A Aventura da Tuna na Cinematografia: " La Casa de La Troya"



A Tuna foi igualmente alvo de atenção especial por parte da cinematografia espanhola no caso, nomeadamente na obra que se intitula "La Casa de la Troya", que contou com vários remakes ao longo dos anos, sendo que acima ilustra a mesma obra datada de 1959.

Diz-nos a infografia recolhida sobre a mesma o seguinte:

"A Casa de la Troya reflete aspectos da sociedade santiaguesa e seus costumes. A pequena cidade serve de marco ao tema do amor, prestando-lhe um clima juvenil e despreocupado. A realidade que representa a obra é a vida estudiantil, inserta no quotidiano. O autor criou uma imagem tópica da estudiantina que se transmitiu ao longo de meio século.

Detalham-se na obra as actividades sociais relevantes (o teatro, os bailes, as serenatas, os passeios, pasacalles ou em galego pasaruas) e aspectos da vida rural. Trata-se de uma novela de acontecimento: o amor juvenil, suas aventuras e desventuras. Toda a estructura narrativa estará em função desta ideia. Os personagens, tanto primários como secundarios, convergerão ao longo da obra no conflito entre protagonistas, até ao final onde todos eles se reunem para o casamento dos protagonistas."

Excelente documento histórico sobre a Tuna em Santiago de Compostela, sendo que se denota no trailer acima um estandarte com a Cruz de Santiago sob pano branco, semelhante à que a Tuna Compostellana teve em tempos idos e que se encontra precisamente na Casa de la Troya e que todos poderão ver, para lá de dois clássicos tunantes espanhois interpretados: Carrascosa e Clavelitos.

Comentários

AFCunha disse…
Caro Sabanda,
Estas fitas serão, salvo erro, a adaptação do livro homónimo. Numa visita a Santiago de Compostela, adquiri um exemplar que li com alguma curiosidade.
Infelizmente e se a memória me não falha, pois já foi há uns bons dez anos, não me pareceu um história muito rica, nem em argumento, nem em termos de vida de tuna. Na minha modesta opinião, a dita história era até bastante linear e a relação da personagem principal com a tuna era circunstancial.
Mas retrata o contexto dos amores do estudante boémio da época e por isso vale a leitura.
De qualquer modo, foi-lhe atribuído um prémio "literário" na altura da primeira edição.
Entretanto, ofereci-o ao Ruy Ribeiro, elemento do GSFMH conhecido como "o Espanhol". Se alguma vez fores a S. Miguel, nos Açores, avisa-me que eu dou-te o contacto dele pois terá das discografias de tuna mais completas que conheço, talvez com excepção dos últimos anos.
Abraço amigo,
André Cunha
Precisamente, caro Chinês. Ne mais nem menos, esta no caso é datada de 1959 mas mais remakes existiram. Efectivamente não será um história rica de argumento se virmos pelo ponto de vista estrictamente cinamatográfico. Já pelo ponto de vista Tunante será sempre um documento importante pela marca registada que deixa para o futuro.

Quanto a discografias agradeço a disponibilidade e também o teu contacto em São Miguel!

Abraços!