A Aventura da comunicação tunante pré Web



O surgimento da Internet mudou radicalmente os hábitos de comunicação entre as Tunas e destas para com a sociedade em geral, quer nos conteúdos mas também na forma de estabelecer essa mesma comunicação. Em inícios dos anos 90 proliferavam os cartões ou em espanhol as conhecidas "Tarjetas" de apresentação das Tunas, onde constava o brasão da Tuna, regra geral e principalmente os dados de contacto que se baseavam, então, aos contactos via telefone fixo - o telemóvel ainda era um luxo nesses tempos...

Fica aqui um pequeno exemplo dessa comunicação em diferido, pois os cartões serviam nesses tempos para estabelecer os mais diversos contactos à posteriori, aquando por exemplo, da necessidade de efectuar convites para certames, sendo que muitas vezes a apresentação dos cartões refletia o cuidado ou falta dele que as tunas punham na sua imagem exterior. O cartão nesses tempos fazia basicamente a função que hoje a internet e os sites da tuna detêm e é um pequeno mosaico que aqui mostro da minha vasta colecção pessoal, onde poderemos ver coisas interessantíssimas como tunas que hoje já não existem, tunas que hoje têm outro nome ou ainda um caso onde poderão ver um curioso "incorporation" à frente do nome da tuna.....Outros tempos, onde se fazia em rigor o mesmo que hoje se faz, apenas mudaram os meios e a rapidez do seu alcance - e ainda bem!

Comentários

És mesmo um pré-histórico... lol... :p... (eu tb n posso falar muito... mas... no meu tempo ja havia algumas tunas com site...)

Abraço!
J.Pierre Silva disse…
Belos tempos!
Também tenho uns quantos guardados!
Bem visto.