A Aventura da RTP

É precisamente na data certa do 50º aniversário da Radio Televisão Portuguesa, hoje rebaptizada como Rádio e Televisão de Portugal que lhe rendo uma sincera homenagem neste blog e por um motivo em especial entre tantos outros que se podem enumerar ao longo da sua História de meio século:

Foi e é a RTP a única estação de televisão em Portugal que deu e dá tempo de antena condigno ao fenómeno tunante nacional, levando aos milhões de portugueses de cá e de além mar o que é a nobre Arte de Bem Tunar portuguesa, a alma e o sentir da tradição tunante estudantil. Foi a única estação televisiva até ao dia de hoje a ter um programa exclusivamente dedicado ao fenómeno tunante, através do seu Centro de Produção do Porto - o "Effe-Erre-Yá" - que foi visto durante largos Domingos em Portugal e em todo o mundo pela mão dos canais RTP Internacional e África, atingindo milhões de almas Lusas por todo o planeta. Para lá deste feito histórico único, ainda hoje permite às Tunas nacionais a sua divulgação via televisão através de programas como a "Praça da Alegria" ou o "Portugal no Coração" por exemplo.

Sendo a única a tê-lo feito e a fazê-lo ainda, em sinal aberto para todo o mundo, mal me ficaria se hoje deixasse passar em claro tal aniversário. Afinal, a liberalização da televisão dos anos noventa não trouxe e pelo menos às Tunas, absolutamente nada de novo.

Bem Haja, RTP e parabéns! Porque um Tuno que é Tuno sabe ser grato.

Comentários