A Aventura da História Tunante da Academia do Porto


Retrocedamos, pois, ao ano de 1992, em pleno "boom" tunante na Academia do Porto e onde pontificavam já algumas Tunas conhecidas bem como outras que se revelavam, umas porque mais recentes, outras porque se tinham reorganizado entretanto e face às formações mistas que detinham anteriormente. Foi a fase do perfeito delírio tunante, onde a actividade era intensa - com todas as suas virtudes e defeitos - e a rua era mais vivida, mais percorrida, anos de glória da Ribeira do Estudante Universitário.

Por iniciativa de uma paróquia dos arredores do Porto nasce aquele que ficou conhecido como o "Festival de Tunas da Academia do Porto", tendo a sua 1ª edição e seguintes, até à 3ª, sido realizadas no Pavilhão Rosa Mota, congregando de certa forma praticamente todas as tunas da Academia com actividade a cada ano da realização do mesmo, cartaz que desde a 1ª edição se foi alargando sucessivamente. Este evento - com pretensas intenções filantrópicas para com essa paróquia - detêm importância histórica por ser - apesar de "esquecido" nos tempos - o 1º evento tunante que verdaeiramente congregou todas ou grande parte das tunas de então da Academia do Porto e por anos sucessivos, alargando sempre o seu cartaz em função de cada edição, sem qualquer entrave de qualquer espécie que, naqueles tempos, ainda existiam em certos quadrantes mais politizados que misturavam tunas com outras noções que a ela sempre estiveram alheias.

Estive presente nas suas 4 edições iniciais, sendo que o ambiente vivido então era de autêntica festa nas bancadas do Palácio de Cristal, com "claques" a apoiar e a assobiar consoante o andamento do espectáculo e do desfile de cada tuna em palco, num evento que nas primeiras edições lotava por completo o Rosa Mota. Foi um certame que apesar de tudo - e mesmo depois de vir a cair em importância e relevância - conseguiu pela 1º vez na Academia congregar tunas de origens díspares e oriundas de vários sub-sistemas de ensino superior existentes na Academia e por isso, a sua importância histórica. Recentemente a mesma paróquia organizou um certame de tunas que o apelidou de "primeiro" quando na realidade, será seguramente o 7º, mesmo com anos de interrupção.

Fica para a posteridade o cartaz da 1ª edição, uma peça rara actualmente e que comprova ad eternum o acima descrito, importante, como disse, pelo ponto de vista histórico e de inter-relacionamento entre as Tunas da Academia do Porto, para lá de atestar a vitalidade e pioneirismo, então, do fenómeno tunante nesta Academia e face ao conjunto do país tunante.

Comentários

Panamá disse…
O prometido é devido. Cá está o famosos cartaz. Mais uma para a história. jokas