A Aventura da avaliação nos festivais


Este tema é um tema recorrente e adequado ao período estival que vivemos, porque quente na sua abordagem mas ao mesmo tempo, revestido de alguma lógica desde que vista pelo prisma da defesa da Tuna em sentido geral e não só da musicalidade.

Tomemos como exemplo dois de alguns dos "sistemas" existentes na vizinha Espanha para melhor percepção (retirados do site www.Tunos.com), pois tratam-se de "sistemas" que vão perdurando em alguns dos mais conhecidos, reputados e antigos certames de tunas da nossa vizinha nação.

No Certame de tunas mais antigo de Espanha com frequência anual - o de Distrito de Sevilha - pontua-se da seguinte forma:
De 1 a T-1 (sendo T o número de tunas que participam): Á melhor Tuna (1 para a pior, T-1 para a melhor).
Pandeireta, Bandeira, Simpatia, Solista: de 1 a 3 (mesmo criterio que o anterior, salvo que só se pontuam 3 tunas.) Melhor canção de tuna: por consenso do jurado, de mão no ar.
Prémio "Manolo Armijo" à tuna com melhor trajecto nesse ano escolar: Outorga-o a Tuna de Medicina.
Os critérios para avaliar a melhor tuna são tão variados como os jurados (e por tal, tunos). Somam pontos a musicalidade, originalidade na escolha dos temas a interpretar e simpatia. O Jurado é composto por elementos de todas as tunas a concurso que não podem votar na sua própria tuna; não contam as pontuações mais fracas nem as mais altas dadas por cada Tuno que está no Jurado.

No certame de Tunas de Barcelona, elaborado pelos promotores da revista Aventuna e por tal, com o contributo de ilustres Tunos desta cidade e estudiosos do fenómeno:

- SOLISTA: Tem como pontuações ou de 0 e de 5 a 10 pontos.* se não tem solista tem 0 pontos.* Só pelo facto de ter canção de solista já parte de 5 pontos. Logo, em função de como cante sobe de pontuação,mas sempre de 5 a 10 pontos. A ideia será dar como minimo um "suficiente".

- PANDEIRETA: Mesmo critério que o de Solista.* Se caí a pandeireta ou O pandeireta, zero pontos.* Um baile mínimo parte de 5 pontos.

- BANDEIRA: Mesmo criterio que a pandeireta.* Se a bandeira caí ou derruba um micrófone durante o baile, 0 pontos.* Se a bandeira se situa na última fila e seja ondulada um pouco, parte com um mínimo de 5 pontos.

- INSTRUMENTAL: Mesmos criterios.* Se não se interpreta peça musical, 0 pontos.* Se se interpreta parte con um mínimo de 5 pontos.

Existem vários conceitos, depois, que podem ajudar ou prejudicar uma Tuna no somatório total de pontos, como sendo:- Postura em cena: *Valorização sobre vestuário (todos com capa, beca, etc...)* Valorização do tradicional "abanar"- Simpatia: Normalmente ligado a um prémio específico. Se está estipulado pela Organização que existe um prémio, será pontuado como os apartados individuais, ou seja.* Todas as Tunas partem com um 5.

* Se preparam algo cómico, pontuam de 5 a 10, senão ficam com 5. Se não está estipulado este apartado fica arredado o premio postura em cena.

No final, a soma de todos os apartados darão automaticamente o 1º, 2º e 3º prémio, sem entrar em opiniões subjetivas. Este é um sistema de pontuação que premeia a Tuna mais completa. Este sistema de pontuação também implica um trabalho duro por parte dos jurados, pois têm de ir tomando notas ao longo do certame para poder pontuar o mais acertadamente possivel. É um sistema rápido e o único problema que poderá ter será no caso de empate entre duas Tunas (algo pouco provável).

Com estes dois exemplos - Sevilha e Barcelona - temos desde logo a noção clara que cada caso será obviamente um caso e que se revestem todos e cada um de características especificas, logo, o decalque de um qualquer sistema de avaliação existente por si só pode ser um erro de lesa-Tunae desde logo, se não forem observadas lógicas e contextos locais muito específicos.

O que resulta claro é que existem pelo menos no campo teórico e mesmo com diferenças pontuaias, vários utens que são sempre salvaguardados a começar desde logo pela não resignação desde logo e num certame de tunas ao aspecto musical e só a este: Ou seja, são observados varios itens (uns mais aceites comumente e outros mais polémicos ou exagerados, ver acima) que fazem com que haja uma clara distinção entre o que é um certame de tunas e um mero certame de música per sí.

Fica por agora este exemplo com casos concretos e no contexto espanhol - que também é distinto de certame para certame, apesar de assegurar regra geral vários principios tradicionalistas por excelência. Brevemente iremos ao caso português.

Para Vª Superior Reflexão, Srs Organizadores de Festivais.

Post Scritpum: Se reparem na foto acima, encontram um Tuno com umas botas de montar ou similares....

Comentários