A Aventura do "Flag as appropriate"

Já certamente terão reparado os mais atentos na utilização dos videos online de uma mensagem logo abaixo do ecran que nos diz "flagg as inappropriate". Bom, nesta reflexão é o oposto e pretende que se sinalize, se embandeire algo como sendo apropriado.

De facto, ultimamente tem sido de elevada pertinência a observação no meio tunante mais atento da noção de apropriado ao contexto onde as coisas de se desenrolam. Começamos ou melhor, retornamos à noção cada vez mais pertinente - e muito bem a meu ver - do essencial face ao acessório, da preservação dos valores genéricos tunantes em detrimento de apenas uma parte do mesmo e no caso, da musica e sua qualidade em detrimento de todas as outras características inatas e únicas da Tuna em sentido lato. Porque afinal, nunca ficou devidamente provado que bastaria a musica por si só para garantir estar-se na presença de uma Tuna no caso universitária e/ou académica. Até porque se nota com igual propriedade que a musicalidade não é nem nunca foi prejudicada pela presença e defesa dos restantes itens do DNA Tunante, logo, nunca fez sentido quanto a mim a procura obsessiva porque exclusiva de um maior rigor musical pondo com isso em causa ou mesmo abandonando a condição tunante.

Todos sabemos que era e é cada vez mais necessário colocar a "flag as appropriate" aqueles que conseguem sob algum esforço conciliar todas as vertentes em jogo porque sempre foi esse o segredo de uma Tuna que se preze: equilibrar a sempre frágil relação entre qualidade musical e a condição de Tuna universitária e/ou académica, não hipotecando uma pela outra e/ou vice-versa. Casos há manifestamente cabais de que esse dificil equilíbrio acaba por ser até pacificamente possivel, podendo e devendo coabitarem todas essas vertentes.

"Flag as appropriate" será quando se aplicam de facto regulamentos dos eventos competitivos sempre em defesa não só do espectáculo musical mas igualmente da condição de Tuna universitária e/ou académica. Seguramente que no passado recente muitas injustiças ocorreram neste particular onde a musicalidade por si só servia para encapotar faltas graves nos outros itens que designam a Tuna. Começa a ser apropriado ver-se a defesa precisamente do equilibrio entre todas as premissas identificativas de uma Tuna universitária e/ou académica que se preze dessa denominação. Apropriado será cumprir-se com os regulamentos previamente estipulados e divulgados ou então não os cumprindo, sujeitar-se tranquila e pacificamente quem assim não o fez, nada de mais justo direi até.

"Flag as appropriate" será premiar não somente o desempenho musical - quando se estiver num evento competitivo e no caso - mas também e de igual modo, premiar-se quem se comportou e mostrou enquanto Tuna universitária e/ou académica, partindo do pressuposto que um certame de tunas e no caso, é algo mais que uma actuação de palco somente, é algo mais que a qualidade musical que é apresentada a dado momento.

"Flag as apppropriate" será sempre quando é defendida a Tuna universitária e ou académica nas suas premissas mais características, representativas de um colectivo estudantil e não meramente reduzidas - porque é redutor - a um papel meramente debitador de notas musicais que se encontra noutro tipo de grupo qualquer, com ou sem qualidade note-se.

Que se continue, pois, a dar estes sinais claros à navegação - na senda de alguns a que ultimamente assistimos e muito bem - mas pela positiva sempre: "Flag as appropriate" quem se comporta como Tuna universitária e ou académica em qualquer circunstância e também mas não só em cima do palco; está e continuará por provar que ser-se Tuna universitária e ou académica é incompativel com a qualidade musical de uma Tuna, mais afirmo, está é provado precisamente o oposto faz já algum tempo, demasiado para que alguns ainda caiam nessa absoluta falácia que tolda as mentes e desvia assim o fenómeno Tunante para campos "flag as inappropriate".

Começa agora a fazer todo o sentido as palavras proferidas num recente FITU Cidade do Porto pelo Presidente do seu Jurado (pelo menos para alguns assim espero).

Comentários