A Aventura Dunning-Kruger

 






Nada de novo, aliás, apenas a abordagem mais recente à mesma temática me leva a este replay.



Há 11 anos chamei-lhe "o-meu-conceito-de-tuna", numa arcaica denominação. Então, dizia eu aqui neste blogue que e cito-me:


"A imensa Babilónia de paletes e resmas de "meus conceitos de Tuna" é somente uma construção muito própria, individual e perfeitamente única que cada um faz quando chega a este mundo particular, não raras vezes confundido com o conceito "a minha forma de estar na Tuna" - uns assim, outros assado e por aí fora - e que se cruza com um 3º conceito ainda, que é a prática reiterada da Academia/Tuna onde se insere.


Uma coisa será a forma que cada um tem de estar na Tuna, outra é ainda a forma como o seu meio o molda e define na sua atitude perante a Tuna. Agora, conceito de Tuna Universitária só há um, não há um por cada Tuno porque isso é um tremendo exercício de egoísmo egocêntrico que não raras vezes serve para auto-justificar coisas que, de outro modo, nunca fariam em casa, no trabalho, na sociedade em geral."


Hoje, por força dos negacionistas face à realidade que teimam em ignorar, contornar e contestar, alimentando o caos, a propagação da doença e as fake news, a unanimidade em torno destes chalupas é algo pacífica, não fosse o Brasil estar como está ou os EUA terem ficado como ficaram, por exemplo.


Actualmente, trata-se este tema apelando ao chamado efeito Dunning-Kruger.

O efeito Dunning-Kruger é um fenómeno que leva indivíduos que possuem pouco conhecimento sobre um assunto a acreditarem saber mais que outros mais bem preparados, fazendo com que tomem decisões erradas e cheguem a resultados indevidos. É a sua incompetência que restringe a sua capacidade de reconhecer os próprios erros.


11 Anos depois de escrever sobre o "meu-conceito-de-tuna" continua o mesmo a persistir. Vamos fazer um upgrade e chamar-lhe efeito Dunning-Kruger Tuneril.


Porque ainda hoje, em 2021, há nas tunas portuguesas  - e não só, há que o dizer - quem sofra do efeito Dunning-Kruger e de forma acentuada. Ou seja, não reconhecem a sua própria ignorância achando ao mesmo tempo que sabem muito mais do que aqueles que de facto, sabem.


A consequência é negacionismo tuneril. Não mata, certo, mas é odioso. E escusado. Por ridículo.


Porque será sempre denunciado com alicerces cientificos por quem sabe.


O Tunices e o Tuna Portugal são a Pfizer dessa pandemia - ou o Qvid Tvnae ou o AlémTunas ou o MFT e por aí fora.


Só continuam a acreditar saber mais do que outros mais bem preparados os néscios tuneris negacionistas.









Comentários