A Aventura do "Tunices" - 2ª Temporada



Após um mês desde a última emissão e depois de rever as mais importantes emissões do "Tunices" volto ao tema fazendo o balanço da 1ª Temporada - e antecipando a segunda, já na forja.


Começo precisamente como terminei o último "Tunices":


35 directos, 17 diferidos, 19.705 visualizações, 566 "gostos" e 30 "não gostos", 69 convidados e 272 subscritores depois, desde 27 de Março até à data permitem-nos - o plural aqui é óbvio por inabalável - aferir a evidência de sempre.


O "Tunices" é neste momento a âncora do PortugalTunas. É em seu torno que roda a gestão actual do PortugalTunas, claramente - sem prejuízo da normalidade reinante na www que, por estes dias, é quase nula, fruto dos tempos que vivemos mais a habitual silly season de verão... - agora ainda mais estranhos e imprevisíveis do que em março, quando começamos a emitir. Mas é o que temos.


A aposta foi ganha e reforça a noção da tal alteração de paradigma que se começou a vislumbrar à medida das emissões. Revistas e re-escutadas as mais importantes constata-se a clara pertinência do projecto, que recolocou a temática tuneril nacional nos historicamente comprovados eixos, descartando mitos, arrasando mentiras, valorando a pesquisa de Jure em contraposição ao achismo, marcando a verdade por oposição à lenga-lenga repetida ad nauseam.


O "Tunices" foi, de certa forma e nesta 1ª Temporada, um atestado de verticalidade tuneril, citado noutros quadrantes tuneris de prestígio internacional, o que para lá de gratificante, é revelador de seriedade, para lá de altamente responsabilizante. As emissões restarão perenes e serão um dia atestado do que de bom o país tuneril produziu, graças aos seus convidados, praticamente todos eles de alto nível e que, por isso, emprestaram ao podcast o patamar qualitativo almejado desde o 1º momento - distinguindo-o desde logo.


Atrevo-me a dizer que se foi mais além, quer no alcance quer na profundidade, do que alguns outros suportes existentes que pensam correctamente a tuna - blogues, portal, livros - o que apenas honra o emissor, obrigando-o a dar a devida consequência. O repositório online das 35 emissões - mais os 17 utilissimos "Tuna Portugal", uma espécie de fastfood tuneril mas com sabor gourmet graças aos entrevistados - são já hoje ponto obrigatório para se saber mais um pouco sobre o tema.


Não temos, pois, alternativa. A 2ª temporada está aí, agora com um novo registo, mantendo o nome que já é uma brand autonomizada da casa-mãe mas mudando o figurino. Será mais curto no tempo de emissão, uma vez por semana, focado em 3 blocos distintos entre si, com mais interacção exterior ao estúdio, apontando à actualidade (havendo-a, uma incógnita neste momento). Contará com convidados mas em registo distinto do visto na 1ª Temporada. Ou seja, coisas novas, abordagem distinta, mais acção.


O repositório no Youtube continuará, naturalmente, para memória futura e melhor gestão de conteúdos - conscientes que somos que em diferido há bastante demanda de visualizações.


Enquanto isso, o mundo avança no doce remanso dos dias agora desconfinados, onde não diminui o trabalho e o entusiasmo em confinamento entregue a favor do todo.


No final do mês estaremos On Air outra vez....


https://www.youtube.com/user/PortugalTunasTV/



Comentários