A Aventura do Desconfinamento

 






Escrevo estas linhas já com o desconfinamento no horizonte - assim se espera, pelo menos - adivinhando-se o regresso lento ao normal remanço do quotidiano.


Regresso à pena digital para escrever umas quantas linhas relativas aos últimos tempos e aos próximos, num tempo também ele estranho, que nos retirou o bem mais precioso que há, a Liberdade.


Não se julge que estes dias não tiveram alguma animação, menos do que o normal, certamente mas ainda assim, alguma houve, mesmo que digital.


Entre algumas que roçaram o ridiculo - principalmente no Instagram, essa imensa beldade das tunas desprovida de sumo e carregada de nada - e o hilariante, onde alguns aqui no país ao lado nos proporcionaram boas risadas ao portarem-se como pequeninos Torquemadas, também tivemos momentos de algum interesse mesmo que online, depois da euforia digital dos primeiros meses de confinamento de 2020, onde os famosos covideos lideraram pelo exagero. Restaram alguns podcasts regulares e com lastro suficiente para deixar legado - o que prova a dinâmica do fenómeno tuneril mesmo que de mãos e cordas atadas.


Chegados a Março de 2021, deixo algumas reflexões avulso:


- Apesar de tudo, ainda se move. Este nosso mundo. Menos mal. em todo o caso, o "Tunices" permitiu-me perceber em backstage, que o fenómeno tuneril hoje não faz match: O que se passa online de todo corresponde à realidade no terreno - e genericamente.


- Há neste momento 3 tipos de tunas e no recomeço pós-covid:


As que existiam pujantes mas que hoje não têm 50% dos seus recursos humanos - e que terão muita dificuldade doravante em regressar; as que existiam pujantes e que conseguiram de alguma forma passar pelos pingos dos espirros e das zaragatoas e cá estarão mais mês menos mês e finalmente, as tunas virtuais - sendo que algumas delas já o eram antes de Março de 2020 por desaparecidas no terreno - que apenas "existem" online por não assumirem o fim ou mera teimosia de meia dúzia , onde apenas lhes resta dar os parabéns a outras tunas em 4 posts de uma sequência de 5 - sendo o restante mais um covideo.


Temo ser o cenário próximo muito complicado:


São menos duas semanas de recepção ao caloiro, menos duas Queimas/Semanas Académicas/whatever, são dois anos em branco onde as relações interpessoais ficaram altamente comprometidas e os processos de captação e integração congelaram. Se aliarmos a este cenário já péssimo as dificuldades económicas de muitos parece evidente que o que aí vem será penoso.


Vamos ver mas a coisa está negra como as nossas capas. O cenário tuneril nacional vai sofrer uma alteração profunda, estou convicto.



Em todo o caso, a "minha" TAULP perfaz a 22 de Março 30 voltas completas ao Astro-Rei. Esta sim, uma Tuna Histórica com H maior, que deixou herança de peso a muitas outras tunas e aos seu componentes, amigos e aficionados, bem como ao público em geral. Orgulho por ter feito parte desta epopeia única.



Dia 21 às 21h30 teremos um podcast comemorativo online onde serei o host da emissão. Imperdivel...:)



Desconfiem do desconfinamento - é que isto ainda não acabou e há que ter calma....:)





Comentários