A Aventura dos "Passos Perdidos"....

Regressa-se por estes dias de mais um ENT, desta feita em Castelo Branco. Acolhida excelente, trato de fino toque por parte da Estudantina de Castelo Branco, à qual agradeço todos os "pormaiores" com que brindou os seus convidados.

Um ENT dedicado fortemente à prática mas que, por tal, penalizou a teoria - e num cenário actual nacional onde a teoria é muito pouca face à prática. São opções, que fazem os ENT serem diferentes até entre eles. Tenho de confessar aqui que o realizado em Viseu foi seguramente - sem desprestígio para os restantes - um passo em frente em larga escala naquilo que é essencial num mundo que faz muito e sabe pouco sobre o muito que faz.

Ao balizar-se um ENT entre as várias vertentes procura-se um equilibrio que seja abrangente, naturalmente. Ao dar-se mais enfâse a um determinado passo, o que sobra é sempre um passo perdido, somando a isso o natural desenrolar de um evento onde se vão sucedendo as várias actividades. Perder-se o passo do conhecimento é seguramente a meu ver mais nefasto que perder-se o passo da prática (seria ao contrário se quanto ao conhecimento do que somos e fazemos fosse bastante, muito, enorme) num evento que, pelas suas características inatas, previlegia o conhecimento e sua partilha.

Este ENT, positivo como sempre é um ENT, teve um passo perdido quanto a mim. Culpa de todos, de ninguém, nem sequer interessa aferir essa culpabilidade. Mas perdoem-me se ache que por muito válidos que sejam os atelier´s eles nunca deverão por em causa o diálogo, o conhecimento, a informação e formação. Fica-se, quando assim acontece, com a sensação de que todos sabem muito sobre tudo. Antes fosse assim. Mas não é.

Que o próximo ENT a realizar em Bragança pelo menos equilibre os passos naturais de um ENT. Caso oposto, vamos continuar todos a dar o passo prático com muita "pinta" e "panache" mas depois continuará tudo a marcar passo no que interessa: saber de onde viemos, o que realmente somos enquanto cultura, o porquê das coisas serem como são.

Comentários