A Aventura da Classe Tuneril




Uma das coisas que, ainda, vai associando a imagem de uma Tuna à noção de Bem Fazer, de evolução no tempo e espaço, de lógica empreendedora, prende-se com a realização de um Festival de Tunas.


Aqui, apesar de tudo, a imagem que existia nos anos 90 do binómio Tuna/Festival ainda perdura, o que indicia que atrás de uma grande Tuna há sempre um grande Festival - ou vice-versa, caso mais raro, porém: Há Festivais com mais e maior projecção que os próprios criadores, por factores que vão desde os mais normais - pouco tempo de existência da Tuna, p.ex - até a outros menos explicáveis ou, se quiserem, de mais dificil explicação.


Também há festivais que são claramente o reflexo do momento que a sua criadora atravessa - onde em alguns casos seria preferivel não o realizarem do que o levarem a cena, tal o prejuízo da própria imagem que deixam ao - teimosamente - manterem o evento ligado a máquinas, passando o mesmo ao lado de tudo e todos excepto dos intervenientes. São opções: Há quem faça festival apenas para deleite e polimento do seu próprio umbigo. E tudo bem. Nota-se, mesmo à distância.


Em suma, cada caso é um caso, sendo certo que o tal binómio Tuna/Festival tem, ainda hoje, um peso considerável - há excepções claras e conhecidas desta regra - no que será a evolução de cada agrupamento.


A deflação de número de festivais ao longo dos tempos é um facto, contudo, tal não impede que continuem a surgir novos eventos tuneris, como sendo Festivais competitivos de carácter internacional até - e relembro, aqui e agora, a dificuldade crescente, nos dias de hoje, em trazer até uma Tuna de Espanha a este lado da fronteira - quando antes era o oposto.


Chegados aqui, serve esta Aventura o propósito de sinalizar a classe com que, ainda hoje, gente nova é capaz de realizar excelentes eventos, com saber, cuidado, atenção e essencialmente, com Noção, tudo envolvido por uma película de Humildade sempre essencial em quem interpreta a realização destes eventos - cada vez mais caros e com menos apoios - como algo a oferecer a terceiros, a uma comunidade, de forma aberta, numa dimensão cultural de facto, sem deixar de lado valores humanos simples mas sinceros, numa jornada de amizade entre participantes, público, população, etc.


Deixo o cartaz em cima. Sei ser suspeito. Mas até por isso se impõe o ponto de ordem. Se fosse a vós, não o perdia.....


Comentários