A Aventura de 2007

O Ano de 2007 está por dias e por isso "impõem-se" um balanço sempre pessoal mas que retrospectiva o que foi este ano que agora finda em matéria tunante.

Foi um ano de dictomias quase brutais e por isso, um ano que muitas emoções nos despertou.

Um ano de 2007 invulgarmente carregado de desaparecimentos em grande número entre a comunidade Tunante, que viu partir vários Tunos de uma forma abrupta, fria e em alguns casos mesmo brutal e estúpida. Este foi um Annvs Horribilis naquilo que, afinal, é o mais precioso para nós, a vida que retratamos, que recriamos enquanto Tunos que somos. E que melhor forma de os homenagear a todos e a cada um deles continuando a Tunar como manda a Santíssima Tradição, espalhando alegria e honrando-os com tal postura.

Foi também um ano de gratas surpresas, de confirmações pela positiva e outras confirmações pela negativa. Confirmou-se que o ENT está para durar o que será de todo de realçar num cenário que praticamente não conhece o que será falar-se, debater-se a Tuna enquanto fenómeno Tradicional. Confirmaram-se neste ano algumas revelações transactas e recentes, com resultados mais do que à vista e por isso, valores seguros já hoje. Confirmaram-se igualmente algumas desilusões e por isso, a necessitar de arrepiar caminho. Outros confirmaram o seu total afundamento e desnorte caminhando para o limbo tunante - e alguns já lá estão.

Confirmou-se de facto que há dois segmentos nos certames de tunas nacionais distintos sendo que um repete nomes de forma conservadora e o outro aposta na novidade de forma positiva e responsável. Dois segmentos distintos e que por isso complementares um ao outro, raramente cruzando elencos. Foi por isso, a confirmação que há certames e certames, sendo que se começa em alguns casos a sentir o peso dos regulamentos dos eventos e de forma inusitada, já que a isso não andava o meio habituado, antes e sim habituado ao laissez faire tão português. Desclassificações e não atribuições de prémios começam a ser quiçá resultado dos abusos que se foram cometendo desde há uns anos a esta parte.

Foi igualmente um ano, por outro lado, carregado de algumas anedotas que apenas descreditam quem a elas se presta, nomedamente a célebre questão de marketing podológico, para lá da eterna questão da estética que deve presidir à Tuna e ao Estudante em geral, questões estas que não sendo deste ano revelaram-se sobremaneira no corrente que agora vai terminar, com particular enfase agora nos trajes com design´s de outras latitudes.

Foi o ano da recuperação de facto da informação de carácter tunante - que esteve a um passo de cair no marasmo - e que pela congregação de esforços e harmonização de pontos e tomadas de vista revitalizou-se tranquilamente surgindo hoje com novo fôlego e pronto para os novos desafios que aí vêm. Foi o ano do surgimento dos blogs sobre Tunas - embora o "Aventuras" seja anterior e ele mesmo sucessor de um outro hoje "encerrado" - bem como dos videos no "Youtube" de Tunas, dando nascimento até a um espaço de imagem exclusivamente dedicado a Tunas, o "Youtunas". Quanto ao projecto "iTunas" pouco ou nada se sabe sobre o mesmo, parecendo uma aposta falhada desde o meu ponto de vista.

Foi também o ano dos Direitos Autorais devidamente exercidos e cobrados até; as Tunas têm de perceber que a propriedade intelectual é tão válida - e por isso legitimamente defensável - como o é a propriedade material. Alguns já sentiram isso mesmo.

Em suma, um ano tunante atípico, seguramente, pela positiva por um lado e pela negativa também. Um ano triste por motivos óbvios que acima referi. Mas também um ano que nos trouxe algumas alegrias e a boa disposição das anedotas que por aí foram surgindo, já para não falar da boa disposição inerente às Tunas, claro está.

Esperemos que 2008 não nos traga tantas tristezas e antes mais alegrias, menos anedotas de mau gosto, mais revelações e confirmações de facto e que acima de tudo, seja um ano de maior coerência para com a cultura que todos dizem abraçar mas que só alguns de facto a sabem abraçar.

Um Bom 2008 a todos!

Comentários