A Aventura da " Res Tvnae "

A "Coisa Tunante". O que é afinal a "Coisa Tunante", aquilo que é de todos nós, Tunos? Como se define, compreende, apreende e essencialmente, como se baliza o que é a "Res Tvnae"?

A definição clássica - e única - de Tuna não oferece grandes dúvidas, vamos convir. A noção de "Coisa Tunante" sempre se afigurou clara e objectiva, não carecendo de muitas ambiguidades ou dúbias interpretações pois sempre se tratou a "Res Tvnae " como algo concreto, perfeitamente claro por tradicional, antigo, reprodutor de hábitos, usos e costumes de antes, delineado de véspera, com traves mestras claras e concretas, distinguindo assim a Tuna de um qualquer grupo de estudantes trajados que reproduzem música. Não carece à "Res Tvnae " aquilo que cada um de nós acha que a Tuna deve ser; Entre o que as coisas são de facto e o que deveriam ser sempre existiu uma grande ou pequena distância, mas existiu, existe e existirá. Não estamos pois no domínio do que achamos que é uma Tuna mas sim o que é a Tuna de facto.

Recentemente uma certa corrente introduziu convenientemente uma série de "teorias" - todas elas sem qualquer validade para a "Res Tvnae" - que justificariam, em tese, a alteração daquilo que é a " Coisa Tunante" , advogando o "sacro-santo" imperativo da evolução humana até - como se em altura alguma a própria noção de "Coisa Tunante" a tenha deixado de observar ao longo de séculos até. Erro néscio de quem não conhece de facto o que é a Tuna, de quem nunca a estudou, procurou saber dela mais e mais para não correr precisamente o risco. Até pode ser e dentro da legitimidade de cada um que para esses mesmos a Tuna seja o quem bem lhes aprouver; mas de facto uma lima será sempre uma lima mesmo que espremida numa bela "Caipirinha". A Tuna será sempre a Tuna mesmo que haja quem diga que ela é só música ou só isto ou só aquilo.

A "Res Tvnae" é a exacta diferença entre algo único e tudo o resto que se pode fazer, reproduzir, acontecer, tocar e cantar sem numa Tuna estar ou pertencer. A Tuna não é por isso um albergue espanhol onde todos entram e pior onde todos julgam poder dela fazer parte; é a Tuna positivamente elitista e ser-se Tuno não é por isso uma consequência por si só somente pelo facto de se saber tocar, cantar ou estudar. A "Res Tvnae" é evidentemente um estado de espírito único que transcende o resto que sustenta um grupo assim intitulado; Uma boa Tuna não foi, não é nem será aquela que somente faz boa música pois essa é somente um bom grupo musical faltando-lhe todo o resto para ser...Tuna. A "Res Tvnae" é o pedigree que nem todos os cães de raça têm, é o número de série especial que nem todos os Ferraris têm, é a postura que nem todos os que fazem parte das Tunas têm. A "Coisa Tunante" é algo que se apreende ao longo dos anos e que não resulta do sucesso festivaleiro ou de outro qualquer fenómeno de moda circunstancial; esse apenas só sabe o que é ganhar - e perde com isso a oportunidade única na vida de apreender, perceber o que é a "Res Tvnae".

A Tuna sobreviveu a Séculos, regimes politicos distintos, guerras, opressão, libertinagem desenfreada e outros quejandos precisamente porque era pura na essência, cumpridora na origem e transmissora de valores. Nunca a Tuna precisou de competição para ser o que ela é de facto e não o que alguns gostariam que ele fosse.

Comentários

J.Pierre Silva disse…
Bravom aplaudo de pé, subscrevendo por baixo.
O mal meu querido amigo, é que as pessoas tendem a adaptar algo que já existe para se encaixar na sua noção do que é uma tuna.

Isso não é possivel. Uma Tuna é uma Tuna, assim como um rancho folcolórico é um rancho folcolórico.

Tocar musica ou musica diferente é uma coisa.. e até é engraçado de facto... mas prostituir a tuna em prol duma musicalidade ou dum maior número de aplausos... é errado, pois assim que a formula se esgote... em vez duma tuna temos um grupo vazio... um nada que depois desaparece.

Para concluir... gostei muito do teu texto. Para mim não me diz nada de novo, a não ser reforçar o pensamento q tenho de tuna há muitos anos... Pode ser é que nas mentalidades mais novas possa realmente fazer a diferença!

Aquele abraço!