A Aventura dos Colégios Mayores



De quando em vez surge em Portugal uma Tuna espanhola com um "ante-título" tão curioso quanto desconhecido da esmagadora maioria dos estudantes portugueses: Colégio Mayor. Mas afinal, que é isso de Colégio Mayor?


Históricamente, especialmente nas universidades espanholas da Baixa Idade Media e no Antigo Regime um Colegio Mayor era uma instituição que dava formação universitária de graus maiores (licenciatura e doutoramento), para lá de oferecer alojamento aos estudantes. Eram por vezes uma espécie de prolongamento de uma Universidade e foram noutros casos mesmo a semente de uma Universidade. Também eram fundações de mecenas com uma finalidade determinada (p.ex. o Colegio Mayor de Santiago el Zebedeo, de Salamanca foi criado pelo Arcebispo de Santiago de Compostela, Alonso de Fonseca, para os estudantes galegos).


Funcionavam com grande autonomia. Os próprios colegiais regiam o seu Colégio nos aspectos administrativos e económicos e nomeavam o Reitor entre eles. Os estudantes dos colégios mais conceituados faziam gala durante toda a sua vida de ter pertencido a eles.

Na Espanha do Século XVII não existiam mais que seis Colegios Mayores; 4 em Salamanca: os de San Bartolomé o Colegio Viejo, (1401), de Cuenca (1500), de Santiago el Zebedeo (1519) e de Oviedo (1521); uno en Valladolid: o de Santa Cruz (1482) e outro em Alcalá de Henares: o de San Ildefonso (1499).

Também existiam os Colegios Menores (ou simplesmente Colégios), onde se dava o grau menor: bacharelato, que então já servia para exercer uma profissão.

Actualmente os Colegios Mayores são centros que proporcionam alojamento e promovem a formação dos estudantes universitários. Frequentemente estão integrados numa organização universitária mas noutros casos são autónomos. Na realidade e actualmente são residências universitárias e não colégios, pois já não se lecciona neles.

As Tunas dos Colégios Mayores espanhóis nascem na sua maioria durante o apogeu do S.E.U., ou seja em pleno Franquismo, como já aqui foi referido no "Aventuras". Existe constância de algumas Tunas de Colégios Mayores - Barberan, Mendel, Chaminade, Loyola de Granada, Guadalupe, Jorge Juan de Madrid (curiosamente Tuna esta que esteve presente na 2ª edição do FITA na cidade do Porto), etc - tendo inclusivamente nos anos 90 existido um circuito de Tunas desta "casta" (passo a expressão) sendo que estive pessoalmente presente e participado extra-competição no realizado em Madrid no ano de 1998, organizado pela Tuna del Colégio Mayor Mendel de Madrid, que tinha estado por sua vez na cidade do Porto e na VII edição do "Lusíada - Festival Internacional de Tunas Universitárias", a 9 de Maio.

Actualmente são ainda menos as Tunas de Colégios Mayores em actividade, num plano sempre distinto face às Tunas Universitárias que não raras vezes vêm recrutar às de Colégios Mayores alguns elementos para fazer face à cada vez menor adesão à Tuna em sentido lato que vai ocorrendo em terras castelhanas. A imagem acima refere-se à capa de um Disco da Tuna do Colégio Mayor Loyola de Barcelona (e não da conhecida homoníma de Granada) e é datada de 1968.

Comentários

Régis disse…
Na minha última ida a Barcelona, encontrei um tuno (a jantar na mesa ao lado) da Tuna do Colégio Mayor Loyola de Barcelona.

No meio da conversa e de umas cervejas ele confessava que actualmente as Tunas Universitárias fazem verdadeiras acções de charme e prospecção na tuna dele, precisamente porque a entrada de caloiros no Colégio Mayor (uma verdadeira residência universitária, conforme referes no texto) é exponencial, ao passo que as entradas nas restantes tunas são efectivamente muito reduzidas.

Abraços
Régis
Grande Regis, aquele abraço!

Nada como uma confirmação "in loco" ! Efectivamente as Tunas dos Colégios Mayores são e desde já alguns anos atrás uma verdadeira "cantera" para as Tunas Universitárias precisamente pela configuração sui generis das mesmas e do contexto social de onde as mesmas emergem.

Se quiserem pode-se estabelecer um certo paralelismo entre os Colégios Mayores e as "nossas" Repúblicas, sendo que no caso espanhol elas também albergam Tunas desde os tempos do Franquismo.

Abraços e obrigado pelo teu testemunho!