A Aventura da correcção


Apenas uma correcção a algo e nada mais que isso, ficando a mesma para memória futura como se diz agora.

Estava eu no ultimo FITU Cidade do Porto (onde fui muito bem recebido pelos meus "padrinhos" de Tuna e anfitriões do FITU) na sua vigésima primeira edição, quando a dada altura me deparo no foyer do Coliseu com um videohall pertencente, julgo, a um orgão de comunicação social ligado à Academia, transmitindo uma bela peça sobre o que é o FITU, seus bastidores, preparação, etc.

A dada altura surge na mesma peça uma pequena entrevista a um orfeonista, julgo, que diz a dado passo ser o FITU Cidade do Porto e passo a citar "o festival de tunas mais antigo do mundo com periocidade anual e sem interrupções", o que não é verdade, de todo.

O Festival de Tunas do Distrito Universitário de Sevilla, organizado pelo Conselho de Tunas desta cidade teve a sua 1ª edição no ano de 1974, tendo tido como vencedora a Tuna de Ciências de Sevilla. De lá para cá, todos os anos contaram com a edição deste certame, de organização rotativa por todas as tunas pertencentes ao Conselho de Tunas de Sevilla, sendo que a edição deste ano teve como vencedora pela 4ª vez consecutiva a Tuna de Económicas desta cidade.

Este ano este certame realizou a sua, portanto, trigésima quarta edição e ao que se sabe, será este o certame de tunas mais antigo do mundo com periocidade anual e sem qualquer ano de interrupção. O Certame Nacional de Medicina em Espanha vai para a sua vigésima oitava edição este ano e o Certame Nacional de Tunas de Económicas e Empresariais em Espanha, por sua vez, tem ele também vinte e uma edições realizadas, tantas como o FITU Cidade do Porto, restando saber apenas se estes eventos tiveram alguma vez interrupções (o que os tornaria ainda mais antigos, concluí-se). O Circuito de Tunas de Direito em Espanha vai realizar o seu vigésimo quinto certame em 2008.

Fica a correcção, pois. Que não seja mal interpretado mas certamente que a César o que é de César, a bem do rigor e da verdade que todos prezam seguramente, quer a favor do seu crédito quer a favor do crédito de outros.

Post Scriptum - Em cima poderão ver o cartaz da vigésima edição do Certamen de Tunas de Sevilla, organizado então pela Tuna de Farmácia, sendo que este vosso escriva possuí uma cópia devidamente emoldurada na sua colecção privada, dada a beleza da aguarela em questão - que acima reproduzo.

Comentários

Eduardo disse…
Caro Aventureiro: :)

e bem a tempo fazes a correcção...

Provavelmente, o autor do comentário quereria dizer "de Portugal".

Tudo bem que Portugal seja "um mundo" e que até tenha dado novos mundos ao Mundo, como diz o Imortal Poeta, mas...

Aquele Abraço!

Eduardo
Ilustre Conquistador;

Admite-se que provavelmente seja um lapsus libguae do autor das afirmações, tudo correcto.

Mas convém referir estas coisas - digo eu - apens com um único intuito, que será o da reposição da verdade e nada mais que isso, sendo que se fosse ao contrário seguramente essa verdade não tardaria a ser reposta e eu o faria igualmente. È preciso não esquecer que os actuais "mitos urbano-tunantes" assentam não raras vezes em coisas deste género, sendo que a própria teoria por exemplo da propagação de um boato demostra precisamente isso. Quando se vive actualmente uma espécie de "negação de aprendizagem tunante" como "corrente de moda", será fundamental impedir desde logo a propagação de mitos, lendas, até quiçá lapsus linguae ou mesmo vontades veladas, quanto á veracidade dos factos. Certamente que é reconhecido ao OUP e ao FITU uma série de pioneirismos inabaláveis e por isso, inatacáveis, sendo que sou dos 1ºs a repôr muitas vezes a verdade. Aqui trata-se de tão somente o mesmo. Em Portugal é o FITU o certame mais antigo com periocidade anual e sem interrupções, entre outras valências que são por demais reconhecidas, sem qualquer dúvida alguma.

Forte abraço!!!!!
Este comentário foi removido pelo autor.
Curiosamente e em tempos, fiz um reparo precisamente quanto a uma data de fundação de uma dada Tuna que é referida no fantástico livro do "nosso" João Paulo Sousa, que enunciava assim essa Tuna com fundação em X quando de facto foi em Y (mais tarde e no caso) até porque é o que essa mesma Tuna anuncia no seu Curriculum Tvnae desde sempre.

Abraços!
Eduardo disse…
Caríssimo Ricardo:

corrigiste e fizeste muito bem.

É-me perfeitamente óbvia e pacífica a intenção com que o fizeste. E continuas dizendo bem quando afirmas que os «lapsos» de hoje são as «certezas inabaláveis» e as »tradições antiquíssimas» de amanhã.

Aquele Abraço!