A Aventura do Erro Histórico





Começo por me repetir:


Errado, profundamente errado. A Tuna nasceu apenas no final do Século XIX e no seu último quartel.


Até então existia um hábito, um costume, um modo de vida  (ler p.f. "Qvid Tvnae" e outros livros/escritos sobre o tema, não custa nada e permite evitar fazer-se figuras de urso)  e não uma instituição organizada, com regras e hierarquia e de carácter permanente, vinculada a uma instituição de ensino, chamada Tuna tal qual hoje a conhecemos - o que só ocorre no final do Século XIX


Não há qualquer Tuna estudantil nascida no paleolítico, no jurássico, nos Descobrimentos ou ainda no Século XVIII. 


A confusão gerada por quem não lê sobre esta temática reside - além da própria falta de leitura - no apelo romântico que os supostos 800 anos conferem, uma espécie de pedigree para justificar uma pretensa antiguidade que não existe, coisa tão cara a uma certa faixa da sociedade tão ávida de brasões - e outros quejandos nobiliárquicos mais próprios do Medieval do que da Verdade de facto. 


Outro erro comum nestas matérias é olhar tempos idos com os olhos do nosso tempo, o que induz no erro clássico de falta de perspectiva sobre o tema, originado asneiras.


Ainda outro erro clássico é achar que sabe tudo sobre a Tuna apenas porque foi/é Tuno. Não, não sabe. E emular a sua própria experiência Tuneril como sendo Verdade é o erro que vem a reboque do anterior, tornando tudo ainda mais grostesco. O que nós achamos tanto pode ser como pode não ser algo parecido ou até mesmo a Verdade dos factos. E há que ter a humildade de perceber isto.


Pior: Ainda há quem continue a propagar - tunos e tunas de facto - uma pretensa antiguidade baseada em cito "em documentos do Século XII" que nunca ninguém viu.


Já se perguntaram porventura QUE documentos são esses, ONDE estão e porque NÃO são apresentados publicamente quando se anunciam essas pretensas datas de fundação?



Vossas Senhorias já pararam para pensar porque motivo até à data NUNCA surgiu documento algum provando  I N E Q U I V O C A M E N T E  a fundação de uma Tuna estudantil antes do último quartel do Século XIX?


Resposta fácil para qualquer pessoa cognitivamente normal:


Porque não existem tais documentos. E quando não se sabe do que se fala, mistura-se tudo com tamanha facilidade a ponto de não se perceber o que de facto, se pretende até dizer - que fará pensar o que se diz.


Sim, antes de se estudar a Tuna todos diziam tamanha coisa - precisamente porque ninguém tinha efectivamente estudado a fundo este fenómeno, coisa que apenas acontece de facto nos últimos 15, 20 anos.


Aqui neste blog também o disse em tempos. Mas depois de verificado, estudado, contrastado e apurado de facto, concluí rapidamente que estava errado. E passei a dizer a Verdade sobre os factos e não continuei - por qualquer razão absurda, néscia ou mesmo estúpida - a propagar mentiras sobre o tema.


Este é daqueles temas que não se pode deixar passar em branco chegados a 2021. Não se deixa passar a ninguém, seja tuno, tuna, associação de tunos ou sucedâneos. É um erro monumental dizê-lo, que fará propaga-lo como se fosse uma inteligente afirmação.


Mais afirmo e chegados a este ponto: Quem o diz é burro, mal intencionado ou desinformado. Apenas aceito como lícita a terceira hipótese.


Por isso o replay pela enésima vez - e sempre que forem necessárias, cá estarei para as fazer.




Comentários