A Aventura da Cálida Amizade





"Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade." - Confúcio


Aquela que se exerce. Não a que se apregoa. Aquela que se pratica, dia a dia. Quente, Cálida. Não a de mera circunstância apenas para soundbyte.


A boa gente age como tal. Obviamente que se ajuda mutuamente. Se um amigo precisa de algo, ajuda-se. Não se vai ajudar aqueles que não ajudaram ou pior, tentaram atentar contra alguém.


Nas horas certas é que se revelam as Amizades. E é nessas alturas que alguns percebem o quanto teriam ganho se se tivessem comportado de outra maneira. Melhor dito, é nestas alturas que percebem o que perdem ao verem o seu passado desfilar à sua frente.


Quando se destrata alguém deve-se ter consciência da dimensão, densidade, importância desse alguém. Não o fazer é uma gigantesca imprudência - para não dizer outra coisa - que tem custos a prazo.
Porque o Tempo não pára nem memória desaparece. Como não sou crente, acredito antes que as contas, bem à moda do Porto, se fazem por cá: Eís as ditas cujas. Mais uma vez.


Por isso é que há Tunas pujantes, activas, dinâmicas, que trabalham e por isso, viajam, que são ajudadas no seu humilde caminho porque o fazem pelo seu mérito, pela sua postura, amizade, arte de Saber Estar e Fazer.


Por essa mesma razão e em oposição de fase é que há outras de sofá, onde ficam sistematicamente a purgar a sua desgraça que, regra geral, é sempre culpa dos outros, nunca deles, num olvido tamanho que torna dificil a percepção de quem seja, até.


Os Amigos são, como soí dizer-se, para as ocasiões. Os outros, não são para ocasião nenhuma. É a Vida.


Obrigado, Amigos!


"A amizade não se busca, não se sonha, não se deseja; ela exerce-se (é uma virtude)." - Simone Weil.




Comentários