A Aventura do Conquistador...

Nem sequer sou nada destas coisas e no entanto, ao que parece, já o fiz aqui antes. Mas a minha consciência, respeito profundo e amizade sentida imperaram e pronto, cá vai. A tempo e horas como devem ser estas coisas.

"O Conquistador". Não, não me refiro à música dos Da Vinci, nem a D. Afonso Henriques e muito menos a Zézé Camarinha.

Falo do Dr. Eduardo Coelho, ilustre Tuno do nosso burgo Invicto e nacional, profundo conhecedor e estudioso do fenómeno e culturas tunantes sob todas as suas vertentes, excelente músico e executante de bandola e guitarra portuguesa na "sua" de sempre Tuna Universitária do Porto - tendo sido Magister Tvnae - bem como no Grupo de Fados do O.U.P. entre outros grupos do mesmo (ensaiador do Grupo de Danças de Douro e Minho), actual componente da Tuna Veterana do Porto, antigo Dux Facvltis da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, integrou ainda o projecto “Vai de Roda” participando na gravação do CD “Polas Ondas” (de cujos arranjos participa), o qual foi distinguido com o “Prémio de Música José Afonso” para o melhor álbum de música tradicional portuguesa do ano bem como foi componente do grupo de cordofones "os Lusíadas".
Homem de uma visão e cultura ímpares, meu "padrinho" de Tuna e acima de tudo, um amigo.

Há pessoas que ao longo da vida nos marcam de uma forma indelével, inapagável. Recordo com imensa saudade, profunda nostalgia mas com sentida honradez e respeito aquelas noites tertulianas no café Guanabara, sito à Rua Nª Srª de Fátima, em inícios dos anos 90 do Século passado, uma espécie de "Meca" das Tunas e Tunos de então, onde o nosso amigo Abel nos trazia à mesa os belos dos panados e os finos da ordem para acompanhar uma boa conversa que invariavelmente, rondava o tema Tunante como se ronda - e rondou - as meninas do então Lar Feminino da Rua do Rosário....

A sua personalidade forte e extremamente vincada, que resulta numa verticalidade ímpar, aliada à sua capacidade de reconhecer nos outros qualidades e virtudes mas sempre critico face ao errado, equivocado ou maliciosamente ingénuo, fazem com que, juntamente com a sua enorme bagagem humana e cultural sobre este fenómeno, nos traga constantemente pistas, dicas, deixas, conselhos, práticas, que são como ouro para todos aqueles que humildemente gostam de aprender.

O Eduardo é por tudo isto, muito mais que um Tuno. É o Eduardo a Tuna em sentido lato porque personifica o mesmo todos os verdadeiros valores tunantes que urgem cada vez mais serem preservados, juntando a tudo isto uma humildade só possivel a quem evita o spotligth por pura e simplesmente dele não necessitar sequer. Um exemplo. Uma marca da Academia Tunante do Porto. Uma referência.

Obrigado a ti, "Conquistador", pelo legado que "teimas" em deixar. E continua a teimar, meu caro amigo.....

Comentários

J.Pierre Silva disse…
Merecido, só pecando por tardio!!!!!
Muito oportuno este reconhecimento, até porque defendo que as "homenajens", a fazerem-se, fazem-se em vida.

Palavras acertadas e elogios mais que merecidos que, reconhecerás, caro amigo, são contudo insuficientes para descrever toda a excelência deste nosso amigo e ilustre Tuno.

O Eduardo é, de facto, um daqules ícones tunantes que servirão sempre de modelo aos que quiserem ser Tunos e Tuna, de facto.
Senhor de uma vastíssima cultura, um profundo estudioso e conhecedor do mundo tunante que muito deu, e continua a dar à cultura e comunidade tunantes.

A seu tempo, o Notas&Melodias abrirá, também, uma rubrica sobre Tunos, onde o Conquistador, obviamente, será novamente referenciado.

Parabéns, caro amigo, por teres trazido ao teu blogue esta personagem ímpar, que tenho a honra e privilégio de chamar Amigo!
Eduardo disse…
Meu caro Ricardo:

nem sei como agradecer a bondade das tuas palavras...

Traças um retrato da minha pessoa em que - sem falsas modéstias - não me revejo.

Deste-me a honra de te apadrinhar e ainda te gabas disso? Eu é que devia andar de sineta na mão a apregoar «O Sabanda é meu afilhado».

Se te ajudei com as minhas atoardas a ter um bocadinho mais de amor a esta quixotada que é a tuna, já dou por bem empregues as noites - (tantas, mas sempre tão poucas...) - em que me fostes desafiar para irmos beber um copo e me dardes o prazer da vossa companhia.

Referência serás tu para todos os que querem e pretendem fazer um trabalho honesto e estudar de forma aturada e sistemática este fenómeno.

Receio bem que, com este teu apontamento, te arrisques a perder credibilidade...

Nunca serão suficientes as palavras de agradecimento que a comunidade tunante terá de te endereçar por tudo quanto tens feito e sido ao longo destes anos.

Agradeço e retribuo a amizade que publicamente me testemunhas. Só espero poder continuar a merecer esse cantinho do teu afecto.

Um abraço de sincera amizade e admiração!
OMEGA disse…
Subscrevo e reforço. Um cavalheiro, Leão em terra de Almeidas. Ainda bem que existem algumas pessoas como o Eduardo, a quem tiro o meu chapéu.
JPS
Ó meu amigo Eduardo...o post é a ti dedicado e não a mim, ehehe!!

Que não seja mal interpretado. O seu a seu dono e apenas faço algo que é de perfeita justiça, normal e merecido. Já tá feito!

Abraços!!!!
Eduardo disse…
Caríssimos Amigos Pena e Omega:

é demasiada bondade da vossa parte.

Muito me honra ver que que incluís no rol dos privilegiados a quem chamais amigos.

Receio bem que possa haver, na forma como me descreveis, uma grande dose de exagero, motivada, talvez, pelo afecto - e esse sim é o meu único troféu de glória.

E se vós me tirais o chapéu, que seja só como forma de corresponder à capa que tenho estendida para vos ver passar.

Abraço, meus Caros!
Panamá disse…
É um Senhor, carago!!! Vemo-nos nos sítios do costume. Continua a mandar pérolas.