A Aventura da “Achologia” Tunante




É a “ciência” do momento, apesar de ser uma ciência tão antiga quanto, provavelmente, a existência do ser humano. A “Achologia” é de facto, a “ciência” que vale, com mais força empírica e até, pasme-se, perfeitamente inatacável, segundo alguns iluminados. A “Achologia” chegou também às Tunas nacionais e com a mesma força que o Professor Karamba tem para as amarrações e curas milagrosas. A “Achologia” assim, caminha a passos largos para o estatuto de ciência efectiva….

A “Achologia” seria muito bonita se de facto, assim fossem as coisas, ou seja, como a gente acha que elas devem ser. Mas não. Lamentavelmente e no plano tunante também, a “Achologia” é um crime que deveria ser punido com umas valentes tesouradas e no mínimo àquele que acha que isto não é assim e é então assado, regra geral, o assado que ele defende, obviamente. E depois cá estão os sensatos do costume a dizer “que lindo assado, hein?? Com que então, achas que batina branca é que é, não é??? Lindo!!!!!!!!”

Isto até teria alguma piada sob vários pontos de vista até, desde o lúdico ao cómico, por exemplo. Mas tratando-se de Estudantes e ainda por cima, Universitários, a “Achologia” não tem qualquer tipo de piada e mais, envergonha qualquer um que pelo Ensino Superior passe ou tenha passado. A “Achologia” tunante então é uma coisa por demais e todos (??) sabemos que a ignorância é audaz e a sapiência é cautelosa. A “Achologia” tunante é um case study digno de registo para as mais brilhantes mentes Académicas, atrevo-me a dizê-lo. A “Achologia” tunante tem, contudo, uma grande virtude, a de deixar à mostra e de forma bem clara quem é de facto ignorante, não porque não possa ser outra coisa mas porque não quer deixar de ser ignorante e pior, por puro egoísmo ou preguiça. A “Achologia” tunante é o combustível da “bacorada” e do atentado puro e duro. A “Achologia” está para a Tuna como a Euskal Ta Askatasuna - ETA, para os desatentos - está para a paz: não dá, incompatível, impossível, fora de questão.

Os “Grandes Mestres” da “Achologia” Tunante estão identificados e regra geral, são obviamente os vendedores de banha da cobra, emitindo mentiras atrás de mentiras, falsas tradições, invenções com meia hora e uns minutos de prime time televisivo para vender um produto invendável a qualquer pessoa minimamente letrada e esclarecida. São as Alcinas Lameiras tunantes que mais praticam a “Achologia” tunante, sentadinhos num banco de pernas bem juntas, de perfil e quando a camera começa a filmar eis que se escuta “Não negue à partida uma nova “tradição” que desconhece!!!!!!!!”

A “Achologia” Tunante é um cancro. E um cancro deve ser atacado até à sua morte, não há aqui lugar a dúbias interpretações.
Numa tradição Secular como a Tunante, quando se aborda a mesma sob o ponto de vista precisamente de uma Tradição, esta nunca é alvo de “Achologia”: Ou se pratica a Tradição ou não se a pratica, não há lugar para a “ Achologia” na Tradição Tunante. Quem diz e disser o oposto é obviamente mais um Mestre Kilomba das Tunas.

Sugiro um Festival de Tunas só para estes em Vilar de Perdizes com um Júri composto pela supracitada Alcina Lameiras, Professor Karamba, Mestre Kilomba, Maya e o inevitável Alexandrino a presidir, obviamente. E já tem teaser publicitário e tudo: Um festival do Outro Mundo! Não acham?

Comentários