A Aventura "Cosagapiana"

Fui "desafiado" e entendi responder ao desafio, não em jeito belicista na acepção do termo mas antes em jeito profilático e até educativo.

O Cosagape não é mais que a feliz coincidência no tempo e no lugar, de encontro proporcionado pelos Deuses do "Olimpo Tunante", ao juntar 4 ilustres figuras de grande calibre tunante e direi mesmo Tunólogos (entenda-se esta palavra de forma simpática e não de forma petulante, por favor) mais a minha modesta pessoa com os seus pensamentos ao discorrer de pena carregada de novas tecnologias, as quais "juntou" precisamente este grupo de reflexão e estudo profundo sobre o nosso fenómeno Tunante nacional, contando ainda com a contribuição precisosa e generosa de um ilustre "hermano" do Negro Magistério Castelhano, ele mesmo autor de várias peças e livros sobre a Tuna em sentido lato.

Quis o destino que os tais Deuses do "Olimpo Tunante" nos juntassem neste momento em particular, não por mero capricho ou acaso mas antes por feliz coincidência essencialmente de postura face ao fenómeno Tuna em geral. Não quiseram também certamente os Deuses do "Olimpo Tunante" reunir tão ilustres 4 personalidades mais a minha modesta pessoa para que lhes dessem uma fútil - por desnecessária - hipótese de alimentarem os mesmos o seu Ego Tunante, porque dispensável até e olhando para as personagens que me permitiram a elas associar. Nenhum dos ilustres pensadores deste grupo necessita de auto-promoção pois os seus "curriculums Tvnae" já possuem mais de 100.000 km´s e agora, basta a manutenção normal. Nem sequer é essa uma das causas para esta feliz coincidência de tempo e lugar que juntou em boa hora estas ilustres personagens do Negro Magistério, o percurso de cada bastaria por si só e basta.

Entre ex-Magister´s, actuais Magister´s, todos com percurso reconhecido em pelo menos duas Tunas cada um e também elas prestigiadas Tunas, livros editados, programas de rádio produzidos entre outras "façanhas" e percurso académico irrepreensivel, tem este grupo acima de tudo e antes de mais, pessoas sensatas e altamente experientes. E a sensatez advém da experiência de cada um dos meus ilustres companheiros desta aventura que, em boa hora, se limitaram ao obvio: juntar tudo num mesmíssimo esforço em prol do todo do fenómeno. Sendo certo que é da junção das partes que o todo ganha mais expressão, estamos na presença de algo e no limite, prometedor e que, com esforço e trabalho, elevará ainda mais alto os reais valores Tunantes, numa lógica de respeito pelo passado, compreensão do presente e potenciamento do futuro.

Com origens tunantes dispares, experiencias distintas, modos de ver distintos e pensar logicamente distinto, encontraram todos no potenciar das suas experiências o ponto comum de união, de clara defesa do que realmente interessa, deixando de lado alguns aspectos "saloios" que em nada ajudam ao desenvolvimento sustentado do fenómeno Tunante.

Postos os ingredientes necessários, naturalmente falta o resultado final, no qual trabalham dia após dia todos e cada um dos ilustres "cosagapianos" - o nome resulta da junção de partes de niknames usados na web em conhecidos locais tunantes da mesma - sempre com a postura humilde de procurar conhecimento e de o partilhar da melhor forma possivel a dado momento; De nada serve a informação se a mesma não poder ser disseminada de forma coerente, lúcida e prestigiante para o fenómeno tunante e é esse o objectivo do grupo que os Deuses do "Olimpo Tunante" um dia resolveram juntar.

Que não me interpretem mal, não uso a frase Deuses do "Olimpo Tunante" como se se tratassem os mesmos pensadores de uma nova versão da Arca de Noé tunante ou dos "Messias" que vêm, finalmente, pregar a palavra sagrada do Ser-se Tuno. Nada disso. Apenas e tão só serve este grupo um intereresse maior que qualquer outro: a informação clara, sustentada em estudos, qualificada, desprovida de mitos e erros, correcta e eficazmente ordenada, em prol da comunidade Tunante nacional. nem mais, nem menos. Até porque estes ilustres limitam-se apenas e tão só a reproduzir o que é a Arte Tunante, o que foi a mesma a cada passo e a clarificar, com o seu humilde contributo, muito do que de errado se toma como sendo de "tuna" e que de todo não é, mostrando como, quando e porquê, essencialmente, porquê.

Numa época em que os falsos profetas proliferam no fenómeno, em que se inventam "tradições" de 15 dias e com estas se procura deturpar a realidade, é natural que este grupo seja apontado com desdêm como sendo os "donos da verdade", quando apenas pretende emprestar a verdade aos outros, partilhando-a com todos aqueles que querem estar de forma coerente com a Tradição Tunante.

Concluí-se com propriedade que alguns haverão que, porventura, irão dormir de véspera à porta da livraria quando sair este estudo para os escaparates, não por curiosidade ou vontade de aprender algo que seja mas para poderem discorrer com "propriedade" as suas "explicações dogmáticas" que "sustentam" que a Tuna universitária e académica pode ser só e exclusivamente um grupo de música ou então uma "boys band" que por acaso se traja de Capa e Batina. E é essa esperança que devolve a propriedade e pertinência a este trabalho por completo, mais, o legitima e prestigía até. Descansem os mesmos, não é por causa de ninguém em particular que estamos a trabalhar neste estudo e futuro livro, é por causa...da Tuna Académica e ou Universitária.

Comentários