A Aventura Socrática


Uma das premissas basilares da instituição Tuna em sentido geral será o seu próprio conhecimento enquanto tal, enquanto tradição estudantil. O princípio Socrático (o da Grécia antiga, não o outro...) que nos diz " conhece-te a ti mesmo e só depois aos outros" é cada vez mais tão fundamental quanto raro.

A Tuna de Direito de Alicante oferece-nos online um trabalho deveras interessante, quer para a própria enquanto instituição, quer enquanto história tunante de facto e sob o princípio acima descrito.É uma visão antropológica desta Tuna que temos patente online como disse antes, embora com alguns anos - provavelmente já desfazada da actualidade - mas que nem por isso se revela inutil, muito pelo oposto.

Não obstante, é este documento interno aberto ao leitor em geral e pela abordagem pouco comum, torna-se o mesmo um documento dos poucos que poderemos afiançar sobre a sua origem, que a net nos fornece com algum rigor, por um lado e um documento inédito face ao costumeiro mainstream tunante, por outro, sempre coloquial, diplomático e algo superficial.

Pela sua densidade e frontalidade, assume este documento o exemplo cabal de uma outra forma de abordar a própria Tuna e, automaticamente, contribuir para o todo geral. Imperdível sob qualquer ponto de vista.

Comentários