A Aventura da "Guerra das Tunas"...

Não, não é piada, esta é mesmo verídica. Ora leiam lá....

Dá-se um determinado certame e no final, após a entrega dos "Óscares" respectivos em cada categoria - sim, aqueles que dão mais dinheiro que o Euromilhões, tão a ver? - o pandeireta da tuna X vira-se para o pandeireta da Tuna Y - a que levou o "óscar" respectivo - e diz-lhe isto:

"Podemos ter perdido uma batalha mas não perdemos a guerra!" (dixit)


Desde a Arte da Guerra de Sun Tzu que não via nada parecido. O General Carl von Clausewitz deve estar envergonhado, algures no além, perante tão solene acto beligerante futuro. Napoleão e Bismark andam às voltas no túmulo tocando pandeireta quiçá e muito provavelmente Maquiavel irá ser dado nos compêndios das Relações Internacionais como um aprendiz e a sua obra "O Príncipe" será nota de rodapé para a geopolítica e geoestratégia. Um primado em pleno Século XXI, eís as Tunas em Portugal!! Estou absorto! Ou talvez não....

Esta "garotada" trajada por fora de estudante universitário mas com as cabeças "comidas" pela vasta cinematografia do Rambo mereciam era uma bandolinada bem dada naquelas nadegas, à antiga portuguesa, é o que se concluí sumariamente. É a antítise do Ser-se Tuno, definitivamente. Valha-nos a frontalidade - que não a parvalheira - de dizerem o que pensam, vá. Mas meus amigos e amigas, a frontalidade não invalida a consciência ou falta dela, no caso, quanto ao que se anda a fazer e em nome de quê. Estes, ao menos, não fazem questão de esconder o que realmente os move, o que são e porque aqui andam. Alvíssaras, temos heroís de Shaolin!!!

É que, por acaso - ou talvez não - o que se vai constatando é que muitos pensam rigorosamente o mesmo do que estes "tótós" disseram, não se percebendo muito bem se a franqueza é inconsciente ou se a falta de franqueza é completamente calculista. Em todo o caso, mormente a franqueza de tamanho "símio" era caso para ser praxado fortemente, condenando o imbecil a umas 30 leituras do "Palitro Métrico", a carregar os instrumentos de toda a tuna durante um ano e sozinho e a uma valente rapadela com a respectiva proibição de abrir a boca em Tuna excepto para comer e beber água, é bom se ver.

É este o estado real das Tunas em Portugal, queira-se ou não. Em vez de procurarem a excelência tuneril,  afastam-se dela com uma pressa incomensurável, ficando mais próximos de uma claque futeboleira e diametralmente colocando-se no oposto a uma...Tuna. Adopta-se até uma linguagem que é definitivamente do âmbito das cimeiras da NATO (e já nem isso...) e não do âmbito das cimeiras das Tunas. Cimeiras? Baixeiras, ao que se vê......

A "Guerra das Tunas" está aí, ao que parece. Troca-se o som de Prokofiev pelo som da Kalashnikov, as pandeiretas afinal são AK47, os bandolins transformaram-se em Messerschmitts, os solistas basicamente são SEAL´s e os estandartes as pás do rotor de um Lynx. O Arsenal afinal, está aqui, já não mora em Londres e não é mais uma equipa de futebol. O Alfeite ao lado de um festival de tunas é o parque infantil de Sobral de Monte Agraço. Claques da bola, cuidem-se, vêm aí as tunas!!!!! Bolas de golfe??? Vai tudo pra trás com umas "cavaquinhadas" ou "bandolinadas"!!!

Agora percebo porque é que o Serviço Militar já não é obrigatório. A Reserva Territorial portuguesa mora nas faculdades e universidades, afinal. Ainda vamos recuperar Olivença!!! Com as tunas!! Podemos ter perdido uma batalha mas não perdemos a Guerra!! Quero Ceuta de volta!!! 

"Ó Pátria, sente-se a Voz, dos teus Igrégios Tótós, que há-de guiar-te à vergonha!!!!!! Ás Armas, às Armas, sobre o palco e sobre o bar, Ás Armas, Ás Armas, pela Tuna lutar!!! Pelos Prémios Marchar, Marchar!!!!!"

Cambada de b........




Comentários

Eduardo disse…
...estas quadradas - bem podes dizê-lo.

O conceito de "competir connosco mesmos" (jihad, em árabe - e isto é a sério, não é brincadeira) é mesmo uma coisa difícil de perceber.

Ora valha-lhes S. Cricalho (eu bem te dizia que para baixo todos os santos ajudam).

Abraço!
J.Pierre Silva disse…
Anda por aí muito pseudo-tuno com dores de dentes, estou a ver (e já não apenas dor de cotovelo). O problema é que, como diz o povo, "Em casa de ferreiro....".

Essa gentinha precisava era de um exame protológico ao cérebro. hehehehehe

Abraço
Unknown disse…
...nem sei que diga.
Tamanha estupidez!
Só fico com pena de ficar sem saber onde encontrar esse magnífico exemplar da raça asinina. Já agora, o resto da tuna era do género de pactuar com esse tipo de conducta, ou seria um caso isolado de um caloiro que não sabe o que diz?

Adémia,

TMUC
josé disse…
Caro Aventurteiro da Tunolândia,

Sabes qual a guerra que está perdida?

A nossa.

O Aventureiro de Coimbra
"Finalmente" algo em que discordamos, meu caro: De todo está perdida! Era o que faltava!!!!

Abraços!
Sir Giga disse…
"Dores de dentes", disse o WB, inadvertidamente (ou não). A IRONIA!!! E mais não digo...