Estandarte: Utilizam-se os critérios referidos no apartado “Melhor Estandarte”.

Pandeiretas: Utilizam-se os critérios referidos no apartado “Melhor Pandeireta”

Postura da Tuna ao longo de todo o certame: Será o Jurado devidamente informado da postura assumida pelas várias Tunas a concurso, ao longo de todo o Programa de Actos do certame e de acordo com o Regulamento do mesmo, factor de ponderação que pode ser utilizado para valorizar esta ou aquela Tuna.


Finalmente, o prémio de Tuna mais Tuna, entregue sempre pela Organização:

Itens de avaliação: Postura Tunante fraterna com todos os agentes envolvidos no certame; Indumentária; Cumprimento do Regulamento e demais normas do certame.

Critérios: O mais importante por Tradição, este é atribuído exclusivamente pela Tuna organizadora, de acordo com a observação de todos os momentos constantes no programa de actos do certame, bem como, obviamente, pela actuação em palco das mesmas. A Tuna organizadora deve ter particular atenção com a postura, indumentária correcta e comportamento durante todo o evento das Tunas participantes.


As desclassificações: feitas pela Organização e/ou em articulação com o Regulamento do certame e Jurado.

Porque também pode ocorrer, deveremos aqui deixar claro quais os motivos que podem levar a uma hipotética desclassificação, de acordo com os pontos 6, 8, 11, 15, 16 e 19 do Regulamento:

- Não cumprimento do Regulamento em qualquer dos seus pontos,
- Atitudes danosas para com a Organização, Jurado, Tuna Organizadora, público e/ou outras tunas,
- Mau comportamento ou comportamento ofensivo à instituição Tuna em qualquer circunstância,
- Atitudes causadoras de danos materiais em qualquer local, por parte de um ou mais Tunos (sendo imediatamente imputados os mesmos ao Magister e/ou Chefe de Tuna em causa).

O Jurado SÓ desclassifica em função dos critérios para cada prémio; Os restantes motivos para desclassificação (em cima) são da exclusiva responsabilidade da Organização, que deve informar de imediato o Jurado de tal situação.

Lembrar o Ponto 17 do Regulamento: “ Das decisões do Jurado não cabe qualquer tipo de recurso, sendo inapeláveis e definitivas após pronunciamento das mesmas”.

Podem ficar previstos a atribuição de prémios exaequo (empates) bem como poderá ficar patente a não obrigatoriedade de entrega de qualquer um dos prémios em concurso, assim entenda o Jurado e/ou Organização, em razão de matéria. Qualquer elemento do Jurado pode votar vencido e fazer publicitar esse mesmo voto, se assim o entender.


Fica aqui este trabalho que, como disse acima, reveste-se de uma lógica prévia ao evento em coerência com o mesmo à posteriorí.

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