A Aventura "Tunogasta"....


De tuno gasto nada tem, convém referir desde logo, muito pelo oposto deve-se dizer com total propriedade.
O seu Curriculum é invejável sob qualquer tomada de vista. Pautado pela moderação, verticalidade, honradez e pela enorme sapiência sobre a matéria Tunante, o Dr. João Paulo Sousa ainda me concedeu o previlégio de ser seu amigo e, obviamente, bastaria neste meu espaço tal para lhe fazer a devida vénia. Mas não será de todo necessário apelar à nossa amizade para lhe deixar aqui algumas palavras, bastaria o seu percurso e só esse:

Foi Seccionista da Secção de Fado da A.A.C. (participações pontuais com outros grupos da S.F., nomeadamente a Orquestra Típica e Rancho, e Escola de Fado, Responsável pela organização da Serenata Monumental por ocasião das comemorações dos 700 Anos da Universidade de Coimbra - 1990);

Membro do Grupo de Fados de Coimbra "Toada Coimbrã" (desde 1988, com centenas de espectáculos realizados em Portugal Continental e Regiões Autónomas, autor e co-autor de peças musicais da Canção de Coimbra, participando em vários trabalhos fonográficos editados e a editar, bem como vários programas televisivos) ;

Membro da Estudantina Universitária de Coimbra (desde finais de 1988, participando nas gravações dos fonogramas “Estudantina Passa” e “Canto da Noite”) ;

Membro fundador da Tuna Académica Infantuna Cidade de Viseu(Membro do Conselho artístico desde a fundação até 1995, Presidente da Mesa do Plenário da Tuna Académica Infantuna Cidade de Viseu para o ano de 1994, publica em Maio de 2002, através da Palimage Editores a monografia intitulada “ Dez Anos de Infantuna – Contributo Para a Memória de um Fenómeno”);

Tuno Veterano da - extinta - Tuna de Arquitectura de Valladolid;

Orador convidado no II ENT, na Guarda, subordinado ao tema “As Tunas e a variedade de instrumentos musicais associados”;

Orador convidado no III ENT, em Coimbra, subordinado ao tema “Tunas fora de palco!!! E agora?”;

Foi coordenador da equipa que organizou e levou a efeito o IV ENT de Viseu (2006) no qual, como conferencista, discute o tema da "Organização Estrutural das Tunas Académicas Portuguesas - da Horizontalidade à Verticalidade".

Membro da Administração do site www.Portugaltunas.com desde 2004.

Este é o seu Curriculum traços gerais e a ele haveria que juntar uma série de predicados pessoais que a sua pessoa encerra na abordagem quer do tema tunante, quer da temática académica a nivel geral. O João Paulo Sousa é daquelas personagens únicas que, não obstante, preserva de forma subtilmente inteligente a imagem de "anti-heroí tunante", o que lhe confere uma credibilidade ao cubo, diria até. Advogado de profissão, um estudioso por autonomasia seja do que seja para que possa intervir sempre que assim lhe é solicitado, é o Dr. João Paulo Sousa um dos mais ilustres "tunólogos" da nossa praça tunante, reconhecido por tal quer em Portugal quer fora de portas, o que lhe granjeou inumeras amizades em várias latitudes do mundo Tunante seja por cá seja por "alla".

Amante da "sua" Coimbra e da "mais que sua" Viseu, a sua reconhecida capacidade e conhecimento sobre o fenómeno tunante nacional revela-se essencial à sua percepção e contextualização de facto, sempre com mente aberta para encarar os desafios tunantes de hoje mas nunca relegando o que para trás foi feito, o que lhe permite estabelecer facilmente a ponte entre a ortodoxia e a heterodoxia tunante hoje patente, entre gerações passadas e actuais, com uma rara sensibilidade.

Serve esta "aventura" para deixar patente o meu reconhecimento - e julgo que de muitos de nós também - quanto ao contributo que deu, dá e seguramente dará ao estudo do fenómeno tunante nacional. Como já disse antes, não é meu hábito fazer aqui neste espaço "Autos de Proclamação" seja a quem seja - não será certamente o caso em apreço por inadequado - e muito menos fazer a apologia do culto da personalidade de alguém que, seguramente, dela nada necessita, porque o seu contributo foi, é e será sempre desinteressado e por mero amor a uma cultura única. E porque pessoas deste calibre intelectual e cientifico até rareiam cada vez mais num mundo tunante cheio de "falsos profetas" e de "entendidos de vão de escada", surge esta "aventura" tão merecida quanto justa.

Outros desta casta tão valiosa serão aqui lembrados a seu tempo, de quando em vez. Galeria ilustre, nobre e única, por tal, com tratamento também ele distinto. Não que necessitem dele - pelo oposto! - mas porque eu, na qualidade de autor deste blog, assim o entendi, simplesmente.

Comentários

OMEGA disse…
Bom, não havia mesmo a "nexexidade"...
Agora é que alguns vão falar em culto da personalidade e de o assunto girar à volta do umbigo de uns tantos.
Mas não deixo de agradecer penhoradamente as tuas palabras das quais sou, aliás, indigno.
Um grande Abraço.
Terei, em breve, também, novidades...

JPS
Se bem me recordo do que a História nos legou, o culto da personalidade só foi e é sentido por aqueles que mais necessitavam dele por não terem outra forma de se tornarem notados e de serem por isso, notáveis. Ora, não será seguramente o caso em apreço.

Forte abraço!
J.Pierre Silva disse…
Se há algo que me parece mais que justo e apropriado, é enaltecer quedm o merece, de preferência quando vivo.
Que sentido fazem as homenagens póstumas onde todo o que parte é sempre jubilado, nem que seja porque politac e moralmente correcto?

Há que destacar e jubilar quem merece esse destaque, quanto mais não seja para perceber que o que fez colheu crédito e teve efeitos positivos.

A obra de cada um fala por si, mas é na boca de quem também a aprecia e estima que chega aos outros.

O João Paulo Sousa é dos ilustres desta praça e dizé-lo é de justiça e não um prestar culto.

Possa o seu percurso inspirar outros tantos a fazer tão bem ou melhor.

Obrigado TunoGasto, por tudo quanto deste e vens dando.

Tiro-te o o meu chapéu.
J.Pierre Silva disse…
às vezes é bom regresar ao passado e fazer revisão a certos posts deste blogue.
Neste caso, e porque o texto deste artigo foi reproduzido no blogue da Toada, soube bem reler e confirmar que, tal como no passado, continua válido o dito sobre o JPS (porventura ainda mais).

Mas fica o repto para que o "aventureiro" de serviço possa passar revista a outros tunos menos "conhecidos" da malta mais nova, e que também deram o seu contributo (como um Paulo Carvalho da TUAL, um Pedro Mousinho, Luis Caçador da EUL, sem esquecer um Nuno Coimbra, entre mitos outos).