A Aventura do "Juíz"




É conhecido pelo mote "Juíz".


Desde a sua Figueira da Foz que vem desde há décadas a elevar a tradição tuneril como poucos, usando de uma diplomacia e cavalheirismo a toda a prova que tão bem o caracterizam. Dotado de uma perspicácia inusual sobre este nosso pequeno grande universo, o João Freitas tem "carregado" a sua Tuna Bruna, primeiro como Tuna da Universidade Internacional da Figueira da Foz e depois como Tuna Universitária desta magnífica cidade, juntamente com alguns ilustres e destacados da sua praça, de forma absolutamente abnegada e igualmente esforçada.


Dos vários episódios que retive que atestam esta verticalidade e lisura, ficou um onde por responsabilidade alheia senti-me na obrigação de me desculpar publicamente perante uma determinada circunstância, sendo que a resposta que obtive foi uma extrema elegância e disponibilidade, raras nos dias que correm e só possiveis em pessoas com esta densidade e estatura humana. Não é qualquer um, e nos dias que correm então, muito menos.



Aliás, é pertinente referir que o fim do ensino superior na Figueira provocou - se mais não bastasse - e desde então uma resiliência absolutamente ímpar na tentativa bem conseguida, refere-se, de manter a tradição tuneril ao mais alto nível. Não obstante tudo isso, conseguiram manter um festival internacional de altíssima qualidade quer para participantes, quer para o público, para lá de uma actividade ininterrupta que os guindou a sucessos vários, nomeadamente os alcançados na vizinha Espanha em vários reputados certames, marca de água da Tuna Bruna em todo o espectro tuneril nacional e internacional.



De uma disponibilidade enorme, só passivel de se encontrar em pessoas assim, o Juíz é - queira-se ou não - a imagem, a montra, o selo de qualidade da sua gente, da sua Tuna e da sua cidade, o que extravasa para toda a comunidade tuneril. Dotado de uma imparcialidade notável e sentido de justiça incomensurável, as suas particularidades humanas são mote para toda uma envolvente que o rodeia, deixando no ar a tal marca de distinção e cavalheirismo anteriormente referidas e, estou certo, reconhecidas worldwide.


Fica a presente Aventura como atestado de reconhecimento pessoal e institucional, ainda no activo por parte de todos, para que não reste dúvida alguma sobre quem falamos e falaremos nos tempos vindouros. O João Freitas "Juíz" é, acima de tudo, um Amigo. Um Tuno de excepcionais qualidades que não se bastam às musicais. Vai muito mais além. E isso respira-se no trato com ele. Para ti, Juíz, aquele abraço! Sei que me irás "condenar" pela ousadia deste texto mas mesmo assim preferi "arriscar".....


Post Scriptum: Ora experimentem googlar Tuna Bruna em pesquisa de imagens......;)

Comentários