A Aventura de quase 3 Décadas




E de repente, percebo que em Outubro do próximo ano farei trinta anos nestas lides - correndo tudo dentro da normalidade.


Não dei conta, confesso. Principalmente destes últimos anos, intensos, de uma densidade absolutamente genial, carregados do melhor que a Tuna nos pode dar e nós a ela. Talvez seja por isso que não dei nota de estar, hoje, no limiar das 3 décadas.


Recordo agora os primeiros momentos, em finais de 1990, então, nos meus primeiros ensaios na Rua Conde Vilas Boas - mesmo ali, ao lado de casa, na época - onde a "minha" Universidade Lusíada "morava". Ensaios feitos no bar, por vezes em salas de aulas, outras ao ar livre - não chovendo. Depois a mudança para o Semide e com as novas instalações vieram mais condições. Deixamos de guardar os - poucos - instrumentos que tínhamos numa exígua casa de banho, onde a pia vertia água para cima deles, estragando-os pouco a pouco, para uma sala mais digna e, depois, outra de ensaios - que ainda hoje existe.


Depois......depois foram tantos momentos que não cabe aqui particularizar, seria até fastidioso. Entre alegrias e tristezas, dar e receber, sentir, emocionar, berrar, beijar, partir, regressar, odiar, viajar, dormir, cantar, amar, abraçar, tocar, chorar, ensaiar, por tudo se passou com mais ou menos intensidade, paixão e afecto. Conheci pessoas absolutamente fantásticas, cruzei-me com o detrito humano. Decantei tudo a seu devido tempo. Restam sempre as boas memórias e as boas pessoas. Só por isso valeu a pena esta trajectória - onde hoje tenho um porto de abrigo em vários pontos cardeais do planeta.


Do "meu" Porto a "minha" TAULP, sempre: A Alma Mater nunca se olvida, a Instituição é grandiosa, uma das Tunas de referência deste país carregada com História ímpar da qual me orgulho de fazer parte. De Lamego a "minha" Estudantina Académica - a juventude que rasga o Destino com humildade, trabalho e valores tuneris sérios. A "minha" QuarenTuga, baía de repouso da tuneril viagem de sempre onde os Amigos se encontram. Finalmente, a "minha" Tuna Universitária de Lisboa, a que me permite que ainda hoje exerça o Negro Magistério com toda a classe, exigência, valores e estética que sempre defendi neste quase 30 anos, onde, afinal, estão - não só mas também - os meus Amigos.


E pronto, como dizia alguém em tempos, estes anos são viagens......

Comentários