A Aventura do "Xabregas"




Ou Luis Fernandes. Como queiram.


O Homem que torna os sonhos realidade. Dotado de uma incomensurável vontade e dedicação, embebidas pela mais pura generosidade e gosto pela partilha, de uma rectidão a toda a prova, não se coíbindo de criticar se tal se justificar, o que adensa ainda mais todas as características atrás anunciadas, imagem de marca deste grande senhor.


Da "sua" Estudantina Académica do ISEL sempre nos trouxe uma postura linear, não raras vezes colocada à prova mas sempre sustentada no mais fino recorte cavalheiresco a que sempre nos habituou, nunca deixando de olhar à autocritica se necessário. Sabe escutar, perceber outras tomadas de vista sobre uma mesmo fenómeno, aberto às mesmas sem qualquer dogma, estigma ou preconceito, o que o molda como sendo um dos grandes entre pares.


Toda esta conjugação de características elevam o Xabregas a um patamar internacional ímpar, conhecido que é no país vizinho e outros pelo seu bem Fazer e saber Estar, deixando uma imagem quer de todos nós, quer dele próprio e instituições que representa altamente positiva, o que lhe confere reconhecimento que depois se emula em todos nós.


Essa transversalidade humanista de alto recorte possibilita com que sejam muitos aqueles que lhe reconhecem não só as palavras - sempre cuidadas, felizes e pertinentes seja onde seja - mas também os feitos inegáveis em prol desta cultura que tanto nos apraz, o que obviamente potencia amizade, rigor e postura dignas de um Tuno com T grande.


Como se tudo isto não bastasse recentemente embarcou em mais uma aventura de considerável peso, a "sua" Tuna Universitária de Lisboa, que e a ver pelos poucos meses de vida já mostrou ao que veio mas essencialmente, como e porque veio - um projecto com todos os pergaminhos para rapidamente e com sensibilidade e bom senso, encantar todos os bons apreciadores de Tunas neste - e noutros, como já se viu - país.


Falar no "Xabregas" é falar na Tuna em sentido lato, no melhor que a mesma pode encerrar. É por isso incomensurável previlégio ter o Luis Fernandes como Amigo, pois ainda tem muito para nos legar, como os dias que correm largamente atestam. Por todo o seu passado, presente e com certeza, futuro, é um dos eleitos de uma galeria de notáveis Homens que figuram numa palete rara de cores tuneris de alto gabarito por mérito próprio. Todo um previlégio conhecer este Senhor. Maior ainda ser merecedor da sua inabalável amizade - onde não se furta a colocar as mãos no fogo se necessário.


Comentários