A Aventura da reentré Tunante

Reentré. Coisa afrancesada mas tão em voga nos tabloídes genéricos e que, porventura, se pode aplicar ao fenómeno tunante acabado de sair de um Agosto atípico - e com um Setembro que promete, ao que se prevê.

Reentrada, portanto, na época tunante, uma espécie de (re)abertura sazonal à "caça" onde o habitual regressa, depois de uns mesitos de Silly Season que, e no caso, até de Silly só teve aquele episódio televisivo e que nem sequer vou perder mais tempo a comentar o mesmo, por tudo dito - agora é hora de agir, não de falar.

Esta reentrada promete, por um lado e por outro, cheira a mais do mesmo. Regresso a casa com o bronze mais ou menos polido e com nova energia para enfrentar o resto de 2007 que por aí vem. Momento para novas ideias, para novo fôlego, para novos temas, para novas idas a outras tantas novas paragens, momento pois, propicio a um refresh na vida tunante. Vêm aí as recepções ao caloiro, momento de eleição para as Tunas captarem novos talentos com vista ao seu renovar geracional mas também momento de algum extâse académico generalizado, onde muitos aproveitam para exaltar o seu academismo e poucos o sabem de facto cultivar. Regresso de alguns certamente às patetisses de sempre, já para outros regresso à coerência também ela de sempre. Nada de novo, em suma, direi até.

Momento para mandar lavar o traje a seco, para meter cordas novas, para pensar em coisas novas, enfim, para tornar novo o que já existe - e isso é que é inovar. Momento para os do costume oferecerem mais do mesmo e criarem assim, tradições com 3 quartos de mês feitas à sua própria medida. Enfim, temos o regresso com tudo o que isso implica, basicamente.

Mas também me quer parecer que - e no que realmente interessa à Tuna de facto - algumas coisas novas irão surgir em sua defesa, pois nunca é demais qualquer esforço nesse sentido. Destruir é facil, construir já um penoso e largo caminho e esse caminho já começou a ser trilhado há algum tempo. Estou seguro que brevemente veremos factos probatórios desse mesmo caminho.

Bem vindos sejam, pois, Tunos, à reentré de 2007.

Comentários