A Aventura das "groupies"....

São de facto, muito "giras", as groupies das tunas, pelo menos de algumas. Para lá de groupies em si mesmas – o que por si só já não é bom, de todo.. – encerram algumas delas aquela postura absolutamente parva e imbecil, tipicamente norte-americanizada, ao bom estilo cheerleader, visível principalmente quando discutem de forma obstinada e psicopaticamente excessiva – pasme-se a desinteligência e imaturidade !!!!! - ….música e, no caso, tunas. Ou seja, temos néscias/os a discutir tunas em vez de se limitarem, sugaditas, a abanar os pon-pon´s ! Lindo, não é??? É a mesma coisa que entregar o cargo de seleccionador nacional de futebol a um símio e deixa-lo fazer a convocatória, entre dois amendoins e uma banana….

O problema das groupies das tunas – coisa absolutamente distinta de aficionadas/os pelas tunas, gente normal e saudável esta, portanto, que sabe onde começa o ridículo e assume a sua condição de mero apreciador – é que por vezes, na sua incessante figurinha triste e imbecil de defesa cega da “sua/s” tuna insultam nojentamente terceiros, julgando que os mesmos são como elas, ou seja, parvos, imbecis, néscios, cegos. Não, não são, são de outra laia. E estão atentos. Bastante atentos até - e se a isso forem instados, mais longe vão, até, um processo por difamação é sempre algo mais do que plausível para gente séria.

As groupies das tunas são, regra geral, “chavalecas” desbocadas, que não percebem nada de nada sobre tunas, movidas pelo maniqueísmo puro constante na frase “ a minha é boa e as outras são todas más”, dissimuladas – não dizem cara na cara o que escrevem nos facebook´s, hi5 e orkut´s porque imaturas para assumirem os seus actos - e, para piorar a coisa, colocam gente séria em causa, insultando até, colocando em causa o bom nome de instituições (e mais uma vez se alerta para os perigos que encerra “chavalada” a brincar com gente grande).

As tunas favoritas das groupies obviamente que não têm culpa disto, sendo compostas por tunos obviamente que se estão nas tintas para as “barbie´s” que se agarram histericamente aos cabelos quando a coisa corre mal com as “suas” tunas, figura igual a quando corre bem, sintomaticamente. Como parvas que são, não distinguem tristeza e desilusão de insulto gratuito a terceiros. Não percebem a relatividade das coisas. Ficam boquiabertas, dizem, quando deveriam era manter as boquinhas fechadas, de tanta asneira que excretam.

Até aqui tudo bem, é um direito à indignação, até, mesmo nada percebendo de coisa alguma, indignam-se, têm esse direito. Daí para a frente, enxovalhar publicamente terceiros já é outra coisa. Coisa séria. Para alguns, muito séria até. Pode dar direito a tratamento em local próprio, com corrimão de madeira a separar o “público” do “palco”.

Sempre existiram, é um facto. Noutros tempos era menino para as mandar pró ….jardim infantil - de onde nunca deveriam ter saído – na carinha delas. Hoje, perdi a parcimónia; leio atónito a que ponto pode chegar de degradação moral por causa…. de tunas. Leio, tranquilamente mas atento, muito atento. E se alguma groupie se voltar a esticar quanto a mim e aos meus, vai crescer à força, pois vai ter de falar como gente grande e em local muito sério. Acredite quem quiser. Não seria a 1ª vez – infelizmente. Abanem os pon-pons à vossa vontade, gritem, arranquem cabelos, chorem baba e ranho, zurrem hi-ho e tudo muito certo: Mas respeitem os outros pelo que fazem e são. Em suma, crescam.

As Tunas não têm como é óbvio, culpa das groupies que têm ou deixam de ter. Obviamente. Isto é consequência de deixarmos "paraquedistas" meterem o bedelho onde não são definitivamente chamados. Também sabemos distinguir gente séria de gente parvinha. E para mim, até prova em contrário todas as tunas - as tunas, repito - são sérias. As groupies das e nas tunas são totalmente dispensáveis porque apenas vêm potenciar e fomentar, de fora das tunas, o pior que pode existir dentro delas.

Da minha parte, no mercy. Só preciso de pretextos....

Comentários

Marta disse…
Pessoalmente, não gosto da designação, até porque a fronteira entre fã e fanático é, muitas vezes, ténue. E eu cá não gosto nada de confusões.
Eu sou fã de tunas, não é segredo para quem me conhece. Mas isto das tunas é como o "meu" Benfica: gosto do clube, torço por ele, mas sei apreciar um bom jogo de futebol, sei admitir quando uma equipa é melhor do que aquela pela qual torço e até gosto de comentar coisas que vi, bem como dar a minha opinião.
Já fui muitas vezes confrontada com a apelidação de groupie: não o sou e não me considero como tal, até porque conheço verdadeiras (e verdadeiros!) groupies, e sei ver bem a diferença. Creio que não há mal nenhum em ter uma ou várias tunas preferidas, em ver espectáculos de tunas (seja dessas tunas em questão ou não), tecer comentários acerca dos mesmos e trocar impressões com outras pessoas.
O mundo das tunas já me deu tanto (e continua a dar, fim-de-semana atrás de fim-de-semana!), que tenho a certeza que continuarei a fazer o que sempre tenho feito. Com algumas restrições, claro, que a pouca experiência vai-me ensinando algumas coisinhas.
Beijinhos.
Marta:

Se toda a gente pensasse como tu certamente as coisas seriam distintas. Por essas e por outras é que distingui claramente os campos, não foi inocente essa diferenciação. De todo. Há limites que quanto a mim não são ténues, de todo. E vai da postura de cada um estabelecer esses limites, claramente.

O que quis dizer -e reafirmo cabalmente - é tão somente uma coisa: Apreciar e gostar é um campo, histerias bizarras para atacar gente estranha à custa de tunas já é outra. Graças a Deus que a minha formação académica não me permite analisar melhor esses desvios comportamentais. Já a minha educação e caminho sim.

Recorda-te-ás, aqui mesmo,um dia, eu ter dito que foi atribuído um prémio e não o merecia porque declaradamente e assumidamente, em publico, me enganei a solar um tema. Tive essa postura de, para mim, de coragem nada tem, apenas de postura na vida, simplesmente. É por isso que hoje tenho toda a autoridade moral para vir a terreiro pedir o mesmo aos outros, sejam lá eles quem forem. Entre os que são, os que gostam disto e os fanáticos desta ou daquela.

Para exigir aos outros temos de ser exigentes connosco. Fiz isso então e se tiver de o fazer, farei. Por isso é que não admito que o meu nome e dos meus -e até de terceiros - seja enxovalhado na praça pública por quem deveria antes sim, estar proibido de entrar nos teatros deste país.

Que todos fossem como tu, seguramente. Mas não são, como bem sabes....

Beijokas e abraços ao Short (a quem devo um pedido de desculpas, mas entretanto falarei com ele pessoalmente ou por mail).
"Por isso é que não admito que o meu nome e dos meus -e até de terceiros - seja enxovalhado na praça pública por quem deveria antes sim, estar proibido de entrar nos teatros deste país."

Entenda-se claramente: Groupies. entre Tunas a sério não há qualquer mal entendido, está tudo como sempre esteve e prezamos a amizade que mantemos com todos aqueles que nos concedem essa honra. Já quanto a groupies, para nós, é pura e simplesmente para irradicar. Radical? talvez. Mas é um serviço publico tuneril que se presta a todos.
Porque me esqueci: Marta, não te confundo um segundo que seja. Posso não estar de acordo contigo em várias temáticas e de acordo em outras tantas mas isso não muda a postura das pessoas de um segundo para o outro. Essa é a real diferença.

Jokas!
OMEGA disse…
Temos tunas, temos groupies e cheerleaders. Está da altura de começar o campeonato nacional... enquanto temos público!