A Aventura da Tuna Académica da Escola Politécnica de Lisboa

 



Enquanto alguns se ocupam com anúncios cheios de nada e PDFs de coisa nenhuma, eis que o mundo avança com factos, trabalho e dedicação em prol da causa tuneril.


Desta feita com mais uma obra do Jean-Pierre Silva intitulada "Tuna Académica da Escola Politécnica de Lisboa - Vigência, actividade e protagonistas", em mais uma edição Euedito e com a chancela CoSaGaPe.


Atrevo-me a dizer que será a melhor obra do autor. Este livro é deveras intrigante e por uma conclusão evidente após a sua leitura: 


Foi preciso chegar a 2021 para se ver uma obra biográfica tão diligentemente perfeita sobre uma tuna em concreto, a ponto de se poder afiançar que será muito difícil a uma qualquer tuna com 30 anos, hoje, poder fazer tamanho exercício sobre a sua própria biografia - o que, no mínimo, é revelador de conclusões por demais notórias nas tunas hoje, reféns como são de factos pontuais online descarregados em redes sociais por oposição à devida tutela, arquivamento e manutenção da sua própria história.


Bastaria esta razão para tornar este livro especificamente pela visão biográfica -  ponto de vista que o autor já tinha aflorado com a "Grande Tuna Feminina de Alfredo Mântua" - um must em qualquer biblioteca que se preze sobre o tema. 


Mais uma viagem que nos é deixada superiormente, com altíssima qualidade narrativa e descritiva, fortemente marcada pela vasta documentação deixada, riquíssima em informação de época e relativamente à tuna em causa, além de conter dados extremamente pertinentes para o historiar da tuna estudantil nacional no dealbar do Século XX. 


Documentos internos da tuna, de valor documental inaudito, a referência aos seus corpos sociais e depois, sua extinção, a discrição relativa às idas a Espanha ou ao concurso internacional e musica do Mónaco, entre outros pontos muito interessantes - a referencia ao repertório a cada ano é algo de superior e que nos permite, mais uma vez, atestar que tipo de música se tocava nas tunas, então, tudo isto são trabalhos dentro dos trabalho de pesquisa do autor - que nunca enjeitou todas as formas de pesquisa como ele próprio refere na Introdução.


É um deleite para a mente ler este livro em concreto. No final, fica-se com a noção ligeira de a dado ponto, termos feito parte da Tuna da Politécnica, até, tal a densidade informativa que nos lega esta obra.


Termino como comecei. Perante tempos como estes onde ainda há quem se baste e entretenha com show off recheado de nada, mais um livro - e logo a abrir - e ainda por cima, não é apenas mais um, é antes um daqueles que merece ser lido de ponta a ponta, contributo inestimável para o estudo da tuna estudantil portuguesa em particular - e da tuna estudantil em geral.


Obviamente que recomendo, mesmo aos que sabem umas coisas sobre a tuna. Aos outros dos jogos florais online não recomendo - pois tem mais de dez páginas, é um livro.




Comentários