A Aventura Tunantemente Natalícia


Estamos em época de Natal, praticamente. Do Natal a sério pouco ou nada se vai vendo faz tempo. Já do Natal da pedinchisse, dos grandes espaços comerciais apinhados de gente e das contas a disparar nos American Express, é o costume. Bom, valem-nos sempre as crianças que vão dando o verdadeiro sentido ao Natal, pese embora mais refinadas nas cartas ao "velhinho da Lapónia", fruto dos tempos que vivemos com tanto apelo tecnológico e afins.

Aproveito então esta época para fazer uma espécie de cartinha ao Pai Natal Tunante, que deve haver também espaço no trenó para alguns pedidos mais, digamos, generalistas e ligados ao que por aqui vamos vendo, tendo e suportando em alguns casos. Vamos então à lista de pedidos para este Natal Tunante:

1º) Pedia ao Pai Natal Tunante mais encontros de tunas e mais serenatas, que isto nesse aspecto anda mesmo em estado de pré-extinção. Se calhar, por causa do frio mas se calhar não. Mas mais tunas nas ruas era giro, até para lhes recordar para que é que serve uma Tuna, não?

2º) Pedia ao Pai Natal Tunante também uns trajes mas dos que já existem, que não faça de propósito mais nenhum que já temos que chegue e que os envie a algumas ditas de tunas, com manual de instruções incorporado e tudo, para que não se veja tanta javardisse. Ah, e já agora também que mande uns valentes pares de sapatitos pretos que certamente vão parar aos destinatários certos, sem erro.

3º) Também pedia ao Pai Natal Tunante mais chá - pode ser de qualquer espécie, cidreira, camomila, etc - que ao que se vai vendo tem feito muita falta a alguns, até porque é uma erva que se dilui na água, portanto, não precisa de mais nada para ser consumida. Junto com o chá e se possivel, uns livrinhos antigos sobre o que é a Tuna também vinham a calhar.

4º) Também pedia ao Pai Natal Tunante uns valentes sacos de humildade, respeito e bom senso, já agora, a enviar também de forma quase metódica, diria eu, aos mais que presumiveis destinatários. Junto com este pedido e a complementar o mesmo, pedir ainda uns bons quilos de postura digna de Tunos e de estudantes, afinal, não é suposto estes ultimos não saberem, antes ao contrário, faz parte da sua obrigação profissional....saber.

5º) Aproveito para pedir ao Pai Natal Tunante que envie vasta documentação sobre como se faz um festival de tunas, aproveitando para enviar a alguns Jurados umas boas doses de coerência sobre como avaliar Tunas.

6º) Pedir ainda um trenó só com lencinhos de papel para alguns enxugarem as lágrimas que insistem em derramar quando os resultados são anunciados...

Finalmente, pedir o mais importante: uma boa dose de espontaneidade, alegria natural, com toneladas de gosto em Ser-se ao invés de se parecer apenas.

Comentários

J.Pierre Silva disse…
O problema, neste mundo tunante, é que muitos deixaram de acreditar na ess~encia e conceito significativo da figura do Pai Natal Tunante.

Também gostaria de indexar um pedido ao ilustre Barbas brancas laponense: que leiam mais o teu blogue e sejam capazes de interiorizar as reflexões que lá colocas.