A Aventura do "Olha pró que eu digo e não olhes pró que eu faço e como faço...." (e vice versa)

Depois de mais um fim de semana - que por acaso e no caso começou a uma Quinta Feira, portanto, a meio de uma semana de trabalho - de intensa actividade Tunante por excelência, regresso ao "Aventuras" com mais uma e desta feita, bem pertinente, por várias ordens de razão.

De facto, como disse antes, o mal está em abrir precedentes, ou seja, em ser-se permissivo; permitida uma está-se a "permitir" as restantes e tantas houve desde Quinta Feira até hoje, sem margem para dúvidas sequer. Asssim, de facto, é impossivel manter-se a coerência mesmo que sejamos dos poucos a promove-la e a levá-la a cabo, ao fim e ao cabo, a fazer com que bata certo a cara com a careta.

Desde Magister´s em reuniões dos ditos destrajados, passando pela mesma omissão, pasme-se, por parte do respectivo da Tuna Organizadora, passando pelo facto de em 5 tunas supostamente presentes estar, dessas 5, apenas uma e só uma desde logo e correctamente trajada, a animar(-se) por falta de comparência das restantes - e claro, Aqui D´el Rey que entre ensaios e demais desculpas de mau pagador tudo serviu para justificar o injustificável, ou seja, um evento marcado há muito que conta por parte de 5 participantes apenas com UMA, parece-me um claro sinal dos (maus) tempos que vamos vivendo.

Para tornar tudo bem mais claro, mais desculpa menos explicação, ainda por cima fica sempre a sensação que errados são os que cumprem, mal estão os que são normalmente Tunos, o crime efectivamente compensa. E compensou, em certa medida: Fica cada vez mais claro o que é distinguir o trigo do joio e ao menos, no meio de tanta incoerência, falta aos mais nobres preceitos tradicionais e demais "esquemas" de treta onde só caem ou os indigentes ou os ignorantes, a verdade é que restou uma postura de um lado e a falta dela de muitos lados que, ainda por cima, se vangloriam dessa mesmíssima falta de Ser e Estar Tunante. Bonito, não é???

Confesso que já sabia para o que ia, mesmo não o desabafando antes com aqueles com quem partilho a TUNA no seu todo. Mas fui, fomos, de inicio ao fim, com toda a alegria e coerência natural de quem está nestas coisas de corpo e alma. Não preciso, pois de palmas, prémios ou palavras bonitas de ocasião porque simplesmente quem se porta normalmente não as necessita: quem está a dizer-se X e faz Y é que está manifestamente mal, errado, a enganar, a ludibriar, a fazer de conta. Não foi isso que fiz, fizemos nós, aqueles que gostamos e amamos a TUNA no seu todo. Estamos sempre a aprender. E aprendi mais qualquer coisa entre a ultima Quinta Feira e a ultima Sexta.

Há batalhas que de facto, só podem fazer sentido de uma maneira: Mostrando aos outros que o que dizemos é de facto o que fazemos. Assim continuarei, continuaremos, serena mas firmemente, nesse caminho de coerência e amor a este Negro Magistério. Pobres de espírito aqueles que dele ainda não aprenderam a fazer contas de somar, que fará de multiplicar...

Em suma, mais um sitio onde não tenciono voltar, com todo o respeito que me merecem (mesmo destrajados...). Não tarda mesmo nada ainda vamos ter de pedir desculpas por andarmos de Capa e Batina, com sapatinhos à Antiga Portuguesa bem pretos e afins, bem como cumprir com um programa completo de actividades de um certame. Não me parece. De todo!

P.S. - Temos agora uma "nova" modalidade até agora desconhecida: Quem cumpre é visto como se tivesse lepra...

Comentários