A Aventura da Tradição tauromáquica...

A Tradição tauromáquica, para um nortenho como eu, não tem seguramente o mesmo peso, importância ou projecção que outras tradições tidas como nacionais, reconheço, embora aceite pacificamente que noutras paragens do nosso país a tradição taurimáquica seja muito importante.

No entanto, não deixa de ser uma tradição que - e polémicas àparte sobre a defesa dos animais - é pejada de traços bem nacionais, portugueses, costumes enraízados que vêm de outras eras. Mais, possuí um cerimonial, um ritual muito próprio e por isso, único, um "folclore" a si associado que é marca registada, que a distingue até de outras tradições taurinas, como será o exemplo bem português do forcado amador, sem paralelo nas lides de outros países - e a bem dizer, coisa bem valente que em nada tem a ver com as restantes variantes desta arte.

Como disse antes, longe de ser um verdadeiro aficionado - que não sou - e tendo até algumas reservas quanto ao tratamento dos toiros - por muito que me tenham até já demostrado o oposto - entendo que esta Tradição bem marialva e bem portuguesa tem o seu espaço, deve ser respeitada como tal e deve por isso ser acarinhada no global.

Tudo isto para dizer que e no âmbito de uma Tradição - como o são as Tunas - por muito que se não queira, há lugar para as mesmas poderem ter o seu espaço, a sua evolução na continuidade, o seu exercício de repetição de usos e costumes de outros tempos, que por muito que aqui e ali nos mereçam esta ou aquela reserva, este ou aquele palpite mais "moderno", devem ser respeitadas enquanto tradição que o são.

Pelo menos a Tradição Tauromáquica - ao contrário da nacional Tunante - teve e tem o bom senso de continuar a montar a cavalo - e não de mota - usa o traje de luzes - e não calções às bolinhas com kilt e "tilhas" - e ainda tem o bom senso de manter uma banda filarmónica para animar musicalmente as lides - e não um D.J...

Mas também está certo, é na "festa" que temos o "inteligente".....

Comentários

Ehehehehehehh... bem mandada esta meu amigo... Que bem mandada... Ehehehehehehe

Aquele abraço!
J.Pierre Silva disse…
Bem visto. Grande analogia!!!