A Aventura da......???????????

Esta que passo a relatar, de fonte fidedigna - porque presente na dita cuja ocasião - é, de facto, a créme de la créme, o top of the tops, o primvs inter pares da nenhuma vergonha (já que neste caso e noutros, pouca vergonha já seria algo de positivo...). Nunca ouvi nada parecido ao longo destes anos, admito.


Passo a narrar então: Certo certame de Tunas convida determinado grupo para esse mesmo evento, na certeza de que ao convidarem esse grupo em concreto dificilmente obteriam uma resposta positiva. Este ultimo então faz saber junto do dito cujo certame que aceitariam o convite de forma positiva se - e passo a citar - "certo e determinado prémio" estivesse "naturalmente sob reserva". A entidade organizadora acedeu à "sugestão", na perspectiva de, ao poder contar com esse agrupamento, teria um cartaz mais atractivo. Note-se que meanwhile várias tunas foram convidadas para esse mesmo evento, nos moldes normais e sem sugestões de parte a parte; mais, todas elas nos antípodas do "negócio" que por trás é montado.

Ora, temos então aqui o seguinte cenário: Tunas convidadas, Juri qualificado a postos para avaliar, público a assistir e duas entidades estranhas a Tunas em perfeito conluío corruptivo de forma a ficarem "todos contentes" sendo que no "caldinho" os prejudicados seriam "os outros", tá bom de ver (entenda-se outros como sendo o Jurado que faria um papel meramente decorativo a fim de dar "credibilidade" ao "negócio", o público que seria defraudado obviamente e as Tunas participantes que iriam sem saberem - como ocorreu - fazer a figura do ultimo a saber.

Ocorreu, contudo, que o Jurado no final e em rigor avaliativo então, por acaso - pois à margem do "negócio" que desconhecia por completo - atribui o "certo e determinado prémio" à Tuna que no seu entender assim o mereceu e que não era o dito cujo agrupamento a quem o mesmo "estaria destinado" de forma "imparcial", qual Evaristo a escolher a melhor costureirinha do bairro, sua filha Alice, como certamente se recordarão....."vamos embora que isto é uma grande aldrabice!!"

E não é que a "organização" ao tomar conhecimento da legitima decisão do Jurado, interpõem-se e abre literalmente o livro, dizendo claramente que o "certo e determinado prémio" está reservado, portanto, "votem lá mas de outra maneira e coisa e tal...", ao que o Jurado obviamente respondeu não, mantendo a sua decisão legítimamente tomada, que prevaleceu no final. Ou seja, esteve o Jurado a trabalhar durante X horas para ser "comido" também por lorpa e por... quem o convidou! Surreal !!!!!!!

A "marosca" torna-se ainda duplamente grave pois o Jurado ao decidir atribuir o "certo e determinado prémio" a uma - esta sim - Tuna que não à dita cuja "prometida" (parece coisa de baile de debutantes...dasss..."ó Sr. Juíz Desembargador, prometo entregar a virgindade da minha santa filha ao seu viril 1º descendente barão" !") acaba por desmascarar duplamente quer a real intenção do dito cujo agrupamento, quer a sua real natureza de facto. Se porventura a decisão do Jurado indicasse para o "certo e determinado" prémio o dito cujo agrupamento, nada disto se saberia, nunca se viria a saber. Revelador, não acham?


Relato "isto" (nem sei como qualificar, admito) por duas ordens de razão fortes e em coerência absoluta, que são absolutamente fulcrais para que se exponha esta....."coisa":


Aqui, nesta história os dois únicos intervenientes que não são Tunos, nem Tunas nem rigorosamente nada têm a ver com o meio tunante são precisamente quem "organizou"o dito cujo evento e o agrupamento que se prestou a este lamentável papel. Ora, não sendo Tunas, nem Tunos e nos antípodas da nossa cultura, está bom de ver qual a moral da história: O "nacional-porreirismo tunante" dá nisto; de "malta fixe" a "de copo em copo" estava tudo (entenda-se a Tuna em geral) a ser fortemente "comido por lorpa" por "paraquedistas" - e isto para ser simpático.... - que andam no nosso meio a gozar com o que somos, com a nossa lealdade, cavalheirismo e honra.

Continuo a não acreditar que Tunas de facto se prestem a coisas estranhas ou mesmo como esta. Quem é do meio de facto não pensa sequer em coisas destas, que fará fazê-las; não é de Tunos e de Tunas Universitárias. Isto é coisa de gente que anda pelo nosso meio mas que dele nada tem e não quer ter sequer. Daí a razão deste relato. A César o que é de César. De Tunas, para Tunas e com Tunas.


Nota: A tradução de "certo e determinado prémio" não é prémio de participação....

Comentários

Sir Giga disse…
Os festivais, prémios e outras coisas que tais têm o relativo valor que têm, e até aí tudo bem. Não deixa, no entanto, de ser absolutamente lamentável e vergonhoso que este tipo de situação tenha ocorrido, independentemente de ter sido um tuno a perpretá-la ou não.
Aliás, isto é um reflexo desta cultura nacional-porreirista, desta grotesca falta de ética que atravessa o país de lés-a-lés e que, pasme-se, não só não é envergonhadamente escondida, como é altivamente louvada e elogiada. "Safaste-te, pá, quem me dera", dizem todos. Resultados combinados num festival de tunas é algo aparentemente inócuo. Concursos a lugares públicos já previamente atribuidos e outras coisas que tais também, por essa ordem de ideias, isto se o desenvolvimento moral de quem assim o julga é tão baixo que faria Kolberg dar voltas na tumba.

Já fui muito mais moderado e tolerante que hoje em dia. Já vi tanto que só me apetece trajar, de archote numa mão e forquilha na outra, gritando "Mata, Esfola!!!"
JG disse…
Mas enquanto os nomes não são revelados, contar esta história ou não contar é quase o mesmo. E "só" não é bem o mesmo porque, desta forma, a história é protagonizada por "uma Tuna", ao invés de pela "Tuna X".

E isso, não sendo diferente, faz toda a diferença.

Abraço!
Correcto. Nem mais. Acontece é que nesta história nem a corruptora nem a corrompida são...Tunas, antes ambas entidades distintas de uma Tuna universitária. Caso oposto, os nomes surgiriam. Daí em diante será fazer as contas, não devendo porém ser dificil lá chegar.

Abraços!