A Aventura das 3 Décadas






Ontem assinalou-se as 3 décadas de vida da minha Alma Mater, a Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto, que hoje se comemora.


Foi produzido, por força da actual situação, um podcast comemorativo e que foi para o ar ontem, precisamente - estando o mesmo disponivel online - um sucesso a toda a escala, publicitado em várias páginas institucionais relacionadas com o Universo Lusíada. Durante a última semana foram colocados online testemunhos relevantes e próximos à TAULP - também eles disponiveis  - de enorme relevância, todos eles atestados de História comum, partilhada, de envolvência de facto com este percurso de 30 anos.


Não eram, contudo, as comemorações que se desejariam. Mas dentro do possivel foram produzidas com cuidado, carinho, atenção  e trabalho de facto, assinalando-se, assim, uma data única; afinal, foi o único objectivo. Penso que cumprido.


Na qualidade de host não emiti as minhas opiniões, visões, recordações, passagens, deixando tal aos convidados, todos eles participantes de livre vontade expressa a fim de deixarem ad eternum testemunhos na primeira pessoa. Assim foi. 


Nos vários momentos do podcast, onde N gerações da TAULP estiveram presentes, desde o 1º Magister , passando por vários outros Magister´s e terminando no actual, todos deixaram uma nota comum que define a TAULP: Familia.


Não discordando, de todo, deixo agora, fora do ambiente do podcast, a minha visão: Música.


Se não fosse a Música esta Familia não existiria. Tenho isso como factual.


Foi a Música que nos juntou, agregou, atraíu, definiu. Que nos fez ir para a Tuna, que nos obrigou a conviver diariamente, a trabalhar, a arranjar, a criar, a fomentar, a integrar. Foi a Música a base da Familia TAULP. Onde há irmãos, primos, tios afastados, velhos, novos, menos novos, cá, lá fora, algures pelo mundo. Foi a Música a base da TAULP. O resto são, foram e serão traços de personalidade - iguais em tantos outros grupos, noutros não, depende e caso a caso - que nos distinguem das congéneres, como falado e bem no podcast. Mas sem música não passaríamos de uma coisa qualquer que não uma Tuna. E acho altamente improvável que fossemos o que somos se, porventura, a TAULP fosse um motoclube.


É a única nota omnipresente em 30 Anos e de facto: A Música. Sem diminuir todas as outras, todas elas altamente relevantes. Foram alcançados feitos inigualáveis. Irrepetiveis, muitos deles. A Música lá está, a atestar esses feitos na sua base. É a causa. E a consequência.


Só isso basta-me para ficar de alma plena de gratidão. Porque à Música juntamos muitas outras coisas.
Algo que alguns nunca saberão o que tal seja. 



Parabéns, "minha" Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto! 



Vejam o podcast, em cima....:) Até aos 40 anos!




Comentários