A Aventura do "Esgoto"...

Há coisas que não são do conhecimento público e ainda bem que não o são, até para a preservação da boa imagem geral do fenómeno Tunante. Mas há outras que deveriam sair do esgoto onde se encontram e saltar para a superficie, até para que todos percebam como as coisas são de facto e como alguns lidam com o novo, com a novidade. Por partes vamos.

Surge uma nova realidade e logo alguns assumem a novidade de forma belicista, atacando-a como se de a Al Qaeda se tratasse, mesmo não a conhecendo de todo. Ao invés de terem a inteligência de procurar saber o que esse "algo" novo entretanto surgido é de facto, dando no limite do bom senso e maturidade, o beneficio da duvida, esperando para ver do que se trata, numa postura de boa vizinhança e companheirismo que tanto apregoam, assumem, ao contrário a atitude parola, jocosa e imbecil de atacar essa realidade que desconhecem de todo e nem querem conhecer, o que é pior. Mais, quando parte de pessoas que supostamente deveriam ter a maturidade própria à sua experiência e natureza de tunos que se dizem ser, fazendo directamente dos esgotos onde estão uma especie de "Jihaad" tunante contra o que é novo. Se conhecessem e aí assumissem essa postura não seria condenável, dando obviamente a cara e assumindo, como os Homens assumem, as coisa que fazem e dizem, aí tudo bem porque troca de opiniões com rosto. Ao invés, mantêm-se como ratos na sua confortável conduta de esgotos, entretendo-se a minar o caminho - julgam.. - e a tentar dificultar a todo o custo o inevitável correr das coisas, não percebendo, pobres de espirito, que quantas mais dificuldades colocam aos outros mais os outros se fortalecem e ganham dimensão, tendo obviamente o efeito oposto ao pretendido, coisa dos livros e dos compêndios.

Como antes disse, se porventura a predisposição fosse outra, procurariam conhecer primeiro para depois, sim, opinar. Mas não, antes de conhecer, já estão a julgar. Não percebendo que esse julgamento a eles não lhes cabe por desconhecimento e mais que isso, não lhes cabe porque a postura que mostram apenas reforça a razão oposta. Ainda há noções tribalistas de 3º mundo nas tunas nacionais que, apenas, enfraquece quem as perfilha e nunca terceiros. Confunde-se opinião com malidicência pura; confunde-se outros caminhos com maus caminhos; confunde-se Tunas com congressos partidários; confunde-se a beira da estrada com a Estrada da Beira. Depois, o que fica é o que se vê. Simples. E eles lá continuarão do fundo do seu esgoto, a pregar desditas gratuitas e ignorantes, por pura maldade e infantilidade, dando até, tiros nos próprios pés. A Gerência agradece como se constata mas era escusado porque quem perde são eles. Como se constata novamente.

Comentários