A Aventura de Ser Tuno.....

Escrevi um certo dia isto...

Ser Tuno. Ser Tuno é ser algo. É dar sentido a uma vida curta mas intensa. É ter sangue na guelra e saber porque se o tem.

Ser Tuno. Ser Tuno é marcar um golo no ultimo minuto de um prolongamento de uma final da Champion´s, é quebrar a barreira do som ao pilotar um F18, é gritar o hino da vida com a mesma alegria que é estar-se vivo.

Ser Tuno é ser algo. É estar vivo e mostrar que se está. É partilhar com humildade e saber tanto os bons como os maus momentos. É saber que os maus momentos nos fortalecem com a mesma força que os bons. Ser Tuno. A ilusão de um instante, disse um dia alguém. A ilusão tornada realidade. Ser Tuno é tornar o instante uma eternidade, trajado com 20 anos ou à lareira rodeado de filhos com 40.

Ser Tuno é uma elite. Não a elite bacoca e desprovida de sentido e carregada de clichés, ser Tuno é encarar com simpatia e frontalidade um previlégio. É acarinhar esse mesmo previlégio. Ser Tuno não é ser "mais um gajo trajado de guitarra na mão", é ter-se na mão o poder da guitarra que enebria o nosso olhar, o nosso coração.

Ser Tuno. Tantas vezes se pergunta e tão pouco se sabe. Ser Tuno é ser uma rosa de um dia, um dia de chuva que nunca mais termina, a vida. Ser Tuno é ser algo que não se define, compreende-se pelo sentir e sentir o ser-se Tuno é tão raro quanto nobre.

Ser Tuno é a serenata feita naquela noite do dia em que tudo correu mal áquela Donzela e ela viver isso connosco. Ser Tuno é esquecer que somos desta ou daquela e que antes de tudo, somos Tunos e praticamos isso mesmo. Ser Tuno não é cultivar o fácil antes sim almejar o natural. É o cesto de 3 pontos, é o beijo nunca imaginado, é a amizade sentida em actos, é fazer mil kilómetros para estar com quem se quer estar... dois minutos.

Ser Tuno. Tanto se diz e tão pouco se "sabe".

Comentários

Daniel Petrucci disse…
Como gostava de ser Tuno, e há tantos anos que procuro sê-lo com pureza e força para manter esse sentimento único na tradição de alguns de nós, que ainda sonham em um dia vir a ser TUNO.

Admito, que este blog tem sido uma grande ajuda no meu crescimento, infelizmente não são muitas as oportunidades que temos de passar um tempo real em tertúlia com quem tanto tem pra nos dar.

Abraço
Caro Petrucci;

Obrigado pelas simpáticas palavras que diriges a este espaço, sinceramente, sinto-me grato e essencialmente é gratificante saber que no limite, não escrevo para o "balão" mas antes há quem siga estas "aventuras" com a mesma postura serena e objectiva com que eu as transmito. Como bem dizes, não são de facto muitas as opotunidades que temos em tertuliar de facto sobre estas coisas. Mas que este espaço consiga pelo menos aproximar aqueles que sentem uma cultura única; já é isso e por si ´so, uma excelente vitória e um melhor pretexto para cá virmos, autor e leitores.

Forte abraço e mais uma vez, penhorado, muito obrigado.
Tatiana disse…
gostei muito... puseste em palavras coisas que ando a viver dentro de mim =)
Panamá disse…
Brilhante, belas e sentidas palavras e com tanto mais para se dizer e não se encontrar palavras.
Jokas
Anónimo disse…
"Ser estudante é ter ânsia em saber e espírito jovem, ser Tuno será exaltar em música e canto o ânimo de ser estudante...."
Ser Tuno é, sem dúvida, uma aventura. É ser parte de algo maior que nós, que criamos a cada dia e de que nos alimentamos e a que nos entregamos sem limites. Parabéns pela beleza e verdade com que consegues exprimir algo de tão indizível, parabéns por este cantinho tão especial.
Os melhores cumprimentos*