A Aventura da Beca


Pelo principio, pois:


A Beca é algo que apenas surge nas Tunas Espanholas em meados dos anos 50/60 do Século XX e por uma simples razão: Distinguir Tunas entre si. Ponto período. Se no inicio seria fácil dado só existirem os chamados cursos clássicos - Direito, Medicina, etc - mais adiante com o surgimento de outros cursos (politécnicos, p.ex.), logo, de mais tunas, surge a necessidade de diferenciação entre as mesmas. A Beca serviu precisamente esse propósito e pela via cromática. Se surgem mais cursos, surgem mais Becas de cores variadas. Naturalmente. O cenário actual, portanto.


Até aos anos 60/70 do Século XX as Tunas espanholas NÃO portavam qualquer Beca no seu traje. Ponto.




Em Espanha, tanto quanto se sabe, e após esse surgimento da Beca no traje tuneril espanhol, apenas duas Tunas não usam Beca e desde sempre: Tuna Compostelhana e a Tuna de Distrito de Granada. E não usam por opção própria apenas: Qualquer outra explicação que não esta é fábula, invenção, romance desprovido de qualquer verdade histórica.


A Tuna Compostelhana leva a Cruz de Santiago, vermelha, aposta no seu jubón (casaco) bem como a Tuna de Distrito de Granada que porta, no mesmo jubón, o Escudo de Carlos V - fundador da mesma Universidade. Antes desse portava o símbolo do S.E.U. - Sindicato Espanhol UniversitárioFranquista (lembrar que na vigência do Franquismo as tunas espanholas estavam sob rígida alçada desta organização e o uso do seu símbolo era imposto pelo mesmo S.E.U., nomeadamente nos estandartes).



Tuna Medicina Barcelona 


Fica o report sobre a Beca da Tuna espanhola e suas excepções à regra.


Comentários