A Aventura do Inventor



Aqui há dias li algures num grupo de FB qualquer coisa como isto:


Pergunta um jovem "qual a diferença entre Tuno e Tunante" ao grupo, sem destinatário concreto.


A resposta é dada por alguém já com idade para saber, no limite, estar calado, respondendo qualquer coisa que dizia claramente serem coisas diferentes, num patuá bem falante de sucessivas calinadas perfeitamente injustificadas, sem qualquer nexo e acima de tudo, reveladoras de uma profunda ignorância.


Se perguntar não ofende - e desculpa-se a pergunta ao caloiro imberbe, faz sentido perguntar se não sabe - a resposta dada por vetusto artista já depreende uma imensa falta de chá mergulhada numa presunção de sabedoria de 3 quartos de mês - dado ser alguém que deveria, no limite, perceber que não se sabendo, não se inventa, pergunta-se também - ou se cala.


Não intervi então porque 1) já não tenho pachorra, admito, 2) ainda sobraria para mim algum mimo menos desavisado e 3) há por aí tanta literatura online sobre o tema que dispensa por si só que me arme em policia.


O importante no meio disto tudo é perceber que ainda há quem ache, dizendo estas baboseiras, que está a dizer a coisa mais certa deste mundo sobre o tema, quando essa mesma pessoa sabe que...não sabe o que acaba de dizer. E lá ficou o caloiro a saber o mesmo mas ficando com uma qualquer absurda explicação para ir zurrar junto dos amigos, onde dirá que um gajo qualquer lhe disse que tuno e tunante são duas coisas distintas. Em 1999 ainda se admitiria, hoje em dia de todo, já é vicio....


Não inventem, perguntem: Em Tunas está tudo inventado há que tempos.....



Post Scriptum: Já agora, Tuna universitária e Estudantina é rigorosamente a mesma coisa....

Comentários