A Aventura da Noite e da Serenata

A Noite revelou-se, desde sempre, a mais fiel cumplice do Tuno e da Tuna. Ficam estes pequenos textos históricos que mostram de forma clara isso mesmo e a importância do contexto nocturno na vivência estudantil e, mais especificamente, Tunante.

" Verás cómo se va desnudando aquel hidalgo que ha rondado toda la noche, tan caballero del milagro en las tripas cómo en las demás facciones, pues quitándose una cabellera, queda calvo; y las narices d e carátula, chato; y unos bigotes postizos, lampiño; y un brazo de palo, estropeado; que pudiera irse más camino de la sepoltura que de la cama.". (El Diablo Cojuelo)

" Y como en otras partes hay hora señalada para oración, la tenemos nosotros para remendarnos. Son de ver, a las mañanas, las diversidades de cosas que sanamos; que, como tenemos por enemigo declarado al sol, por cuanto nos descubre los remiendos, puntadas y trapos...". (El Buscón)

Percebe-se facilmente a lógica da Capa Negra do Estudante e, logo, do Tuno, a fim de se misturar com a noite de forma subtil. A vivência Tunante é feita, grande parte, da noite mas desta noite boémia, desta noite de "rua", de calle, de janelas e varandas. Lamentavelmente, rareiam estas noites sendo que a noção de "noite" actualmente se resume a um espaço fechado com décibeis incapazes de deixar, sequer, espaço à conversa...

"La Ronda se podía definir como el espontáneo canto de ensueño ante unos ojos arrebatadores; es la prueba de amor ante el cariño de una madre y es también la prueba de fervor ante nuestra Patrona. Y en todas e llas la Mujer es la inspiración, el motivo y el objeto de nuestras canciones y requiebros. La Tuna se debe a la Mujer, Mujer con mayúsculas. Es su esencia y su fin último, con ella nace, y sin ella no tiene sentido. "

Mesmo estando em Castelhano, penso ser mais que perceptivel e claro. A Serenata é a base, o pressuposto, a lógica da fundação e manutenção de uma qualquer Tuna que se intitule e pratique os "rituais" Tunantes. A Mulher, em sentido lato, é a razão da existência da Tuna, sendo uma das características históricas que, independentemente do tempo e lugar, permanecerão assim se queira, pois o romance, conquista, amor, são eternos, não carecendo de mais alguma premissa exterior.

O que impede fazer uma Serenata hoje tal qual se fazia noutros tempos? Somente a nossa vontade. Concluímos, assim, que a Serenata é um traço distintivo entre uma Tuna e outro qualquer agrupamento. Isto é claro e a meu ver, não carece sequer de contraditório.

Comentários