A Aventura dos 15 Anos

 





Alertado pelo meu caro amigo JPierre do "AlémTunas" , blog irmão já com 17 anos percorridos, dou por mim a reparar nas 15 Primaveras do "Aventuras", o sucessor na blogosfera do "Novos Goliardos" - que em 2004 nasceu e que deu lugar dois anos depois ao "Aventuras".


Uma vez mais, não dei fé, assumo. O costume, aliás. Não me dei conta que já lá vão, aproximadamente, 5478.75 voltas ao sol. Em bom rigor, não será assim tão relevante. O que realmente conta é a tal noção de crónica de costumes - que é, afinal, a génese programática deste blogue - que prevale acima de qualquer outro desígnio, carta de intenções ou linha editorial.


O caracterizar do fenómeno a dado passo, com exemplos concretos, sempre com diplomacia, tacto e bom senso - assim se tenta, pelo menos. O usar da indigência, exagero, kitsch, grotesco, até crime, para ilustrar tudo aquilo que é caminho a evitar, sonegar e/ou até denunciar. O fenómeno autoregula-se mas para tal há que dar nota do que acontece. Bom e mau. Depois cada um que faça o que entender. Não se julga mas dá-se a conhecer.




A lógica de conversa entre amigos sentados à mesa numa tasca bem tuga sempre foi a envolvência pretendida. Claro que à nossa mesa só temos quem queremos: Sempre foi assim aqui. Naturalmente. É e será. Quem quiser que abra a sua mesa ao livre escrutínio dos outros, pois nesta quem paga a conta sou eu.


Nestes 15 anos muita coisa aconteceu, até aqui. O "Aventuras" foi indo ao sabor das ondas, até mudando de rumo aqui e ali - porque mudar faz bem - por vezes em mar calmo, noutras em tempestade escura mas sempre, sempre com um rumo. Será por isso que cá anda. 



Mais não me resta que agradecer as palavras simpáticas do AlémTunas sobre estes 15 anos. 


Na certeza de que, enquanto assim o entender, a mesa está posta, o Barca Velha na mesa está e os convidados, esses, vindo por bem, poderão partilhar momentos, histórias, factos - bons e maus - curiosidades, apontamentos históricos e por aí fora....



Cá estamos. Estaremos.












Comentários