A Aventura das Marés....

Há mais marés que marinheiros, já diz o Povo e muito bem. E o Povo, afinal, somos nós, não é "alguém" que está "ali ao lado", entidade terceira à qual, arrogantemente, quando usamos estes clichés, nos furtamos de ser, como se nada fosse connosco. Mas é.

A não observância desta frase de imensa popular sabedoria é um erro de "meninos" e em Tunas então, de meninos com M grande. Mais, é um erro corrente - por falta de gestão do silêncio, outra noção que deveria ser cara às Tunas - a par da falta de consistência em algumas coisas que são ditas quando a "maré está alta", esquecendo-se quem o faz que a seguir, outras marés vêm aí, a mostrar claramente que afinal, nestes rochedos, os mexilhões não colam, ao contrário do que se bradava antes. Depois lá vem uma maré baixa e lá fica o marinheiro "à rasca" porque o que bradou aos sete ventos caí como um castelo de cartas, sendo que é na maré baixa que fica à mostra tudo e mais alguma coisa. Em suma, quem não percebe que há mais marés que marinheiros está a expor-se claramente a um imenso mar de risota, que apenas diverte o Povo, ou seja, todos nós.

Bem sei que estas questões à maioria das Tunas nacionais lhes é perfeitamente irrelevante, pelas mais variadas razões. Mas como estas coisas ainda vão acontecendo, fica à mostra o topete, para lá de ficar à mostra muitas mais coisas. O Tempo é o melhor aliado da razão e com o passar do mesmo acaba por ficar tudo bem claro. Maré Alta e grande alarido retórico, mará baixa e o silêncio é imperioso por falta manifesta de sustentabilidade objectiva. Pena é que aquando da maré baixa não haja tanto "parlapié" como há com Maré Alta.

Gerir o silêncio é algo importante em Tunas. Faz parte até, diria, do DNA da Tuna enquanto tal, saber recatar-se nos momentos certos e intervir nos momentos também certos. Mas o que vamos vendo silenciosamente e com atenção relativa é o oposto, o que só "afoga" os marinheiros desavizados. Calculo até que muita da espuma na maré baixa não seja só das ondas.....

Saber Ser e Estar. Mais marés que marinheiros. Gestão do silêncio. Está tudo relacionado. E tudo isto bem gerido eleva a Tuna em sentido lato. Mal gerido, é uma "américa" de risota e de descredibilidade....

Comentários