A Aventura do Quinto Centenário..










De facto, a grandiosidade e a perenidade de uma cultura acabam sempre por se manifestar de forma inequívoca e indelével, a dado momento. Santiago de Compostela, naquele tempo - como em outros - tomou como "sua" a cultura Tuneril e andou a par e passo com ela, acarinhando-a na exacta medida da sua grandiosidade: Compostela é sinónimo de Tuna.


La Casa de la Troya, já no "Aventuras" tipificada, é uma das muitas provas perenes dessa importância que Santiago e a sua Universidade emprestam, e desde sempre.


Entre os dias 22 e 25 de Novembro de 1995 a Universidade de Santiago prestou homenagem à cultura Tuneril, organizando, por intermédio de todas as suas Tunas activas então, aquele que terá sido muito provavelmente o mais relevante certame de Tunas alguma vez aí realizado - e no âmbito das comemorações do seu quinto centenário.








Como diz o prospecto do evento, 


"As comemorações não seriam completas sem um espaço dedicado a uma das mais tradicionais e coloridas formas de associativismo estudantil" e a mesma levou às ruas de Santiago quase um milhar de Tunos oriundos de vários pontos cardeais de Espanha, Portugal e Holanda, sendo que se dividiu por duas eliminatórias preliminares e depois, a final composta pelas 8 Tunas seleccionadas nas duas eliminatórias anteriores. 


Mas o importante é que ao largo desses 3 dias Fonseca, a velha Fonseca, não ficou nem triste e muito menos "sola", como diz a famosa canção, tamanha a festa, colorido e tradição que se abateu nesta peculiar cidade Galega.



Participaram então as seguintes Tunas (e atente-se à época e à qualidade das mesmas): 


Magistério de Sevilha, Medicina de Murcia, Distrito de Granada, Estudantina de Coimbra, Veterinária de Lugo, Arquitectura da Corunha, Obras Públicas de Burgos, Universitária de Vigo, Ciudad de Luz Eindhoven, Direito de La Laguna, Universitária do Porto, Farmácia de La Laguna, Aparejadores de La Laguna, Medicina de Cádiz, Medicina de La Laguna, Universitária de Deusto, Feminina de Zaragoza, Feminina de Valência, Direito de Pamplona, Direito de Murcia, Industriales de Gijón, Direito de Alicante, Distrito de Las Palmas e Universitária de Barcelona


Organizaram a Tuna Compostelhana, Medicina, Direito, Farmácia e Tuñina, todas de Santiago.









Este cartaz foi - e ainda hoje seria - absolutamente ímpar em toda a história dos certames alguma vez ocorridos (sendo que, por exemplo, nele se encontram 6 Tunas que já venceram pelo menos, e contabilizando "por alto" umas 11 edições do FITU Cidade do Porto) algumas repetiram o 1º prémio - bem como outras (poucas) que literalmente já não existem, sendo curioso destacar o facto de que a maioria ainda se encontra de boa e/ou excelente saúde. 


A 3ª classificada então foi a Tuna Universitária do Porto, a 2ª a Tuna de Deusto e a grande vencedora deste irrepetivel evento ficará para a história porque, para lá do grandioso feito, hoje a mesma não existe pelo menos em actividade, a Tuna de Ingenieros Industriales de Gijón.



No cartaz de participantes, podemos verificar, hoje, algumas particularidades:

- Direito apresentou 4 Tunas;

- Não consta qualquer Tuna de Madrid - o que, olhando à época, resulta curioso;

- Participação de Tunas Femininas junto com as Masculinas - o que, na época, é também relevante constatar;

- As Canárias, com La Laguna e Las Palmas, apresentaram 4 Tunas;

- O factor proximidade geográfica também esteve presente - entre Galiza, Asturias, Castela e Leão e País Basco contamos 8 a concurso;

- Organizaram 5 Tunas de Santiago - hoje existem apenas duas, sendo uma delas efectivamente activa (Direito). 

- 3 Tunas estrangeiras - duas portuguesas, então as óbvias TUP e EUC, e uma holandesa.

- 12 destas Tunas que estiveram neste evento estão hoje, ou inactivas ou mesmo extintas.







Fica o detalhe histórico pela grandiosidade, envolvência entre Tunas e sociedade local, carácter, cenário natural e acima de tudo, pela exclusividade do mesmo, pois de lá para cá, nada de parecido ocorreu nem em Santiago nem em parte alguma. Talvez por estes mesmos factos este evento passe quase despercebido no historiar da Tuna; seguramente por isso merece este evento uma "Aventura" a ele dedicado.







N.B - Esta "Aventura" foi originalmente escrita neste blog, por mim, a 26 de Janeiro de 2009. Pela importância do evento relatado, republico, agora, 16 anos depois, texto este que se reporta a evento realizado 14 anos antes. Ou seja, há 30 anos. Para memória futura.








Comentários