A Aventura da Estética Tunante



É deveras interessante este cartaz acima, que nos mostra pela mão do pintor Bardasano - um dos mais ilustres Repúblicanos em tempos de Guerra Civil Espanhola -um cartaz datado de 1937 sobre uma semana internacional dos estudantes e que se celebrou em Madrid, Valência e Barcelona, com textos em Francês, curiosamente.

Repare-se desde logo no traje que é retratado aqui e na evolução que o mesmo teve ao longo da 2ª metade do Século XX, para lá do claro aproveitamento politico que o estudantes espanhol e logo, o Tuno, sofreu na querela civil espanhola. Já falei aqui noutra aventura sobre a Tuna espanhola sob a égide da Falange de Franco e do seu S.E.U. - Sindicato Espanhol Universitário, que também ele procurou através da graça estudantil e das características inatas do Tuno potenciar politicamente um regime politico e no caso.

Fica a curiosidade para ser apreciada e pensada. Mesmo em Espanha o traje de Tuno que hoje vemos não é certamente igual ao que era usado em meados de 1950 por exemplo, denotando em evolução no tempo cingida aos mais nobres parâmetros tradicionais. Para reflexão Superior.

Comentários