A Aventura da Avaliação Criterial...

Com o objectivo de clarear o espaço aéreo tunante, pejado de tanta "cinza" a impedir o normal tráfego, deixo aqui um por um os itens de avaliação e seus respectivos critérios avaliativos, que poderão ser aqui e ali adaptados (em função de cada certame).

Apenas umas ressalvas mais do que óbvias:

Funcionam estes itens e seus critérios interligados, ou seja, qualquer alteração mais inadvertida - digamos assim - poderá influir no resultado final pretendido. Ou seja, cuidado com as alterações que são feitas - o que não aconselho desde já.

A 2ª ressalva é que estes critérios avaliativos resultam de anos seguidos de "afinação" - se assim quiserem - dos mesmos, por tal testados consecutivamente ao longo de mais de dez anos e com o contributo de Jurados com culturas tunantes variadas (portugueses, espanhoís e sul-americanos), sendo resultado portanto de erros cometidos - a bater com a cabeça é que se aprende - e sua correcção devida, cruzando com uma clara intenção de protecção da identidade tunante tradicional, tendo obtido por regra resultados justos por fiáveis - que não infaliveis, note-se, seja neste ou noutro qualquer sistema avaliativo. Ou seja, não servem estes critérios para "ajuntamentos musicais competitivos de universitários" e muito menos servem estes critérios para palhaçadas -excepto se se accionar a clausula de não atribuição de prémio(s).

A 3ª e última ressalva é mais que suficientemente clara: Podem ter os jurados que entenderem - até os mais qualificados - sendo certo que se não forem aplicados critérios avaliativos, mais vale não perder tempo a imprimir os mesmos e muito menos tratar a matéria com a devida atenção e a tempo e horas (e não em cima do acontecimento como é infeliz regra...). Aliás, é o que tem vindo a ocorrer em 80% dos certames nacionais, ou seja, não há critérios, ou seja, é o vale tudo, com os resultados que se vêm, aliás. Os critérios servem para harmonizar as decisões, fundamentar as mesmas e evitar a já óbvia subjectividade avaliativa de cada ser humano quando colocado na função de avaliador - já para não falar do infelizmente famoso "meu conceito de tuna", este último o maior catalizador dos disparates avaliativos, entre outros disparates.


Posto isto, Urbi et Orbi, prémio a prémio (no caso, os clássicos; sei haver mais e caso seja requerido, informar-se-á):



PANDEIRETA.

Itens avaliativos:

- Marcação Rítmica.

- Coreografia e graciosidade / Originalidade.

- Dificuldade de execução.

- Coordenação Rítmica com temas apresentados.

Critérios de avaliação:

Para avaliar este apartado, o Jurado considerará tanto a actuação individual como a de um grupo de Pandeiretas, baseando-se nos seguintes critérios :Variedade de tipo de movimentos assim como coreografia (s) com outras pandeiretas e/ou Estandarte ; Dificuldade de passos e sua espectacularidade simultaneamente ; Agilidade, ritmo e alegria ; Elegância e porte nos passos executados ; Originalidade tanto a nível individual como colectivo ; Perfeita coordenação rítmica com os temas apresentados; Correcto trajar. Referir ainda que a descoordenação rítmica motivada por queda das pandeiretas ou outros motivos influí negativamente na apreciação deste apartado.



SOLISTA.

Itens de avaliação:

- Afinação/Respiração

- Timbre e colocação de voz

- Harmonia com instrumentos/vozes

- Postura em palco/imagem

- Dificuldade dos temas interpretados


Critérios de avaliação:


Este prémio é estritamente de carácter individual, e embora seja atribuído à Tuna de uma forma geral, é valorizado como a interpretação vocal de um (ou mais) dos seus Tunos, sendo que será sempre por conta e risco de cada Tuna a apresentação de mais que um solista, independentemente da actuação que cada um possa ter, baseando-se nos seguintes critérios :
Voz, seu timbre e colocação (técnica) ; afinação e respiração correcta ; dificuldade do(s) tema(s) interpretado(s); Empatia com o público e feedback do mesmo ; Correcta coordenação com o tema interpretado pela Tuna ; Postura e porte em palco; Correcto trajar.



ESTANDARTE.

Itens de avaliação:


- Coreografia e Graciosidade

- Postura em palco

- Beleza do Estandarte

- Respeito pelo Estandarte

- Variedade/dificuldade movimentos/classe e porte



Critérios de avaliação:

O Jurado considerará apenas um único Estandarte apresentado, o da Tuna, bem como o estrito respeito pelo mesmo enquanto símbolo da Tuna não o arrastando pelo palco de forma ostensiva, p.ex.), baseando-se nos seguintes critérios:
Variedade de movimentos ; dificuldade, dinamismo e alegria ; Classe e porte ; perfeita coordenação rítmica com os temas apresentados e sentido de oportunidade ; Coreografia(s) com pandeireta(s); Correcto trajar do seu portador.



MELHOR TEMA INSTRUMENTAL*/VOCAL**:

Itens de avaliação:

- Qualidade interpretativa (* e **)

- Qualidade/dificuldade dos arranjos( * e **)

- Instrumentos utilizados*


Critérios de avaliação:

Qualidade musical na interpretação dos temas, a nível de instrumentação e sua correcta utilização, bem como qualidade de arranjos (* e **). A utilização manifestamente exagerada e desenquadrada de instrumentos não próprios de um Tuna Universitária desvaloriza a actuação.(*)



PASACALLES.

Itens de avaliação:


- Temas interpretados

- Coreografias efectuadas

- Alegria e contacto com o público

- Resposta do público


Critérios de avaliação:


O Jurado avaliará, em determinados pontos do percurso, os temas interpretados e sua qualidade, bem como adequação ao pasacalles, para lá das coreografias efectuadas e sua complexidade, eficácia e preparação prévia. A empatia com o público bem como o feedback do mesmo serão critérios a observar como importantes neste apartado.



SERENATA.


Itens de avaliação:

- Interpretação musical e vocal

- Tema(s) escolhido(s)

- Postura geral da Tuna


Critérios de avaliação:

Um grupo de Donzelas – a indicar pela Organização e com a colaboração do Jurado - irá, de forma mais ligeira, escolher aquela que, para elas, será a Melhor Serenata, sendo que cada Tuna apresentará um ou mais temas para o efeito, tendo sempre em atenção os itens de avaliação para este apartado.



3ª, 2ª e MELHOR TUNA


Itens de avaliação:

- Entrada e saída de palco

- Postura em palco

- Indumentária

- Apresentação dos temas

- Repertório apresentado

- Afinação instrumentos/vozes

- Interpretação musical

- Interpretação vocal (baixos, barítonos, tenores)

- Apresentação de temas originais

- Originalidade da actuação

- Pandeireta(s)

- Estandarte

- Solista(s)

- Empatia com o público

- Cumprimento do tempo de actuação

- Postura/comportamento da Tuna ao longo do certame


Critérios de avaliação:

Repertório apresentado: Será valorizado o ecletismo das escolhas, ou seja, diversidade de estilos musicais numa actuação completa, dando-se especial ênfase à Serenata como sendo a maior expressão de uma Tuna Universitária por excelência.

Execução musical/vocal : Qualidade musical na interpretação dos temas, tanto a nível de vozes (afinação, arranjos) como de instrumentação e sua correcta utilização. A utilização exagerada e desenquadrada de instrumentos não próprios para uma Tuna Universitária desvaloriza a actuação.

Indumentária : Correcta uniformidade quer da Tuna, quer a nível individual (ponto que tem vindo a ser descurado ao longo dos anos). Respeito pelo Traje envergado, no cumprimento da Tradição Tunante.

Entrada e Saída de palco : Originalidade e qualidade da entrada em palco, bem como da saída do mesmo, respeitando o tempo concedido pelo Regulamento.

Originalidade : Palavra que deve percorrer toda a actuação e em qualquer dos prémios em disputa, respeitando a Tradição Tunante.

Postura em Palco : Correcta distribuição da Tuna em palco, bem como cuidado visual e características inatas de uma Tuna Universitária em função dos temas apresentados. Apresentação dos temas a interpretar, com qualidade.

Empatia com o público : Alegria e simpatia durante toda a actuação e respectivo feed-back do público.

Solista : Utilizam-se os critérios referidos no apartado “ Melhor Solista”.

Estandarte
: Utilizam-se os critérios referidos no apartado “Melhor Estandarte”.

Pandeiretas : Utilizam-se os critérios referidos no apartado “Melhor Pandeireta

Postura da Tuna ao longo de todo o certame : Será o Jurado devidamente informado da postura assumida pelas várias Tunas a concurso, ao longo de todo o Programa de Actos do certame e de acordo com o Regulamento do mesmo, factor de ponderação que pode ser utilizado para valorizar esta ou aquela Tuna.



TUNA MAIS TUNA.

Itens de avaliação:


- Postura Tunante fraterna com todos os agentes envolvidos no certame

- Cumprimento do Regulamento e demais normas do certame

- Correcta interpretação dos valores tunantes tradicionais


Critérios de avaliação

O mais importante por Tradição, este é atribuído exclusivamente pela Tuna organizadora, de acordo com a observação de todos os momentos constantes no programa de actos do certame, bem como, obviamente, pela actuação em palco. Atribuído à Tuna que melhor interprete os mais tradicionais valores tunantes.



Desclassificações feitas pela Organização e/ou em articulação com o Regulamento do certame e Jurado:

Porque também pode ocorrer, deveremos aqui deixar claro quais os motivos que podem levar a uma hipotética desclassificação:

Não cumprimento do Regulamento em qualquer dos seus pontos, atitudes danosas para com a Organização, Jurado, Tuna Organizadora, público e/ou outras tunas, mau comportamento ou comportamento ofensivo à instituição Tuna em qualquer circunstância, atitudes causadoras de danos materiais em qualquer local, por parte de um ou mais Tunos (sendo imediatamente imputados os mesmos ao Magister e/ou Chefe de Tuna em causa).

O Jurado SÓ desclassifica em função dos critérios para cada prémio; Os restantes motivos para desclassificação (em cima) são da exclusiva responsabilidade da Organização, que deve informar de imediato o Jurado de tal situação.

Não atribuição de prémio(s):

Poderá o Jurado, se assim o entender e baseado numa total inexistência e/ou incumprimento dos critérios acima referidos para a(s) avaliação(ões), não atribuir qualquer prémio em disputa, considerando o(s) mesmo(s) deserto(s).



Nota Final: tudo o que não esteja contemplado nestes itens criteriais, bem como respectivos critérios de avaliação, no limite, não desconta(m,)ou seja, não poderão em caso algum ser tomados em conta para a avaliação final de cada apartado.

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FAQ´S:

P: A Tuna X apresenta 3 excelentes pandeiretas, cumprindo todos os critérios avaliativos com distinção excepto no facto de dois deles estarem sem batina/casaco. A Tuna Y apresenta igualmente um excelente pandeireta com a mesma qualidade mas devida e correctamente trajado. Quem vence?

R: A Tuna Y.


P: A Tuna X apresenta um solista que cumpre todos os critérios avaliativos. A Tuna Y apresenta 5 solistas distintos que igualmente cumprem todos os critérios avaliativos. Quem vence?

R: A Tuna Y.


P: A Tuna X apresenta um Estandarte de Tuna e o seu portador cumpre com todos os critérios avaliativos com distinção. A Tuna Y apresenta 3 bandeiras estampadas em pano - cidade, faculdade e cores da mesma - cumprindo com distinção mas não apresentando Estandarte da Tuna. Quem vence?

R: A Tuna X.


P: A Tuna X apresenta um excelente tema instrumental assente em saxofone, instrumento esse que percorre toda a actuação independentemente dos temas. A Tuna Y apresenta um excelente tema vocal. Quem vence?

R: A Tuna Y.

P: A Tuna X apresenta um desfile - pasacalles - com qualidade musical mas praticamente sem coreografias, limitando-se a duas filas paralelas ao longo do percurso. A Tuna Y apresenta um desfile - pasacalles - organizado, previamente pensado, com variadas e vistosas coreografias apesar de musicalmente mais sofrivel. Quem vence?

R: A Tuna Y.

P: A Tuna X faz um serenata musicalmente bem interpretada, com sentimento, correctamente trajados e dentro do espírito pretendido. A Tuna Y faz igualmente uma serenata musicalmente bem interpretada mas desenquadrada do espírito pretendido, mostrando desinteresse e com um ou outro Tuno de capa ao ombro quando os restantes de capa traçada. Quem vence?

R: A Tuna X.



Comentários

... se as coisas fossem assim amigo... era tudo muito mais bonito... mas infelizmente, desconfio que alguns jurados nem ler sabem quanto mais saber interpretar critérios... :P
Eduardo disse…
Pois...

Clarinho, preto-no-branco. Assim mesmo é que deviam fazer as "cousas".

Mas o telemóvel impede a leitura e tolda o entendimento...

Na bandeira, retiraria o critério "beleza" e passá-lo-ia para "melhor tuna", já que o porta-estandarte não tem culpa do mono que lhe impingiram. A que uma boa tuna até nisso tem de saber dar-se ao respeito.

Abraço!

E continuo sem conseguir falar com o vereador!

Abraço!
Marta disse…
Eu até coloco mais uma pergunta...

A tuna X toca com a primeira fila toda sentada. A tuna Y toca com pautas à frente?
Quem ganha? Venha o diabo e escolha...
Cara Marta:

É preciso notar -e com isto não estou a dizer nem mais nem menos do que estou a escrever, note-se - que tradicionalmente as tunas portuguesas da viragem do Século XIX para o de XX tocavam precisamente sentadas. Aliás,a configuração "tocar de pé" é "importada" no "boom" e das Tunas espanholas. Ou seja, não é, se quisermos, atentado algum, bem pelo oposto, uma tuna universitária tocar sentada (em 2006 e 2007 fizemos isso em espectáculos especificos, p.ex.). O tocar com partituras e/ou outros papeís num suporte também não é nada de novo sequer e pela mesma grandeza de razão. Pelo lado tradicional, o que nos diz a história tunante nacional é que se fazia, porque as mesmas então eram tidas como grupos "indoor", de salão, daí essa configuração sentada, próprio de uma época em Portugal (e não só em Portugal).

Pela lógica do certame de Tunas e neste contexto avaliativo, era um dos itens que não descontavam, com partitura ou sem, sentados ou de pé. Se o espírito do legislador destes critérios fosse o da mera reprodução em palco do que uma Tuna faz na rua, provavelmente aí teríamos uma incongruência. Facto facto é que, e quanto ao tocar-se sentado, existe vasta documentação histórica portuguesa que atesta precisamente esse facto, para lá de fotos, retratos, clichés, etc que atestam o mesmo. Portanto, pela óptica tradicionalista, não há nada de errado. Poderá haver sim pela óptica do "legislador tunante" nos critérios de um dado certame alguma questão - ou não. No caso em apreço, repara no que diz - e no que não diz - o apartado "Postura em Palco". Por alguma razão será.

Como disse antes, já fizemos isso precisamente recriando outros tempos, em ambientes próprios para tal no nosso modesto entender. Se um certame de tunas entende o mesmo caberá então ao mesmo assumi-lo. Nestes critérios aqui anunciados eram os dois pontos precisamente daqueles que não descontavam, precisamente porque o espírito destes critérios em concreto será o da defesa da tradição tunante, observando as várias influências que hoje a tuna portuguesa detem. Para que haja algum check & balance - equilibrio - entre as várias influências que detemos, neste caso não descontaria, partindo do principio que o Jurado no final saberia que tocar sentado é tão legitimo como tocar de pé (importado dos espanhoís).

Curios de denotar sim é a existência de dois pesos e duas medidas pois quando alguém toca sentado as bocas abrem-se de espanto - e mais espantadas ficariam ao saber que é mais do que tradicional em Portugal tocar-se sentado em palco, como o é tocar de pé, igualmente. Já não vejo o mesmo espanto nas bocas de alguns quando aparecem certas "coisas" que procurando-se cá, lá e acolá em qualquer país, biblioteca ou fotografia com pó, nunca aparecem. Concluí-se portanto e com toda a propriedade que para avaliar Tunas pela óptica do avaliador, repito, avaliador, é preciso que o mesmo perceba o mínimo olímpico sobre as mesmas.

Bjokas!

Abril 30, 2010