A Aventura da Verdade









Antes de tudo, dizer que ainda se recupera do fabuloso, enorme Templário de há duas semanas. 
Expectativas cumpridas, reencontros esperados e um grande festival em Tomar!

Agora, ao que me traz cá.



Recentemente alguém, das novas gerações tuneris, questionou-me sobre uma dúvida que tinha, no sentido de aclarar factos, a verdade histórica, e relativamente a algo com 30 anos, mais um, menos um.


Dada a resposta, com as devidas provas documentais, o mesmo agradeceu-me efusivamente a confirmação da informação. Mas o que importa reter, aqui, antes e acima de tudo e qualquer coisa, é a procura da Verdade.


Não deixa de ser deveras "curioso" constatar - que já o tínhamos, aquando do "Tunices", constatado - a bipolaridade latente entre a teimosia fossilizada dos romanticos tuneris Vs o realismo empírico e documentado dos factos. 


O que é, de facto, "curioso" comprovar é que são as gerações de tunos mais novos os primeiros a procurar a Verdade dos factos, a querer saber mais e melhor, da forma mais documentada possivel para, assim, poderem, eventualmente, tecer os seus juízos de valor.


Em oposição total, as gerações mais velhas continuam, qual Sancho Pança em cima de asno, a portarem-se como este último, cavalgando as mentiras e mitos romanticos sem qualquer sentido, verdade ou lógica até, mitos e "barrotes" há já algum tempo desmontados por força documental.


De facto, há que acreditar no Futuro e nos seus protagonistas. Quanto mais não seja porque, pelo menos, estão abertos à Verdade - e por isso, de todo interessados em reproduzir asneiras.


Menos mal. Este Generation Gap eu patrocino, sempre a favor dos mais novos. Não porque o são, mas porque se portam de forma mais sensata, inteligente e lógica.


Já não consigo, sequer, ler e ouvir disparates mitológicos com que a "prachisse" dos 80 e 90 -  ela mesma um enorme embuste que muitos insistem em continuar a papar... - resolveu infectar alguns, então.

Aliás, não consigo ler, ver ou ouvir nada dessa gente porque, até para opinar asneiras, tal dá trabalho, coisa que eles não têm tido ultimamente e que, pelos vistos, apenas a pandemia patrocinou, por manifesto excesso de tempo livre.









Comentários