A Aventura de 2009

Apesar de ainda estarem previstos alguns eventos, já se pode fazer uma pequena resenha do que foi o ano de 2009 em matéria tunante nacional. Não mudou muita coisa face ao costumeiro mas isso todos nós já sabemos, talvez porque reiteramos os mesmos erros de sempre, regra geral, tornando por tal a análise muito simples.

Contudo, denotou-se alguns "desaparecimentos" do mapa tunante, restando saber se estratégicos ou se por dificuldades objectivas, só o tempo o dirá. Com isso denotou-se também um fenómeno engraçado que se resume à elevação das cópias face aos originais, que mais não é que um sintoma claro de moda; provavelmente em breve virar-se-á o bico ao prego outra vez. As Tunas nacionais continuam regra geral, a tratar das suas santas vidinhas, num esquema organizativo institucional - a maioria - que considero jurássico mas que vai servindo os interesses de hoje de cada uma delas, grosso modo. No entanto, ao manterem esse esquema de outros tempos na sua organização interna estão a prazo a hipotecar a possibilidade de renovação e continuidade do próprio grupo. Hoje já se nota. Amanhã notar-se-á muito mais.

Continuam amiúde a surgir novas Tunas, não se sabendo muito bem como e de onde em alguns casos que se denunciam depois com a sua não actividade de facto. Algumas jurássicas instituições continuam a definhar e outras a manterem-se a custo, sendo certo que outras - poucas - conseguem sobreviver airosamente, com mais ou menos dificuldade consoante o habitat onde se inserem. Nada de novo, portanto.

Foi ano de ENT, finalmENTe, que poderia ter sido no que toca ao importante bem mais acutilante, com a participação costumeira e os boicotes também eles costumeiros que apenas lhe conferem a importância que o ENT detem.

Quanto a eventos Tunantes, o Festival domina claramente com maioria mais que absoluta, sendo certo que alguns vetustos certames se revelam este ano como completas desilusões, outros como "mais do mesmo" só mudando o ano e a cor do cartaz e outros ainda - poucos - surgem como apostas claras numa noção de certame completo, diversificado e em prol do público e por isso, mais eficaz. Em suma, muita parra e pouca uva para tanto evento tunante, sendo certo que com tanta parra o campo de manobra de alguns começa a ser desmesuradamente enorme, já para não falar dos "teoricos" do "sistema", que ainda assim nos vão divertindo à brava.

Em suma, não haverá muito mais a dizer: erros do costume, falta de alguma seriedade no que se é e faz, demasiada competição e as marés a "afogar" alguns "marinheiros" de doca seca e por aí adiante.

Pouco ou nada de novo em 2009. Esperemos por 2010.

Post Scriptum - Quase me esquecia mas este ano uns tolinhos quaiquer resolveram meter mãos à obra e investigar a fundo a génese da tuna portuguesa. Seus Marialvas!!! Hereges !!! A abrir o cofre do Santo Graal Tunante e a puxar com isso o tapete a alguns!!! Era bater-lhes com um gato morto e só parar quando este...miar!

Comentários