A Aventura do "tunning" Tunante

Como certas coisas são dão é mesmo para rir, resolvi fazer um exercício de paralelismo entre o “tunnig” dos nossos “street racer´s” e alguns que por aqui circulam. É um exercício de mero desanuviamento que não pretende ofender ninguém.

É de facto impressionante – e vamos desanuviar um pouco! – a semelhança entre alguns “protótipos” existentes que fazem inveja a reputadas casas de estilistas do mundo automóvel como Bertone ou Pininfarina (aliás, se estes cá viessem inspirar-se teriam muito pano para mangas) senão vejamos:

São as saias ki(l)tadas na viatura, talvez para dar mais azo às dioptrias da malta que fica a assistir às corriditas de fim de semana, se bem que num caso é para levantar e noutro é para o bólide não levantar (dizem os street racer´s, não é..?) : Bertone já está a preparar para o próximo modelo da Ferrari umas saias laterais com motivos em escocês, padrão David Coulthard, segundo as últimas notícias da reputada casa Italiana…

No campo dos apoios aerodinâmicos, temos ainda os reputados engenheiros da Formula 1 a sugerir a utilização de umas 4 ou 5 bandeiras em simultâneo, a fim de ajudar à travagem de bólides cuja potência excede a capacidade de travagem. A conceituada preparadora Italiana Abarth já entrou em negociações com alguns porta-estandartes a fim de registar a patente de tão excelsas manobras de “penta-bandeira” (termo técnico adoptado pela FIA) como forma de travar os seus modelos a mais de 250 km/hora…

Já na utilização dos pneumáticos, os “sapatos” dos bólides, temos algumas incursões da Bridgstone e Michelin em Portugal a fim de patentearem a sola mais clara com atacadores e dizeres tipo Rebook e Nike, com vista a introduzir mais cor nos pneumáticos, para além da aderência, claro está. Dizem os mesmos que e cito “não é tradicional mas é mais alegre à vista desarmada!”

Comentários